BlackBerry OS 10

A mim os reviews parecem-me óptimos. Tiveram que dar o braço a torcer em que o BB10 está ao nível de Android e iOS. Virem-me com essas tretas dos mapas, são coisas que se resolvem!
E o Joshua Topolski tudo o que não tenha uma maçã atrás é corrido com má nota. Não posso com ele.

Outro pormenor que adorei foi que FINALMENTE temos um smartphone de tamanho de ecrã razoável e com alta resolução. Num momento em que anda tudo a caminho da estupidez (que é como quem diz 5'') ter um smartphone de topo com um ecrã de 4,3'' é excelente.
Não vou mudar de smartphone porque estou muito feliz com o meu S2, mas se estivesse á procura de smartphone o Z10 neste momento seria a minha primeira escolha.
Olha que pelos vistos os 4,2 do Z10 contra os 4,8 do S3 não se notam nada mesmo. Repara neste video http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Aok1Wc53yWA#!.

O que se vê claramente no vídeo é que apesar da aparente diferença descomunal dos números na realidade a diferença é mínima, é apenas um pouco nada mais baixo e estreito mas por outro lado é mais grosso. Parece-me que é O grande contra deste telemóvel, é do tamanho de um S3 e o ecran é bem menor! Isso é algo que tem de ser revisto num próximo modelo. Se uma pessoa está em dúvida entre dois telemóveis do mesmo tamanho é óbvio que se escolhe o que tem ecran maior a não ser que queira mesmo aquele sistema operativo, até porque o resto das specs deles são praticamente iguais.

O outro contra(mas esse pode ser só para mim) é o facto de o botão para bloquear ser em cima, prefiro de lado mas isso até se pode ignorar, agora ter um ecran de 4,2 e ser praticamente do mesmo tamanho de um de 4,8 ainda por cima ser mais grosso parece-me o tipo de coisas que vai custar-lhes imensos clientes. De resto até gostei bastante do S.O e seria algo que eu certamente ponderaria comprar.
 
Essa comparação de tamanhos não faz qualquer sentido. Primeiro porque o S3 é claramente maior, não tanto em altura mas pelo menos em largura ou seja, como um todo. Depois um ecrã de 4,2 é muito inferior a um de 4,8, isso nota-se perfeitamente no vídeo e ainda que o ecrâ do S3 aproveite melhor o espaço do aparelho a verdade é que o tamanho de ambos não muda e as dificuldades em utilizar o de 4,8 livremente com uma mão continuam as mesmas, isto sim, o grande problema destes smartphones com ecrâ enorme, o aumento do tamanho do aparelho em si é apenas um mal necessário que agravam outras coisas menos importantes como o não caber nos bolsos, etc...
 
Sinceramente nem em largura me parece ser muito maior e não é como um todo porque o Z10 é mais grosso. Sim, o ecran é muito mais pequeno que o outro mas desde quando isso é bom se não se reflectir no tamanho real do telemóvel?
Para chegares com o dedo na parte de cima do Z10 é quase a mesma coisa que chegares à parte de cima do S3 para puxar as notificações por isso não vejo onde o ecran mais pequeno possa ser vantagem, só se for em chegar à lateral e é por pouco. Além disso o botão para bloquear por exemplo, é na parte de cima do telemóvel e não do ecran, por isso não vais chegar lá com uma mão também.
Qual é a vantagem mesmo em terem praticamente o mesmo tamanho e ter o ecran muito mais pequeno? Acho que só vejo desvantagens nisso. O espaço que vai ocupar no bolso não é o mesmo? Basicamente é teres praticamente a mesma carcaça mas num consegues visualizar melhor os conteúdos por ter um ecran bem maior.

Ninguém está a discutir se 4,8 é bom ou não, para mim também não é, só estava a demonstrar que não pensem(como eu pensei ao início) que estes 4,2 são pequenos pois são praticamente o mesmo do S3 e ainda por cima com um ecran bem mais pequeno.
 
Estive a ver e o S3 tem mais 0.5cm de largura e mais 0.66cm de altura. (130 x 65.6 x 9 mm vs 136.6 x 70.6 x 8.6 mm)

As vezes pode ser o suficiente para deixar de ser manejável só com uma mão.


Mas este BB10 esta muito incessante mesmo.
 
Última edição:
Apesar de as diferenças de tamanho aparentarem ser pequenas, na realidade, ao pegares num e noutro vais notar bem a diferença. Se dizes que o S3 é mais fino por causa de 0.4mm de diferença, então imagina 6,6mm de diferença em altura e 5mm em largura.
No caso dos ecrans essa diferença é ainda maior mas um dos motivos porque o ecran do Z10 parece tão pequeno em relação ao tamanho do telemóvel, é porque a moldura em torno do ecran é usada para os gestos e esquece o botão de bloquear porque está lá praticamente só para enfeitar.
Podes perceber um pouco melhor o porquê do desenho do telemóvel aqui.
 
Última edição:
Resta-me uma pequena dúvida ...

Se actualmente muitas lojas pedem (ainda) 649€ pelo BB 9900 ... quanto é que irão pedir por este Z10?

Isso é que me preocupa... A RIM nunca foi famosa pelos preços nem pela política que tinha em relação a baixá-los... E muito provavelmente, a BB vai ser a mesma história. Se assim for, vai ser complicado para eles. Mas que ambos os telemóveis estão um espectáculo, disso não haja dúvida.
 
Isso é que me preocupa... A RIM nunca foi famosa pelos preços nem pela política que tinha em relação a baixá-los... E muito provavelmente, a BB vai ser a mesma história. Se assim for, vai ser complicado para eles. Mas que ambos os telemóveis estão um espectáculo, disso não haja dúvida.

Nem mais, o grande problema sempre foi isso, os preços.

Sempre foram demasiado caros, e pouco baixavam ao longo do tempo.
 
Olha que pelos vistos os 4,2 do Z10 contra os 4,8 do S3 não se notam nada mesmo. Repara neste video http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Aok1Wc53yWA#!.

O que se vê claramente no vídeo é que apesar da aparente diferença descomunal dos números na realidade a diferença é mínima, é apenas um pouco nada mais baixo e estreito mas por outro lado é mais grosso. Parece-me que é O grande contra deste telemóvel, é do tamanho de um S3 e o ecran é bem menor! Isso é algo que tem de ser revisto num próximo modelo. Se uma pessoa está em dúvida entre dois telemóveis do mesmo tamanho é óbvio que se escolhe o que tem ecran maior a não ser que queira mesmo aquele sistema operativo, até porque o resto das specs deles são praticamente iguais.

O outro contra(mas esse pode ser só para mim) é o facto de o botão para bloquear ser em cima, prefiro de lado mas isso até se pode ignorar, agora ter um ecran de 4,2 e ser praticamente do mesmo tamanho de um de 4,8 ainda por cima ser mais grosso parece-me o tipo de coisas que vai custar-lhes imensos clientes. De resto até gostei bastante do S.O e seria algo que eu certamente ponderaria comprar.

Deves estar a gozar comigo... A diferença de tamanhos é mínima??? O S3 é maior e nota-se muito bem!!
Olha eu gosto do Z10 e espero que a Blackberry lance um sucessor daqui a 6 meses com hardware ainda mais actualizado mas com um ecrã de tamanho maior. Acho que ecrãs de 5'' não servem e as 4,2-4,5'' são o tamanho ideal para um smartphone. Não trocava o tamanho do ecrã do meu S2 por outro, no máximo ia até aos 4,7''. O queria era mais pixel density e este Blaclberry oferece isto.

A Blackberry lançou um smartphone competitivo com qualquer produto no mercado hoje em dia. Daqui a 2 ou 3 meses já não será assim mas para o lançamento serve.
Espero que tenha sucesso porque o mercado precisa de mais alternativas e eu prefiro a Blackberry á Microsoft.
 
Apesar de as diferenças de tamanho aparentarem ser pequenas, na realidade, ao pegares num e noutro vais notar bem a diferença. Se dizes que o S3 é mais fino por causa de 0.4mm de diferença, então imagina 6,6mm de diferença em altura e 5mm em largura.
No caso dos ecrans essa diferença é ainda maior mas um dos motivos porque o ecran do Z10 parece tão pequeno em relação ao tamanho do telemóvel, é porque a moldura em torno do ecran é usada para os gestos e esquece o botão de bloquear porque está lá praticamente só para enfeitar.
Podes perceber um pouco melhor o porquê do desenho do telemóvel aqui.
Hum, já interiorizei melhor e realmente pode ser mais pequeno do que parece mas não sei porquê fico sempre com aquela sensação que dos 4.0' do iphone5 para os 4.2' do z10 para os 4.8' do s3 a diferença entre estes dois últimos deveria ser maior em tamanho real do telemóvel, mas pode ser apenas uma ilusão de óptica ou os números "enganarem" a minha mente.

Deves estar a gozar comigo... A diferença de tamanhos é mínima??? O S3 é maior e nota-se muito bem!!
Olha eu gosto do Z10 e espero que a Blackberry lance um sucessor daqui a 6 meses com hardware ainda mais actualizado mas com um ecrã de tamanho maior. Acho que ecrãs de 5'' não servem e as 4,2-4,5'' são o tamanho ideal para um smartphone. Não trocava o tamanho do ecrã do meu S2 por outro, no máximo ia até aos 4,7''. O queria era mais pixel density e este Blaclberry oferece isto.

A Blackberry lançou um smartphone competitivo com qualquer produto no mercado hoje em dia. Daqui a 2 ou 3 meses já não será assim mas para o lançamento serve.
Espero que tenha sucesso porque o mercado precisa de mais alternativas e eu prefiro a Blackberry á Microsoft.
Não estou a gozar contigo lol, não precisas de exagerar na pontuação para fazer valer o teu ponto de vista(pelo menos comigo). A explicação já dei em cima, pode ser uma ilusão de óptica ou de números mas não consigo deixar de ter aquela sensação que há ali espaço desaproveitado em relação aos dois que referi. É que ainda por cima como não tem botões físicos(e muito bem na minha opinião) a sensação deveria ser oposta mas julgo que só pegando num e vendo.

Eu concordo com isso, e também não quero um telemóvel de 5' porque não dá para mim e por isso achei este perto de perfeito mas fiquei desiludido após ver aquele video porque pareceu-me que eram praticamente do mesmo tamanho. Espero sinceramente que vocês tenham razão porque eu quero é que ele seja realmente mais pequeno para eu poder pensar em comprar um lol. Além disso como tenho colegas meus com telemóveis e tablets BB ganhei algum carinho pela marca ao longo dos tempos.
 
Foi o OS que saiu para o mercado com o maior número de apps á partida. Das apps essenciais não falta nada excepto talvez uns mapas melhores. Já têm um ecosistema preparado (apps, música, vídeo) e disponível em imensos países (algo em que a Google se anda a arrastar imenso).
Epá, e sair á dois anos o quê? O telemóvel?? Desculpa mas isso não faz sentido. Tem hardware competitivo com o HTC One X e SGS3 e inferior apenas ao Nexus 4, Optimus G e Padfone 2.
Se estás a falar do OS mais vale fazer algo bem feito do que lançar algo á pressa. Se tiver qualidade vinga, mesmo que demore muito tempo.

40% pelos vistos é Port de Android.
Muitas funcionam pior do que em Android ou iOS.


Acho imensa piada quando estes argumentos são usados quando um SO começa a dar os primeiros passos no mercado :-D

O OS pode dar os primeiros passos no mercado.
A Rim já cá estava antes do iOS e Android, e estes já a passaram à frente ;)
 
Tenho de dar a mão à palmatória e admitir, que chapada de luva branca nos deu a Blackberry, lança um sistema operativo completamente renovado, todo ele super fluido e 100% swipe (para quem ficou triste com o abandono da Nokia ao meego), com boas specs e principalmente com 70.000 apps logo no dia em que foi lançado, a Rim, Perdão, Blackberry, não andou a dormir neste tempo em que andou desaparecida... E preparem-se, que agora o objetivo principal é o aumento do número de apps, está de parabéns. Estou rendido ao q10, eu que já ultrapassei a fase dos qwerty fisicos, fiquei encantado com o design do q10...
 
Última edição:
... Estou rendido ao q10, eu que já ultrapassei a fase dos qwerty fisicos, fiquei encantado com o design do q10...

Tal como eu.

Um telemóvel com este formato, e com ecrã Super AMOLED, Dual-core 1.5 GHz, 2GB RAM, câmara de 8MP com autofocus, e bateria de 1800mAh ... confesso que me deixa com água na boca :)
 
Por acaso estou mais virado para o Z10. Só pedia duas coisas: que eles não continuassem (teimosamente) a apostar apenas no mercado empresarial e que os preços não sejam aquilo que é costume.
 
Também gosto do Z10, embora seja para um segmento diferente.

Referi o Q10 porque acho interessante que a marca continue a apostar naquele formato, pelo menos num modelo que seja.
E uma vez que actualmente em termos profissionais uso um BB 9360, e que tem cumprido muito bem a função, nunca se sabe se não vejo aqui um substituto a médio/longo prazo...
 
Também estou de olho no Q10.
Os teclados virtuais nunca me convenceram, talvez o do Z10 me fizesse mudar de ideias mas gosto bastante da aparência do Q10.
Quanto a preços, do Q10 ainda não se sabe nada, se bem que já vi rumores de que custará na casa dos $400 mas, por enquanto, não passam de rumores( pessoalmente acredito mais em preços a rondar os praticados com o Z10). Sei que são telemóveis de "gama alta" e por isso não estou à espera de milagres.
 
Última edição:
Gostei do que vi, mas já vem tarde. Principalmente porque vai ser difícil convencer utilizadores de iOS e Android a mudar. Nem sequer é bem pelas apps (isso vai aparecendo com o tempo), é mesmo porque existe um ecossistema montado quer por parte da Apple (imbatível) quer por parte da Google (ou Samsung, ou wtv). Por isso é que já vem tarde, e vai ter muitas dificuldades em conseguir ganhar quota de mercado.
 
E porque vem tarde? O SO é já no inicio bastante funcional e atractivo, aplicações vêm com o tempo, para quem gosta de specs também não é por ai.
Com o Android também foi dito o mesmo e aqui estamos, espero mesmo ter mais do que 2 opções de escolha, já que o windows phone não é um concorrente a altura desses 2(Android/iOS).
 
Gostei do que vi, mas já vem tarde. Principalmente porque vai ser difícil convencer utilizadores de iOS e Android a mudar. Nem sequer é bem pelas apps (isso vai aparecendo com o tempo), é mesmo porque existe um ecossistema montado quer por parte da Apple (imbatível) quer por parte da Google (ou Samsung, ou wtv). Por isso é que já vem tarde, e vai ter muitas dificuldades em conseguir ganhar quota de mercado.

Não acho que venha tarde. A RIM ainda tem um mercado sólido estabelecido no segmento empresarial e apresentaram um ecosistema. Só têm que ser mais rápidos que a Google a estendê-lo por vários países.
Mas já andam a falar em serem vendidos por isso até pode ser sol de pouca dura. Mas tinha preferência para que a RIM tivesse sucesso do que a MS. Quero que o mercado de smartphones seja algo mais do que uma reedição das guerras de PCs.
 
Back
Topo