Blackle

ketamine

Power Member
Quando o monitor está todo branco (uma página do Word, por exemplo), o computador consome cerca de 74 watts. Quando está todo preto, utiliza, em média, 59 watts. Partindo deste princípio, há alguns meses atrás, Mark Ontkush escreveu um artigo sobre a economia que poderia ser feita se a página do Google possuísse um fundo preto em vez de branco.

Levando em conta a altíssima popularidade do site, seriam economizados, segundo os cálculos de Mark, cerca de 750 megawatts/hora por ano.

Em resposta ao post, o Google criou uma versão toda escura do seu search engine chamada Blackle.com que funciona exactamente igual à versão original mas consome menos energia.

http://www.blackle.com/
 
O mais interessante é que é menos agressivo para os olhos. Fundo preto com letras brancas é MUITO melhor que o inverso.
 
A parte de poupança de energia só é verdade se usado num CRT. Num TFT o backlight está sempre aceso pelo que não há poupança de energia.
 
mas apesar disso não é algo que a google leve a mal certo?

se usam o motor de busca que a google permite que usem...
 
Viva.

Tudo isso está certo e têm todo o meu apoio. Chamo a isso uma 'template' ecologica.
Mas apenas me interrogo, quanto consomem todos os servidores em conjunto do 'google'?. Alguém sabe? E isso dos CRT's está correcta, parte do principio não se aplica aos tft's.
Quanto a isso do 'black' já fiz a minha cota parte de poupança, bem como todos os 'users' que eventualmente «comando»

Gu@rdian
 
Permitam-me o desabafo, mas este site é uma estupidez.

São daquelas ideias de mer** como já nos vamos habituando. Pegam numa data de ideias dos outros, baralham tudo, e despejam o saco. Depois sai algo assim sem sentido, mas suficientemente importante para dizer que foram eles que inventaram.

Ainda se fosse há uns anos, ainda poderia fazer sentido, mas agora já uma grande maioria do pessoal tem LCD's como monitores, logo a backlight está sempre acesa. O que acontece é que o pixel é tapado pela côr preta, à semelhança como acontece nos mostradores dos relógios de pulso digitais.
Atrevo-me mesmo a dizer que usando um background preto gasta mais energia do que se estiver apenas branco.
 
São daquelas ideias de mer**
talvez, talvez....ou talvez não....mas pode ser bom para a fadiga ocular e isso já é um ponto positivo!
mas poderias perguntar por que é que o próprio google criou uma página preta...
se calhar já não é uma das "tais" ideias....lol
 
São daquelas ideias de mer**
talvez, talvez....ou talvez não....mas pode ser bom para a fadiga ocular e isso já é um ponto positivo!
mas poderias perguntar por que é que o próprio google criou uma página preta...
se calhar já não é uma das "tais" ideias....lol

Para a fadiga ocular sim, tens toda a razão. É precisamente essa uma das razões porque gosto de escrever no techzone.

Lá por o Google ter tb uma página assim, o que escrevi em cima mantêm-se igualmente.

O facto de estar preto vai fazer gastar ainda mais energia. Para além do backlight estar sempre acesso, ainda tem de haver energia para cobrir os pixeis. Caso isso não gastasse, então, usando o exemplo em cima, os relógios digitais teriam energia para uma vida inteira quase.
 
Back
Topo