Xbox Bizarre e as limitações do DVD

xgam3r

Power Member
Bizarre e as limitações do DVD

A mais improvável das produtoras ofereceu à Sony novas armas de arremesso no que toca à importância crescente da capacidade de armazenamento dos discos Blu-ray. E foi uma oferta de mão beijada... chuuuuuuuack!!!

Como é do conhecimento geral, responsáveis da gigante nipónica não se cansam de referir que para se tirar total partido da geração HD de consolas é necessário dar-se uso a discos com alta capacidade de armazenamento.

Ora bem, a Bizarre, aliada de longa data da Microsoft, parece ter vindo dar razão aos argumentos tantas vezes utilizados pela Sony.

Segundo a Computer and Video Games, um porta-voz da Bizarre admitiu que tiveram de ser feitas concessões em Project Gotham Racing 4, concessões essas causadas pela capacidade dos DVD.

“Não veremos diferentes períodos do dia nas cidades presentes, isto porque seria necessária a criação de diferentes texturas (uma para o dia e outra para a noite). Apesar de não ser problemático para a nossa equipa de desenvolvimento, seria complicado encaixar todos esses dados num único DVD.”

Basicamente, lavam as mãos no caso de surgirem comparações com GT 5, no qual não faltarão vários períodos do dia por cada pista presente.

É um autêntico: “A culpa não é nossa, que até somos bons a desenvolver jogos! A culpa é do DVD!!!!”

Com amigos assim, quem é que precisa de inimigos...

Fonte: Gameover
Autor:luxx
 
Provavelmente estou a ser muuuito ignorante, mas para simular um ciclo dia/noite é preciso dois sets de texturas?! Mas não é através da luz e respectivos efeitos?
 
Limitaram-se a ser honestos, realisticamente nunca nenhuma editora a trabalhar na X360 disse que dizia que não a mais espaço, ou achas que os senhores do Blue Dragon (Mistwalker) cujo jogo foi publicado pela Microsoft Game Studios e é o que se pode considerar Second Party, lançaram o jogo em 3 DVD's por fetiche, já que cabia num? Tanto precisaram de mais espaço que usaram mais DVD's.

DVD tem limitações, já sabemos, mas isso não está a impedir o line-up actual de trucidar o da PS3 com os seus Blurays, e em preço também.

Na altura do CD a Psone para jogos como Final Fantasy 7, 8, 9 tinha chamado a um DVD um figo; mas isso iria, pelas razões óbvias, prejudicar o preço do equipamento.

Quanto à noticia... Muiiiiito parcial e em tom de quem aproveita para vender o GT5, "lavam as mãos no caso de surgirem comparações com GT 5" eles não disseram isso, até porque, realisticamente... Quem é que compara o PGR ao GT? São jogos bem distintos.

A ver se disseram o mesmo quando o Forza tem colisões e o GT5 não "lavam as mãos com a desculpa que as marcas dos carros não querem no caso de surgirem comparações com o Forza" (que aqui sim seria legitima pois são jogos concorrentes) estou para ver a resposta e polémica que não se iria gerar à volta de uma linha tão parcial.
 
Por mim é na boa: o Blu Ray e a PS3 que fiquem com o espaço extra, que eu e a minha Xbox 360 ficamos com os jogos excelentes que já existem e com os que vão sair este ano (venham eles só num DVD ou em 30, quero lá saber).

:002:
 
Na altura do CD a Psone para jogos como Final Fantasy 7, 8, 9 tinha chamado a um DVD um figo; mas isso iria, pelas razões óbvias, prejudicar o preço do equipamento.

Neste caso especifico ( a meu ver ) é um "nivel" com muitas texturas e não vários "nivés" e muitas texturas.
 
Neste caso especifico ( a meu ver ) é um "nivel" com muitas texturas e não vários "nivés" e muitas texturas.
No caso da PSone era mesmo a quantidade abusiva de FMV's, se os tirares qualquer um dos FF's cabe num CD.

Ponto assente é que ninguém diz não a mais espaço, (assim como ninguém diz não a mais potencia) nem que seja para fazer o mesmo com menos esforço... mas quando não há... dá-se a volta.
 
Pera acho que não percebeste o que quiz dizer.

É do estilo -> Estar a fazer loading e ter de trocar cds...
 
Última edição:
Pera acho que não percebeste o que quiz dizer.

E do estilo -> Estar a fazer loading e ter de trocar cds...

Qual é o mal vais no single player chegas a uma certa parte do jogo mudas de DVD qual é o problema disso, não vais estar sempre a mudar de DVD como é logico tu chegas a uma certa parte do jogo e mudas não existe problema nenhum visto que já não vais voltar atrás ou então no caso do PGR podem sempre fazer do estilo o modo career fica num DVD o modo arcade e multiplayer fica noutro algo dentro deste estilo é mais trabalho? Sim, ter menos espaço dá dores de cabeça aos criadores? Sim é um problema que não se pode passar? Não.
 
PGR4 developer constrained by DVD

Responding to comments from PGR4's developer indicating that the team had problems fitting the data on a single DVD, Sony says that its Blu-Ray investment is justified.

"We took a lot of heat at launch for including Blu-Ray in PS3. Now it looks like that investment is being justified," said SCEA spokesman Dave Karraker, speaking to GamesIndustry.biz.

"Next generation games simply need more space on the disc to contain all that high definition content. Take a look at Lair, for example, already pushing 25GB of content, and that is a first-generation title. At 50GB storage capacity, Blu-Ray gives the PS3 plenty of headroom for developers to fully realize their visions well into the future."

Bizarre Creations, the developer of PGR4, recently announced on its forums that players would not see different times of day in each racing location, not because it was a problem for the development team, but because it was a problem to fit the texture data on a single DVD.

In order to work around the issue, Bizarre provides different lighting models for each city.

Blu-Ray investment justified, says Sony

Aí está...n demoraram mt tempo, pois n ? :-D
 
Pera acho que não percebeste o que quiz dizer.

É do estilo -> Estar a fazer loading e ter de trocar cds...
Sim, mas de facto não era esse o problema nos FF's, seria num GT da PSone/PS2 com 2 CD's, dito isto a maior parte das X360 tem disco, pelo que podiam implementar isso, se a limitação é de facto essa, via install do segundo DVD no disco.

Agora e sinceramente... se a lightning fosse todo real-time nem estávamos a falar desta questão, que até implica se o tempo passa em tempo real na pista estar a mudar de texturas/aplicar texturas a meio da pista se se der a tal mudança, a abordagem referida para mim é simplesmente uma má abordagem.
 
GT2 fez isso e ninguém morreu mas hoje em dia...

mas hoje em dia ninguem lhe tira o mérito de um grande jogo de carros... mesmo com 2 cds...


podem muito bem fazer isto... se o jogo for bom, ninguem se importa se tem 1dvd ou 5... e então sendo um exclusivo xbox360.. os possuidores da consola vão mesmo ficar importados...
 
Um RPG em varios DVDs é viavel... um jogo de carros já não é , pois não vais estar a mudar de dvd entre a pista x e a pista Y. Tipo estavas a jogar online e tinhas de mudar de dvd consoante a pista ....irrialista.
Quanto a noticia em si não a comento, pois acho que esse assunto não tem ainda muito relevancia...o PGR4 vai ser um grande jogo a mesma.
 
Se calhar era possível usar 2 DVD's ou arranjar melhor forma de comprimir os dados... mas a Bizarre é um developer competente por isso estranho não terem arranjado um workaround.

E é algo estranho fazerem estes comentários visto que podem potencialmente prejudicar as vendas do jogo ou a relação com a MS.

Anyway é esperar para ver o que dizem outros developers... pensava que jogos como o Oblivion e Fallout 3 iriam ser os mais problemáticos.
 
Um sticker com "HDD required" e temos a situação resolvida. Não me venham com a conversa que as cores não têm disco e que os jogos têm que dar em todas as consolas X360, pois pelo que sei o FM2006 saiu com o requesito de a consola ter disco.
 
E já agora cada condição atmosférica num DVD diferente.

Parece que já estou a ver a conduzir com sol e de repente a mensagem: "It will start raining soon, please insert DVD Nº4 entitled Rain" :-D
 
Back
Topo