Black Isle = dead

Korben_Dallas

Zwame Advisor
Black Isle Studios' Designer Damien "Puuk" Foletto made a post on the official Interplay Entertainment Forums that indicates that Black Isle Studios (lead designer J.E. Sawyer resigned just last month) is now shut down (thanks BluesNews):

"Today was my last day at the (former) BIS, as it was for my whole team. I just wanted to say farewell to the best fans in the industry, and thanks for all the great feedback and support. I don't know where I'll end up, but know that we were all avid gamers and wanted to make the PC games that not only we wanted to play, but also the fans. But this isn't goodbye. Puuk will still flow through various boards (even this one, but without the BIS logo), and I still look forward to shooting ideas back and forth with my fellow gamers.

All of you take care and have a great holiday."

Update: Blue's News also has got word from former Black Isle employee John Deiley that "Black Isle Studios is no more. In yet another sweeping layoff of employees, Interplay has officially let go the last of it's Black Isle employees (save two that I know of) and dissolved the division. Also, the non-announced title that the division was working on, Fallout 3, has been "shelved" to quote management." Another confirmation can be found at Gamespot.
 
Mais uma........isto começa a ser o dia a dia.
Quando um jogo é bom, mas o publico alvo é uma minoria...........Deviam ter lançado um FPS :rolleyes:

Acho que caminhamos para um futuro em que existirão uma meia duzia de Editoras "Blockbuster" e o resto à volta só empresas "amadoras".
 
Se o pessoal se continuar a guiar pelo Marketing o que vende é o Enter the Matrix, Terminator 3...

Quem é q agora vai comprar os direitos do Baldurs Gate e do Fallout?
 
Acho que o problema não é esse ( pelo menos directamente ).
No tempo do spectrum tb toda a gente comprava/gravava cassetes e havia editoras às centenas.
O grande problema é os custos de produção de um jogo, que qq dia ultrapassam a dos filmes. Como é que uma pequena editora pode pagar a equipas de dezenas de pessoas, equipamento xpto, etc etc, com jogos para elites?
E os jogos da Black Isle são bons, por isso tb não devem ter sido baratos de fazer.
 
Originally posted by Nemesis11

E os jogos da Black Isle são bons, por isso tb não devem ter sido baratos de fazer.

eram...

Isso é discutivel.

O CM tem um custo de produção baixo... e uma margem de lucro grande.

Jogos em 3D com artistas de renome... normal que a produção seja cara.

Apostem em jovens...

é um tema complicado.
 
Podem muitas vezes ser problemas de gestão ou simplesmente más decisões... mas inevitavelmente se os jogos não vendem o suficiente a empresa sofre com isso.

Espero que a industria não fique entregue à EA e afins...

Anyway temos exemplos de developers com a Blizzard e a Rockstar...
 
ID Software... Raven...
Mas para alem disso, que mais ha?
Parece que metade das boas companhias ja foram, ou estao se a ir...
Mythos (XCOM, pra kem nao se lembra...), Valve (va la... tanto descarrilamento e atraso... desiludiram me bue), WestWood studios (Dune2 e C&C... good old days), e tantas mais...

sao cada vez menos as boas companhias... agora so se ve jogos tipo Enter The Matrix, Hulk, Spiderman e m*rd*s do genero... eh so marketing!
 
Realmente é triste. Esperemos que, tal como na industria da musica, haja sempre companhias independentes.
(Fazer um jogo bom pode nem custar assim tanto. Para mim, os melhores jogos até já foram feitos :P Era 1990-1995)

A maxis, uma das minhas favoritas, continua viva! (Graças aos sims :\)
 
Por acaso qd vi a PUB do jogo do Terminator 3 cá em LX (em todo o lado!) até pensei "ena pah estamos a evoluir agora já há pub aos games".

Depois de ver as reviews e ver que o jogo está no top de vendas deu-me cá um vómito...

Só de pensar que este T3 vai de certeza vender mais que um Serious Sam... :puke:
 
O que??? O terminator 3 está no top de vendas??? :puke:

Ainda só o vi, não joguei, mas pelo que vi :puke:.

Acho que o futuro para os "pequenos" é algo do género do Live for speed. Formar uma pequena comunidade que os suporte naquilo que fazem.

O Futuro é Sony/MS com as "EA" deste mundo a venderem milhões. Se reparamos no Cinema, para aí 4 ou 5 companhias têm para aí 80% de audiencias. Na musica é a mesma coisa ( sony, Bmg, etc ).
 
Originally posted by SKATAN
agradeçam ao peer 2 peer

Estas errado.
O P2P não tem culpa...

Se sacas um jogo e gostas tens o dever moral de comprar - até para garantir que ele continue vivo.

Agora se não estas muito preocupado com isso... tb não é agora que ficas chateado com as falencias de uma software house.

O P2P é culpado de tudo.
Mas pelo que entendo os programas não sacam sozinhos.

It's not the guns that kill...
 
Bem isto é assunto sempre dificil, pq há imensos pontos de vista.

A questão é, se as pessoas não sacassem, iam comprar o jogo?
Se as pessoas não copiassem o windows, a MS seria lider "toda poderosa" do mercado?
E o dinheiro que a Sony, etc ganham com cd's virgens?
As cassetes mataram a industria musical?
E o mp3?


Alguem viu um documentario qq na sic noticias sobre uma banda nos USA, que basicamente deixam fazer tudo o que os fans querem? Até arranjam lugares proprios para tu filmares o concerto......copiar musica, concertos à borla ( alguns ), etc.
Pelo que percebi, mesmo assim, estão podres de ricos ( 50 milhões de dolares, ou qq coisa do genero ).

Just my 2 cents.
 
Originally posted by estigma
eram...

Isso é discutivel.

O CM tem um custo de produção baixo... e uma margem de lucro grande.

Jogos em 3D com artistas de renome... normal que a produção seja cara.

Apostem em jovens...

é um tema complicado.

Duvido que tenha um custo baixo devido ao exorbitante custo das licenças.

Mas também não me quero alargar muito acerca do CM até porque penso que a qualidade dos programadores da SIGAMES não será assim tão boa. Basta ver os recursos que o jogo papa. Ok, são muitos dados, mas já vi igual ou maior extensão de dados a ser tratada com mais rapidez e penso que a SIGame devia investir em bons experts de bases de dados (e em muita matemática, optimização de algoritmos e afins) de modo a aliviar o peso do jogo. Também temos de ver que o CM vende por ser a única opção "credível" dentro do género. Um pouco como se tem passado com o FIFA e outros. Pena a competição que se vê nos FPS não seja alargada a outros géneros. Todos ficaríamos a ganhar.

Em última análise, penso que uma boa parte do sucesso no mercado passa por apostar na jogabilidade e em conceitos originais (exemplos: GTA, XII, aquele simulador de cão :) ) e, acima de tudo, começarem de vez a prestar atenção a quem lhes dá o dinheiro, os consumidores. Penso que em muitas software-houses o departamento de marketing está a funcionar muito mal. Deviam ler mais Simonson, entre outros.
 
O p2p pode ser culpado de muita coisa,mas jogos a 12 cts tambem não é correcto.Se eles tb não forem tão gananciosos nas margens de lucro ,concerteza poderiam baixar o preço,e já haveria mais pessoas a comprar.Terá de haver um meio termo...
 
Originally posted by Snaitas
O p2p pode ser culpado de muita coisa,mas jogos a 12 cts tambem não é correcto.Se eles tb não forem tão gananciosos nas margens de lucro ,concerteza poderiam baixar o preço,e já haveria mais pessoas a comprar.Terá de haver um meio termo...

Gananciosos? Sabes quanto ganha um programador? Ou o budget para fazer um jogo? Ou os custos de distribuição, publicidade e afins?
 
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