Bloquear Sites e Programas

Janeka

Power Member
Boas,

Sou responsavel pela rede interna da minha empresa, não tenho nenhum curso de redes, mas dou uns toques em algumas coisas. Alguns colegas meus, usam e abusam da internet do serviço. O meu patrão já me veio pedir explicações para o facto da internet se estar a arrastar e descobri que alguns usam programas de download (utorrent, emule, etc). No servidor da empresa está instalado o Windows Server 2003 e o ISA Server 2004 Standard Edition.

Alguém me pode dar uma ajuda?

Cumpz
 
Tens varias opções mas tendo em conta que dizes que não percebes muito de redes, talvez a mais facil seja bloquear as portas de acesso ao programas que referes no router.

Podes tambem configurar uma proxy, ou caso queiras evitar de vez estes problemas e é capaz de ser mais moroso, é colocar perfis diferentes de acesso para cada utilizador/grupo de utilizadores.

Colocas por exemplo grupo X nao tem permissão para instalar ou alterar programas na drive X mas pode aceder e alterar na drive Y(convem ter uma drive pessoal onde armazenem a informação de trabalho).

Depois desinstalas todos os programas que referistes das maquinas, e como nao os conseguem instalar/tem a proxy/portas barradas ficas com o problema resolvido.

Se tens registo dos logs de acesso, podes sempre enviar um aviso á pessoa e dizer que para a proxima pode ser convidada a sair pois está a usar recursos da empresa para ilegalidades, e se voltar a fazer o mesmo reportas ao teu superior.

Este ultimo depende das regras da propria empresa.

Melhores Cumprimentos
 
Se isso estiver a trabalhar sobre Active Directory, com dominio e tal. Podes restringir isso e muito mais. E se não me engano tambem podes usar o ISA server como proxy permintindo assim os sites que apenas queres que se use, e o género de tráfego a passar(poderás bloquear torrents etc...), mas para isto tambem precisarias de usar as capacidades de um dominio.
Resposta curta. Caso estejas a usar dominio, sim, é facil fazer o que pretendes.

Cumps
 
Sim, estou a usar um dominio. Os users têm acesso de administrador nas suas máquinas, porque precisam de testar programas e não lhes posso barrar isso. O ISA Server tem uma proxy activada. Não posso barrar as portas do router, porque a gerência tem de ter acesso total à internet.

Cumpz
 
Sim, estou a usar um dominio. Os users têm acesso de administrador nas suas máquinas, porque precisam de testar programas e não lhes posso barrar isso. O ISA Server tem uma proxy activada. Não posso barrar as portas do router, porque a gerência tem de ter acesso total à internet.

Cumpz

Só mesmo desinstalando esses programas do servidor.

E bloquear talvez o acesso a sites de torrents.
 
O servidor não tem progs nenhuns instalados. Os progs estão nas máquinas dos users. Queria era arranjar maneira de quando eles se fossem ligar pelos progs, não conseguissem obter ligação.

Cumpz
 
Quanto a ISA serer não sei trabalhar com ele, mas como proxy deveria dar para permitir/bloquear serviços digo eu :|
No entanto, diz-me uma coisa. O vosso router não dá para aplicar filtros na firewall ? Do género, as máquinas da gerência ficam com acesso total a internet. e abres só certas portas para os outros utilizadores. Eu tenho uma coisa do género aqui e funciona bem.

Cumps
 
Se bloqueio no router bloqueio todos os pcs. Vou exemplificar como está definida esta rede:

modem Netcabo -> Router Linksys -> Servidor (Windows Server, ISA Server, Exchange, etc) -> HUB -> Users

O Servidor funciona como DHCP.

Se corto as ligações no router da linksys, tudo o que está ligado depois fica sem se poder ligar, isso inclui-me a mim e à gerência.

Cumps
 
Pois... e não há hipotese de investir num router que te permita aplicar filtros na firewall ? Explicas a gerencia o que se passa, e talvez eles aprovem uma verba para adquirir um router melhor. E não precisamos de ir para cisco. O router que cá tenho permite aplicar os filtros por ip, serviços, portas, objectos, etc etc. :\

Cumps
 
Cria um grupo, tipo assim: userinternet e poem as pessoas que você quer que tenha acesso a estes site como mebro deste grupo. Os outros não terão acesos.
Faça proibição de acessar estes sites, com restrição de poder acessar para o grupo userinternet.
 
Back
Topo