1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Black&white infrared photography

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Ricardo F, 4 de Abril de 2009. (Respostas: 4; Visualizações: 1368)

1. Ricardo F

Ricardo F Power Member

Ola' a todos,

Quem gosta de infrared photography, especialmente b&W? Alguem tem um filtro? Quero entrar neste mundo que cria imagens diferentes, mas queria as vossas opiniões. Pessoalmente este género faz lembrar-me Ansel Adams.

Para quem não conhece:
    - folhagem fica branca, ceu muito escuro, quase sempre elimina totalmente neblina
    - filtro opaco (mais sugeridos Hoya R72 ou B+W 093)
    - necessario usar tripe'
    - velocidades baixas, handheld não e' possivel
    - fotos durante o dia com bastante luz
    - focagem manual e composicçao antes de colocar o filtro, pois nada ve vê depois do filtro

Exemplos

Mais dados:
    - pode-se alterar a maquina para ser possivel handheld, mas depois não há retrocesso (ver exemplo caseiro http://forums.dpreview.com/forums/read.asp?forum=1034&message=22856491; ou há empresas que o fazem muito profissionalmente mas no USA como www.lifepixel.com por +/- $400, ver tambem http://www.youtube.com/watch?v=0rdFbQYnKRU)

Assim, queria conselhos:

=> e' melhor um filtro como R72 que deixa passar acima de 720nm, ou por exemplo 092/093 que deixa passar acima 920nm? qual a vossa experiência, sera' que o ultimo apesar de criar um efeito mais vincado pode ser escuro de mais??

=> quais as melhores técnicas?

2. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

Impressionante, não sabia disto. Até gostava de ter mais informação sobre isto. :D

3. DuskLord

DuskLord Power Member

Boas,
    Pessoalmente uso o filtro Hoya R72 numa Olympus E-400, tenho gostado bastante dos resultados:

4. DuskLord

DuskLord Power Member

5. dasens

dasens Power Member

Tri-X is your friend!
    Já fiz umas experiencias com IR em digital, mas a menos que faças uma conversão da máquina, todo o processo é demasiado moroso e complexo, exige muita experimentação e afinação, para obter resultados medianos..

Partilhar esta Página