Bloqueio de sites por DNS, por parte dos ISP

O problema é que não é a polícia que anda a bloquear... Aí está o perigo. São organizações privadas. Que já bloquearam inclusive sites de empresas. Depois há sempre a desculpas do "erro" ou "falso positivo" como chamam... Mas quem garante que não foram subornados por um concorrente para mandar bloquear? Incrível como é que um poder destes está na mão de gente sem qualquer vínculo legal com a lei.

Mais info: http://www.esquerda.net/artigo/memorando-de-entendimento-bloqueio-de-sites-em-portugal/38399
 
Tal como quando alguém é multado pela EMEL (que tb não é a polícia), quem se sentir lesado terá de recorrer à justiça (nacional ou internacional)... e acreditar que a mesma irá então decidir de uma forma imparcial (visto que um policia ou um juiz tb pode ser subornado).
 
Não é irónico? Para nos levarem o site são precisos apenas 5 segundos de um artolas qualquer que pode até nem saber ler nem escrever, que obviamente não tem qualquer ligação à lei nem a qualquer autoridade e apenas é empregado da associação dos moradores bloqueadores de sites e controlo da internet em Portugal; mas para recuperarmos o site já temos que recorrer à justiça. 5 anos à volta com profissionais da lei e o recurso para uma autoridade (um Juiz) decidir.

Ah e claro, se o artolas da associação de moradores bloqueadores de sites for sarcástico, manda bloquear novamente o site 5 segundos após um Juiz o mandar desbloquear! :D
Literalmente. Nada o impede. Ele é que tem o poder.

@Warlord como podes ver há algo de profundamente errado nisto. Obviamente há algo errado demais para poder até ser chamado de erro.
 
Olá :)

Não sei se estou no tópico mais indicado... se estiver mal, por favor indiquem-me onde devo colocar a seguinte questão:


Bom, tenho um "mistério" aqui em casa que não consigo deslindar.

Em todos os 4 dispositivos ligados à minha rede wireless doméstica consigo aceder aos sites "bloqueados" pela MEO, mudando os DNS para os da Google nos respectivos aparelhos. Excepto na televisão! Uma Smart TV da LG que, do nada, começou a comportar-se desta forma!



Inicialmente pensei que fosse algum ficheiro fantasma que tivesse ficado para trás e que por mais que eu repusesse os dados de fábrica da televisão, iria sempre buscar os dados de origem. Um "flush dns" resolveria o problema, mas... é uma televisão... corre Linux, mas não sei se será da mesma forma como no desktop
1131908233.png




No entanto, reparei que ao ligar a TV a uma outra rede wireless MEO vizinha verifica-se o mesmo, mas ao ligar a uma rede 3G, também MEO, via hotspot(do smartphone para a televisão) o problema não se põe! Consigo mudar os DNS na televisão e o browser carrega imediatamente os sites.



Ainda não experimentei ligar-me a uma rede wireless Vodafone ou NOS, para testar, mas isto é muito estranho!
1131908233.png






Se alguém tiver alguma idéia, agradeço desde já
267793272.png
 
Olá :)

Não sei se estou no tópico mais indicado... se estiver mal, por favor indiquem-me onde devo colocar a seguinte questão:


Bom, tenho um "mistério" aqui em casa que não consigo deslindar.

Em todos os 4 dispositivos ligados à minha rede wireless doméstica consigo aceder aos sites "bloqueados" pela MEO, mudando os DNS para os da Google nos respectivos aparelhos. Excepto na televisão! Uma Smart TV da LG que, do nada, começou a comportar-se desta forma!



Inicialmente pensei que fosse algum ficheiro fantasma que tivesse ficado para trás e que por mais que eu repusesse os dados de fábrica da televisão, iria sempre buscar os dados de origem. Um "flush dns" resolveria o problema, mas... é uma televisão... corre Linux, mas não sei se será da mesma forma como no desktop
1131908233.png




No entanto, reparei que ao ligar a TV a uma outra rede wireless MEO vizinha verifica-se o mesmo, mas ao ligar a uma rede 3G, também MEO, via hotspot(do smartphone para a televisão) o problema não se põe! Consigo mudar os DNS na televisão e o browser carrega imediatamente os sites.



Ainda não experimentei ligar-me a uma rede wireless Vodafone ou NOS, para testar, mas isto é muito estranho!
1131908233.png






Se alguém tiver alguma idéia, agradeço desde já
267793272.png
Muda o DNS no router e está feito para todos
 
Não sei se permite, o da nos não permite.
Mas como tenho os meus routers mudei lá.
Se só tiverem o do operador mudem nos aparelhos para ficar mais rápido a resolução de dns.
 
O router da MEO permite que o USER altere os DNS? :\



Infelizmente no ano passado a permissão de alterar o DNS foi removida do utilizador default, num update OTA.
Depois começou se a utilizar os utilizadores privilegiados. Mas logo a seguir eles vieram-nos em cima e fizeram o mesmo para estes utilizadores.
Mesmo assim ainda era possível obtendo permissões de debug através de métodos muito perspicazes.
Actualmente parece não haver forma de o fazer...

Sinceramente não entendo porque é que eles (as operadoras) insistem nisto... Não parece ganharem alguma coisa a não ser a insatisfação dos clientes.


NOTA: Refiro me à meo, mas no ano passado a Vodafone também começou por fazer o mesmo, não sei qual o estado atual e se também andam a jogar as escondidas.

TLDR: Não.
 
Última edição:
O problema é que não é a polícia que anda a bloquear... Aí está o perigo. São organizações privadas. Que já bloquearam inclusive sites de empresas. Depois há sempre a desculpas do "erro" ou "falso positivo" como chamam... Mas quem garante que não foram subornados por um concorrente para mandar bloquear? Incrível como é que um poder destes está na mão de gente sem qualquer vínculo legal com a lei.

Mais info: http://www.esquerda.net/artigo/memorando-de-entendimento-bloqueio-de-sites-em-portugal/38399

E isto é bastante grave, inadmissível mesmo que uma empresa privada o possa fazer, é censura.
Pelo menos lá fora já existem bastantes casos de usar uma DMCA takedown request como uma arma de arremesso, como por exemplo, este comentário deixado num site de reviews, DMCA takedown request.
 
Presentemente ainda não há qualquer posição, e entenda-se definição, quanto ao assunto. O Advogado Geral (uma espécie de consultor que é tido em elevadíssima consideração na elaboração de decisões) consultado na matéria indicou no sentido de ser ilegal. Mas as decisões ficam a cargo de cada país consoante a situação específica que lhes for apresentada e ainda não há uma posição definitiva do Tribunal de Justiça Europeu. E palpito que nem haverá. Ou melhor, haverá com certeza decisão para o caso apresentado (esperada para o começo de 2017) mas nada que marque uma posição para jurisprudência futura.

Isto porque muito em breve haverá nova legislação a sair a nível comunitário e preparem-se já psicologicamente, a coisa aponta ir ser a doer. Não sei se vamos ter o extremo inglês de querer chegar a 10 anos de prisão para piratas mas, mesmo que não chegue a esse extremo, vai ser coisa para doer muito.

Só num aparte relevante, no Reino Unido já há quem tenha sido preso e posteriormente condenado a cumprir pena por vender as famosas fully-loaded boxes... mas também vejam o porquê com este exemplo:

IS0mCac.jpg


Chiça tem publicidade de praí uns 4 metros quadrados a anunciar a coisa no meio de um centro comercial por cima da loja, meterem-se mais a jeito era difícil! :D

Aqui há um artigo interessante sobre a matéria apenas para referência, mas note-se que não é para ser levado como escrito em pedra. Apenas para fonte de mais informação.

Ponto da situação parece ser que vender boxes preparadas para deliberadamente aceder a conteúdo que viola direitos de autor é ilegal, ao abrigo da atual legislação. O fator da obtenção de lucro ou não é determinante na legislação atual.
Mas em futuro breve até é capaz de dar pena de morte! :rrotflm:

Por agora e tudo indica para o futuro pode-se vender boxes 'limpas' (apenas com o Kodi instalado e addons aprovados pela XBMC Foundation que não há qualquer problema) que é e continuará a ser totalmente legal.
Ainda por agora pode-se depois instalar uma build (para quem tem menos tempo para o assunto) ou qualquer addon de fontes designadas não fidedignas.
Para o futuro só a nova legislação que sairá dirá se será legal ou não continuar a se poder fazer tal.


Já agora um palpite de rodapé pessoal: anda o Lambda e os outros Lambdas (entenda-se todos quanto fazem addons e os partilham) a fazer addons para os vendedores de boxes ganharem dinheiro à custa deles. Refiro o Lambda por motivos óbvios, um extinto addon dele é que foi talvez a grande base para todo este rolo, apesar de totalmente contra a vontade dele. Muitas boxes fully-loaded tinham instalado pouco mais do que esse extinto addon dele e mais uns addons de iptv, mais coisa menos coisa.
Tenho conhecimento de haverem indivíduos a venderem boxes android de 100 Euros entre 500 e 600 Euros só por terem meia dúzia de addons instalados, dentro do mencionado anteriormente. E, não podendo obviamente indicar aqui qual a situação, até havia um que tinha um anúncio publicitário a passar na tv!!!
 
Última edição:
Tornar o Kodi ilegal é a mesma coisa dizer que o windows e qualquer SO é ilegal só porque é possível fazer uso ilegal dele.

Óbvio que se o player é popular, mais pessoas haverão com a intencionalidade de fazer uso ilegal do mesmo. Mas isso não torna-o ilegal.

O mesmo se passa com Windows VS outros sistemas operativos.

Se pegarmos por ai, quase tudo o que compramos tem o potencial fazer uso ilegal, eu cada vez menos percebo as políticas portuguesas e comunitárias.
 
ninguem falou em tornar o kodi ilegal, da mesma forma que o utorrent não é ilegal apesar de poder ser usado para praticar pirataria.
 
Sim de facto é mesmo um título da comunicação social das últimas muitas décadas, acima de tudo sensacionalismo e a veracidade é coisa que não importa muito. Mas já se sabe que a verdade é coisa relativa! :D
 
Back
Topo