BitCoin - CryptoCurrency

Status
Fechado a novas mensagens.
Blockfolio (app) e cryptocompare (web)

No blockfolio como fazes para registar que compraste uma moeda com outra? por exemplo eu comprei monero com bitcoins, ele o que fez foi somar os dois valores, ou seja os bitcoins que tinha mais o monero que comprei e passar para euros, sem subtrair os bitcoins que gastei com a compra do monero.
 
Última edição:
No blockfolio como fazes para registar que compraste uma moeda com outra? por exemplo eu comprei monero com bitcoins, ele o que fez foi somar os dois valores, ou seja os bitcoins que tinha mais o monero que comprei e passar para euros, sem subtrair os bitcoins que gastei com a compra do monero.

Pois isso já não sei fazer, só explorando a app colega mas se entretanto encontrar aviso
 
Que site usaste para fazer o depósito? É para andar a trocar entre moedas?

Uso o kraken que foi o mais fácil que achei de usar. Meti 50€ e comprei só bitcoins depois troco lá com outras moedas, vendo os bitcoincash por bitcoin e depois compro Monero com os bitcoin (acho que não consigo trocar diretamente)
 
Estou a ver que o novo tópico terá de ter prints de sistemas de homebanking "pré-preenchidos" para ajudar a malta. Tenho de ver os prints que há para trás...
 
Como devo fazer para escolher um exchange? Devo ter em consideração as cryptocoins que vou transacionar ou por exemplo se é um exchange "Euro" para não pagar transferências de fiat?
 
Como devo fazer para escolher um exchange? Devo ter em consideração as cryptocoins que vou transacionar ou por exemplo se é um exchange "Euro" para não pagar transferências de fiat?

Isso, a facilidade em te veres verificado para poder fazer depósitos e levantamentos, e o volume dos mercados que queres usar.
 
Boas malta, aproveito para dizer que não consigo verificar a minha conta do Banco ctt no coinbase por causa do swift code/bic. Já mandei mail para lá, já vão mais de 2semanas e até agora nada. No Gdax, ao abrir a conta, ou seja entrar com a coinbase, meti a conta do tipo "business" e não consigo mudar agora. Alguém tem alguma ideia de como resolver?
 
Devagarinho vai indo... @Heijafost3 estou a deixar um bocado a parte dos exchanges para ti, que pouco percebo disso :P Ou de quem quiser contribuir, claro.

Depois disto se calhar convém fazer-se um post para utilizadores já mais familiares com Bitcoin.

1. O que são Moedas Digitais?

São moedas virtuais onde não há uma entidade central a controlar a sua emissão e circulação. Por norma estas permitem transferências digitais instantâneas e fiáveis para qualquer ponto do mundo, através da sua rede peer-to-peer, sendo possível fazer transacções a custo reduzido ou, eventualmente, a custo zero.

1.1 O que é Bitcoin?


O Bitcoin foi a primeira moeda digital a ser amplamente usada. Está limitado a 21 milhões de unidades, sendo estas subdivisíveis até 0.00000001 (esta subdivisão mínima é normalmente designada por "satoshi").

As transacções dentro do Bitcoin são feitas através de endereços (um conjunto de letras e números, exemplo: 17RTTUAiiPqUTKtEggJPec8RxLMi2n9EZ9 ou 38ccq12hPFoiSksxUdr6SQ5VosyjY7s9AU). Pode-se pensar nesses endereços como uma espécie de NIB/IBAN: são uma "referência" que têm como destino alguém ou uma certa conta. Não havendo uma autoridade central, a rede Bitcoin faz uso de algo denominado por Blockchain para "registar" estas transacções e saber o saldo de cada endereço. Esta Blockchain é de consulta publica e partilhada por todos os clientes da rede. É o "livro de contas" da rede.

A distribuição das moedas é feita através de um processo de proof of work. Muito resumidamente, de momento há um bloco de 12.5 BTC a ser emitido na rede aproximadamente a cada 10 minutos, mas cada um destes blocos "esconde-se" atrás de uma solução matemática. Para que este bloco seja emitido, é necessário haver computadores (normalmente designados por "miners") na rede a calcular esta solução com sucesso.
Imaginem isto como uma lotaria: a rede distribui "rifas" para esta "lotaria" durante 10 minutos, no final dos quais um dos utilizadores da rede que está activamente a procura destas "rifas" descobre a vencedora e arrecada a recompensa de 12.5 BTC pelo seu trabalho.

Estes blocos, além de emitirem a moeda, guardam também as transacções da rede. A continuidade destes blocos é o que garante, portanto, tanto a emissão da moeda como a segurança das transacções, pois são estes que as contém (quantos mais blocos, mais segura a transacção). Cada bloco pode conter até 1MB de transacções.

O Bitcoin não é anónimo, tal como alguns indicam pela internet fora, mas sim pseudo-anónimo. Tal como foi dito, a Blockchain é pública, pelo que qualquer pessoa pode monitorizar as transacções a passar na rede e também o saldo de cada endereço. Porém, não poderá associa-lo a alguém a não ser que o dono desse endereço deseje ser conhecido.

1.1.1 Ok, porreiro, mas o que é que eu ganho com usar Bitcoin?

Privacidade, independência financeira, menor necessidade de depender do sistema bancário, rapidez e conforto. Eventualmente poupar uns trocos, também.

1.1.2 Tantas vantagens? Então isso tem de ter alguma desvantagem...

Sim, tem. Dependendo do estado e congestionamento da rede, poderá não ser possível fazer transacções de forma gratuita. Além disso, o Bitcoin encontra-se de momento em fase de transição para novas tecnologias que irão permitir aumentar a quantidade de transacções na rede. Enquanto estes "updates" não estiverem concluídos, a rede terá alturas de sobrecarga dada a quantidade de gente que se tem vindo a juntar ao ecossistema...

1.1.3 Congestão? Sobrecarga? Isso quer dizer o quê mesmo?

Como dito atrás, cada bloco tem 1MB. As transacções por norma ocupam muito pouco, porém 1MB está a deixar de ser suficiente para a quantidade de utilizadores que há. Quando esse 1MB é ocupado antes da emissão de um bloco, as transacções que vêm a seguir poderão ter de ficar só para o bloco seguinte. Isso poderá atrasar o pagamento em algumas lojas ou serviços.

1.1.4 O Banco de Portugal aconselhou contra o uso de Bitcoin e similares! E agora?

Alguma vez a Adidas iria aconselhar os clientes a comprar Nike? Não me parece :) As moedas virtuais são a concorrência dos bancos. Estes dependem do nosso dinheiro e se fugirmos deles, eles deixam de ter negócio. A mensagem do Banco de Portugal foi também no sentido de alertar que Bitcoin não é o PayPal. Se por acaso fizerem uma compra a um vendedor e ele vos enganar não podem simplesmente pedir ao "processador de pagamento" para reverter a transacção. Terão de usar um escrow ou fazer transacções comerciais cara a cara, ou com alguém que provou ser de confiança vezes repetidas. É como ir ao eBay, e tentar adquirir bens apenas a vendedores confiáveis.

1.1.5 Sendo assim, que tem a UE a dizer sobre isto?

A UE não tem sido hostil a esta nova tecnologia, tendo até dito que não há imposto sobre Bitcoin: https://curia.europa.eu/jcms/upload/docs/application/pdf/2015-10/cp150128en.pdf

1.1.6 Ouvi dizer que posso ficar rico com Bitcoin e que o valor sobe sempre! É assim?

Eventualmente pode-se ficar rico, mas a história não é assim tão cor de rosa :) O preço vai subindo e descendo, conforme o mercado. Porém a história do Bitcoin diz-nos que quem entrou e não desistiu acabou sempre por lucrar.
Muita gente veio também cá ter por lhe terem prometido riqueza, e ficaram pelas possibilidades que o Bitcoin lhes deu e pela independência monetária que ganharam.

1.2 Quero usar Bitcoin! O que preciso de fazer agora?

Tal como indicado no início, para usar Bitcoin é preciso um endereço. Os melhores sitio para guardar e gerar endereços são as carteiras Bitcoin.

Antes de partirmos para a instalação de uma carteira, há que ter em consideração alguns aspectos importantes:
  • Os endereços Bitcoin são praticamente ilimitados. Cria um por cada pagamento que desejes receber e cria quantos quiseres. Isto aumenta a tua privacidade.
  • Qualquer uma das carteiras mais usadas é segura. Mas a segurança dos teus Bitcoins depende do quão à vontade estás com o teu software de eleição.
  • Faz sempre backups regulares das tuas carteiras e verifica se os mesmos estão em condições de poderem ser usados caso necessário.
Precisas também de saber mais ou menos como funcionam estes endereços. Muito sucintamente, cada endereço tem por trás uma chave privada, que não deve ser partilhada, e que permite o controlo dos Bitcoins contidos nesse endereço (exemplo de chave privada:
5Kb8kLf9zgWQnogidDA76MzPL6TsZZY36hWXMssSzNydYXYB9KF - não a usem!). O endereço permite-vos receber Bitcoin, e a chave privada do mesmo permite-vos gasta-los. Esta chave está por norma protegida com um PIN ou password. Uma carteira com um bom GUI torna isto tudo transparente, por isso vamos ao que interessa...

1.2.1 Carteiras

Há várias carteiras Bitcoin. Umas são simples, outras estão carregadas de funções, mas nenhuma é melhor que a outra. A "melhor" carteira é a que se adapta as tuas necessidades e aquela com a qual te sentes mais a vontade. As carteiras mais indicadas para iniciantes e as com versão mobile estarão assinaladas de forma distinta.

Algumas carteiras têm uma forma diferente de gerar endereços que facilita os backups: através de uma seed/passphrase (BIP32 ou Deterministic serão outros termos que verão associados a estas carteiras). Isto é, muito resumidamente, uma frase com X palavras a partir da qual irão ser gerados todos os vossos endereços e que é suficiente para recuperar a vossa carteira em caso de problemas no software. Muito pratico para fazer backups! Usar uma carteira criada com uma seed é considerado uma boa pratica de segurança.

Usa uma carteira qualquer. Não deixes os teus Bitcoins depositados em sites/web wallets.

1.2.1.1 Bitcoin Core

É a carteira de referência do Bitcoin, é o software que acompanha a rede desde o início. Faz todas as funções básicas necessárias para usar a rede e tem funcionalidades suficientes para agradar a utilizadores novos e avançados. Permite gerar endereços, receber/efectuar pagamentos, tem um GUI bastante amigável e um assistente de taxas de rede, que selecciona uma taxa correcta para o envio de Bitcoin. Permite usar uma seed, mas não facilita este procedimento.
Tem como desvantagens requerer descarregar toda a Blockchain... E isso de momento são mais de 100GB.
Resumindo, esta carteira é excelente, mas pouco prática.
Pode ser descarregada aqui.

1.2.1.2 Electrum [boa para iniciantes!] [versão mobile p/ Android]

Carteira com um GUI simples, mas que exige alguma atenção na configuração inicial. Permite uma multiplicidade de configurações bastante ampla que abrange grande parte dos use cases e até configuração com Hardware Wallets (mais sobre elas para a frente). Dispensa descarregar a blockchain (é por isso denominada como "light wallet"), pelo que após 5 minutos de instalação e configuração, está pronta para entrar em acção. É uma carteira que suporta as seed ou passphrase que referi mais acima.
Em suma, carteira muito prática, mas poderá eventualmente ter uma menor privacidade, pois tem de recorrer a um servidor central para fazer scan à blockchain e apresentar o saldo dos endereços.
Pode ser descarregada aqui. Versão Android.

1.2.1.3 Armory

O verdadeiro tanque de guerra. A derradeira carteira com todas as funcionalidades e mais algumas para o utilizador avançado. Requer algum domínio e conhecimento de Bitcoin e carteiras. Quem já tiver esse domínio, a curva de aprendizagem da carteira não é grande. Requer o Bitcoin Core instalado também e sim, a famosa Blockchain de 100+GB.
Carteira pouco prática, mas com funcionalidades fenomenais e indispensáveis a quem tem conhecimento e/ou muitos Bitcoins.
Pode ser descarregada aqui.

1.2.1.4 Mycelium [boa para iniciantes!] [exclusivo mobile p/ Android]

Carteira pratica, com um GUI amigável. Utilização muito straight forward, permite carteiras a partir de uma seed e tem até uma comunidade interna de venda/compra de Bitcoin (última vez que vi, não era propriamente usada por cá).
Pode ser descarregada aqui.

1.2.1.5 breadwallet [excelente para iniciantes!] [exclusivo mobile p/ Android e iOS]

Esta wallet pretende levar Bitcoin ao máximo de pessoas da forma mais simples possível. Configuração inicial rápida e fácil. Só funciona através de seed, o setup inicial indica-vos de imediato a necessidade de fazer backup da mesma. Excelente a guiar utilizadores novatos e GUI super simplista. Possibilidade de adquirir Bitcoin directo via app em beta.
Em suma, possivelmente a melhor carteira mobile para iniciantes. Combina bem segurança e facilidade de uso.
Pode ser descarregada aqui: Android, iOS


Há outras carteiras, porém estas são as principais. Podem consultar outras aqui.

1.3 Ok, tenho tudo pronto, agora como compro Bitcoin?

Há várias formas de adquirir Bitcoin, sendo as mais usadas os exchanges (casas de câmbio que trocam outras moedas, como euro ou dólar). É também possível adquirir Bitcoin através de vendedores particulares (cara a cara, ou não) e através de caixas automáticas, como uma vulgar caixa de multibanco, mas adaptada para Bitcoin. Os exchanges têm a vantagem de permitirem adquirir Bitcoin com taxas reduzidas, mas pecam pela perda de privacidade (todos eles exigem dados sobre o utilizador, uns mais, outros menos). Adquirir via particulares ou "ATM" Bitcoin é por norma mais caro, mas também fornece maior privacidade.
Nota: alguns exchanges referem-se a BTC como XBT

Alguns dos exchanges mais usados e com maior volume:

Kraken
Bitfinex
Bitstamp

Caso pretendam adquirir a particulares deverão usar o LocalBitcoins

Caso pretendam adquirir via uma ATM de Bitcoins, poderão faze-lo no único equipamento deste género disponível em Portugal. Segue a localização:
Ourinvest - Rua 5 de Outubro, nº31, 9000-079 - Funchal
Coordenadas aproximadas: 32.648593, -16.906428
Mais info aqui.

Caso desejem negociar entre altcoins:

Poloniex
Bittrex

1.3.1 Está caro! Onde posso ver quando o preço baixa?

Qualquer exchange permite-vos de uma forma ou outra ver o preço, mas há alguns sites de referência por onde podem seguir as movimentações:

Bitcoinity - site onde dá para seguir os movimentos de mercado do Bitcoin em diversos exchanges e em diversos pares Bitcoin - fiat. Altamente configurável, com opções de alerta de preço.

Bitcoin Wisdom - site com vários quadros para Bitcoin e altcoins, e para diversos exchanges. tem ferramentas básicas de Technical Analysis para quem desejar.

Cryptowat.ch - Site muito completo, com diversos quadros para vários mercados Bitcoin e altcoin. Tem várias ferramentas para Technical Analysis. Este site foi recentemente adquirido pelo exchange Kraken e este tem agora também uma interface de trading baseada no cryptowat.ch para os pares que tem disponíveis, podem aceder a isso aqui.

2.1 Decidi espalhar-me por várias altcoins e está a ficar difícil organizar o meu portfolio...

A app Blockfolio ajuda nessa questão. Há versão Android e iOS disponível.

2.2 Onde posso ver que moedas novas há?

O melhor sítio para isso será a secção de anúncio de novas moedas no Bitcointalk

3. Consigo fazer X, onde posso procurar trabalho pago em moedas virtuais?

Se tens alguma capacidade que consideras útil e que podes usar para ganhar algumas moedas, podes procurar trabalho ou por-te à disponibilidade nos seguintes locais:

Reddit Jobs4Bitcoin
Secção de Serviços do Bitcointalk
XBTFreelancer
Coinality


Nota final: os endereços de exemplo usados no início do post são endereços de doação para o fórum Bitcointalk e para o Sean's Outpost (instituição de caridade), respectivamente. As chaves usadas no 1.2 são tiradas do Bitcoin Wiki.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo