1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Bloqueio de Pastas, Permissões de User Account's

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por SimpleFriend, 17 de Junho de 2003. (Respostas: 25; Visualizações: 2379)

1. SimpleFriend

SimpleFriend Power Member

People, partilho o computador com o meu pai.
    A principio só havia um user (eu), q era o administrador claro! e ele trabalhava com a mha conta normalmente, mas pq n percebe mto disto ás vezes mete água, e dp lá tenho eu de andar a corrigir cenas...

O q eu keria fazer, era bloquear-lhe o acesso a uma partição do disco, onde tenho todas as mhas pastas pessoais e outras, isto para salvaguardar os meus dados.

A mha pergunta é como o poderei fazer??

E onde poderei defenir as permissões, para q ele faça apenas o q eu permitir, já criei uma limited account, mas onde posso defenir as permissões??

N se assustem é apenas uma questão de segurança, com o tempo ele vai lá, mas por agora é um bocado arriscado e ás vezes dá-me mto trabalho.

Espero pelos vossas rápidas respostas e agradeço desde já pelas mesmas

[][] SimpleFriend

2. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

antes de mais vai a "forder options" -> "views" e retira o check do "use simple file sharing" (a última opção)

depois vai aos proterties da partição que pretendes modificar e em "security" remove a conta do teu pai que deve ser suficiente. se ainda assim não der vai tirando mais uma ou duas que devam tar a permiti-lo aceder, tipo "everyone"

3. SimpleFriend

Removi a everyone q tava lá e meti a mha, no entanto a conta dele continua a ter acesso á mha partição.

O q tenho de fazer?

Ficheiros Anexados:

• jjj.jpg
      jjj.jpg
      File size:
      56,9 KB
      Visualizações:
      137
  4. possessed

claro que o share tb não pode existir :P

ou seja: "do not share this folder"

5. SimpleFriend

Pois, já meti o do not share this folder, mas a conta dele continua a ter acesso á partição:005:

Help Me!!
    :003: :003:

6. possessed

já reinicias-te a máquina?

já agora verifica tb se as permissões das pastas estão como o disco.

só espero é que o conta do teu pai pertença a algo do tipo (SIMPLEFRIEND\Users)

7. SimpleFriend

Já reiniciei com várias tentativas mas n deu.

A conta do meu pai é do tipo SIMPLEFRIEND\Nome dele
    Está bem assim??

Eu faço o q está nas pics, mas meto do not share, dp reinicio e fica td na mesma, ambas as contas tem acesso

O q tenho de fazer?? Tenta-me explicar melhor, já experimentei umas qtas coisas mas nada deu resultado

8. Shakawkaw

Shakawkaw Suspenso

Qual e o tipo de particao?
    No meu PC so posso limitar o acesso nas particoes NTFS... nas Fat32 acho que so mm com software adicional (e nao e la mt fiavel)...
    Ve tb se nao puseste o teu pai como admin e se nao lhe deste full control....

Fica bem

9. SimpleFriend

O meu pai tem uma conta limitada com o nome dele.
    A partição ta em FAT32, o ideal era bloquear o acesso á partição, mas se n for possível bloquear o acesso ás pastas q estão dentro da partição tb era mto bom!

Mas expliquem-me como?? q pelos vistos tá difícil

Obrigado pela vossa, continuem a ajudar-me pa eu conseguir fazer isto!

10. kazuza

kazuza Power Member

Antes de mais, vais ter que converter essa partição (disco) para NTFS...

Depois, clique direito na(s) pasta(s), Partilha e Segurança, Segurança,Avançadas, desclicar "Herdar do Objecto bla bla bla..., Copiar (na janela que se te apresenta), e depois é só eliminares os users que não queres que tenham acesso (todos menos tu e a conta SYSTEM)...

Pelo menos a conta SYSTEM ( :D ) tem que ter controlo total...

Última edição: 18 de Junho de 2003
  11. kazuza

kazuza Power Member

Assim...

Ficheiros Anexados:

12. SimpleFriend

Como converto a partição para NTFS sem formatar o disco??

N existe um programa q bloqueia as pastas que se ker??

13. kazuza

kazuza Power Member

X:\>convert X: /fs:ntfs

onde X é a letra da unidade...

Para o que se quer, chega perfeitamente...

Neste processo não perdes dados nem ficheiros ou configurações (pelo contrário, ainda ganhas...)

a única coisa que perdes, é um pouco de espaço em disco para indexadores de segurança e tabela MFT

Essa pasta pode, contudo, ser partilhada, podendo atribuir-se-lhe também politicas de segurança, que serão completamente independentes das acima mencionadas, pois só se aplicam para acesso remoto aos recursos...

Última edição: 18 de Junho de 2003
  14. SimpleFriend

kazuza, mto obrigado pela tua dica, mas o panorama n é lá mto animador.

Em 1.º lugar n consigo converter a partição de FAT32 pra NTFS, ja fiz tudo o q me disseste mas há sempre qq erro q dá:die:

tou-me a passar com isto, a sério:005:

Como poderei fazer a conversão?? de qq outra forma, pq já vi q da forma q disseste em DOS n dá, dá-me um erro na drive F:! N percebo pk, a drive F: n tem mesmo nada a ver com o assunto, mas pronto

:003: :003:

15. kazuza

kazuza Power Member

Não é em DOS :eek:

É na linha de comandos do XP!
    Ele vai dizer-te que não consegue converter a unidade, porque os apontadores ficariam inválidos e pergunta-te se desejas que faça isso no próximo reboot...

16. SimpleFriend

Vou meter a pic do q ele me diz na linha de comandos do XP.
    Será q é por ter o Delphi instaldo?? ou tou a fazer alguma coisa mal?

Thanks kazuza

Ficheiros Anexados:

• buuuu.jpg
      buuuu.jpg
      File size:
      10,6 KB
      Visualizações:
      66
  17. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Deve ser

Faz o seguinte:
    C:\WINDOWS\system32\convert.exe D: /fs:ntfs

Se os SO estiver instalado no c:\

18. kazuza

kazuza Power Member

Pode ser que sim, mas...

Acho que lhe vai fazer a mesma coisa...

O comando convert do Delphi deve estar instalado na pasta SYSTEM32, senão a linha de comandos não assumiria automaticamente o comando...

Posso estra enganado, é claro, mas...

Se não estiver, passas esse comando para outra pasta qualquer, e vais buscar o "convert" original ao CD do Windows, e copias para a pasta SYSTEM32...

Após a conversão, podes restaurar novamente o comando... :cool:

EDIT: Não uses é o Delphi enquanto não restaurares o respectivo ficheiro :D

19. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Kazuza, acho que tens razão, tb pensei nisso, mas estava à espera que ele dissesse qualquer coisa, porque não quero acreditar que o Delphi "espete" um ficheiro assim, sem mais nem menos.
    Se faz isso.......:puke:

20. SimpleFriend

Pessoal, n necessitam de pensar mto mais pq o q o Nemesis11 indicou deu, foi limpinha a conversão, até vou meter uma pic e td, fiz mesmo agora, agora vou se consigo bloquear o acesso á partição

Obrigadão pela vossa preciosa ajuda

Finalmente alguma coisa bateu certo!!

Ficheiros Anexados:

Partilhar esta Página