Bloqueio de sites por DNS, por parte dos ISP

Não era nos tempos da PIDE que éramos obrigados a andarmos todos a controlarmo-nos uns aos outros, de forma a servir os interesses de alguém, nomeadamente para servirmos os interesses de quem controlava o Estado central? Parece ser isso que alguém quer voltar a estabelecer, nomeadamente metendo os ISPs (e muitas mais entidades) a controlar e a fazer triagem do que é 'aceitável' e do que não é. Isto de acordo com os parâmetros de alguém específico, obviamente.

E nessa linha de raciocínio deparamo-nos com a China, famosa pela lei da rolha e pelo controle da máquina estatal sobre tudo e sobre todos: é o país onde desde cedo a internet foi vista como uma ameaça aos valores que quem governa dita e onde são implementadas medidas de controle massivas parecidas com aquelas que se quer tentar implementar um pouco por tudo o que são 'países livres e democráticos'... Andam então os 'países livres e democráticos' a imitar a China.

Mas sempre dá para rir um bocado porque a bandeira usada para ser defendida a implementação da lei da rolha é uma indústria que ano após ano, sucessivamente e consecutivamente, bate novos recordes de receita.
Não tenho opinião definida sobre pirataria, mas em termos legais e morais e de liberdade e de justiça não há a mínima hipótese de eu poder apoiar este tipo de censura, nunca poderei dar o aval a algo que nega princípios constitucionais básicos. Mas sobre isso já falei anteriormente e não vale a pena voltar a repetir o mesmo, basicamente resume-se ao condenar sem julgamento justo por quem de (d)Direito e num local de Direito e a dar poder de decisão a quem não foi nem está habilitado para o ter.
 
Podem adicionar o UK à lista de países europeus que estão a fazer controle de P2P. O esquema é o mesmo usado na Alemanha, e entrou em vigor em JANEIRO, mas para já terá apenas carácter PREVENTIVO (na alemanha as empresas que fazem a monitorização têm acordos com advogados, que por sua vez representam os detentores dos direitos, e os dados recolhidos são utilizados legalmente para processar os prevaricadores)

https://torrentfreak.com/uk-piracy-warnings-coming-month-heres-works-170111/

WHAT WILL BE MONITORED?
The “alerts” system will only apply to P2P file-sharing. In theory, this means that the focus will be almost exclusively on BitTorrent (including apps such as Popcorn Time), as other P2P networks have relatively low user bases.

Consequently, those who use Usenet providers, streaming services (such as 123movies), or file-hosters such as Zippyshare and 4Shared, are not at risk. In other words, the program only covers a part of all online piracy.

A spokesperson from CCUK’s “Get it Right” campaign stressed that the alerts represent only one part of the broader program, which also aims to reach other infringers through its other initiatives.
 
Não era nos tempos da PIDE que éramos obrigados a andarmos todos a controlarmo-nos uns aos outros, de forma a servir os interesses de alguém, nomeadamente para servirmos os interesses de quem controlava o Estado central? Parece ser isso que alguém quer voltar a estabelecer, nomeadamente metendo os ISPs (e muitas mais entidades) a controlar e a fazer triagem do que é 'aceitável' e do que não é. Isto de acordo com os parâmetros de alguém específico, obviamente.

E nessa linha de raciocínio deparamo-nos com a China, famosa pela lei da rolha e pelo controle da máquina estatal sobre tudo e sobre todos: é o país onde desde cedo a internet foi vista como uma ameaça aos valores que quem governa dita e onde são implementadas medidas de controle massivas parecidas com aquelas que se quer tentar implementar um pouco por tudo o que são 'países livres e democráticos'... Andam então os 'países livres e democráticos' a imitar a China.

Mas sempre dá para rir um bocado porque a bandeira usada para ser defendida a implementação da lei da rolha é uma indústria que ano após ano, sucessivamente e consecutivamente, bate novos recordes de receita.
Não tenho opinião definida sobre pirataria, mas em termos legais e morais e de liberdade e de justiça não há a mínima hipótese de eu poder apoiar este tipo de censura, nunca poderei dar o aval a algo que nega princípios constitucionais básicos. Mas sobre isso já falei anteriormente e não vale a pena voltar a repetir o mesmo, basicamente resume-se ao condenar sem julgamento justo por quem de (d)Direito e num local de Direito e a dar poder de decisão a quem não foi nem está habilitado para o ter.
Antes de mais, não sou nenhum santo. Não tenho problemas em admitir que usufruo das borlas na internet. Mas acabo por comprar, sempre que vale a pena. Não há um filme que eu goste e não compre. Para além disso, devemos ver as coisas como elas são e não como nos interessa. É assim: a nossa liberdade termina onde começa a dos outros. Ninguém quer proibir opiniões nem conteúdos! O que se quer proibir, é a reprodução ilegal desses conteúdos. Queremos conteúdos? Então devemos pagar o valor. É caro? Esperamos que o preço baixe, ou não compramos. Censura seria proibir a publicação de certos conteúdos. Por exemplo, eu querer lançar um livro ou filme que critique o governo e não deixarem. Bloquear sites que distribuam gratuitamente o livro ou filme que criei (e que me custou tempo o dinheiro), não é censura, mas sim justiça!
 
@Manuel Jose:
Mas sobre isso já falei anteriormente e não vale a pena voltar a repetir o mesmo, basicamente resume-se ao condenar sem julgamento justo por quem de (d)Direito e num local de Direito e a dar poder de decisão a quem não foi nem está habilitado para o ter.
Será melhor releres este pormenor do que escrevi e ires ler no tópico os pormenores lá mencionados, depressa verás que o que escreveste citando o que eu escrevi não tem nada a ver com nada.
 
Podem adicionar o UK à lista de países europeus que estão a fazer controle de P2P. O esquema é o mesmo usado na Alemanha, e entrou em vigor em JANEIRO, mas para já terá apenas carácter PREVENTIVO (na alemanha as empresas que fazem a monitorização têm acordos com advogados, que por sua vez representam os detentores dos direitos, e os dados recolhidos são utilizados legalmente para processar os prevaricadores)

https://torrentfreak.com/uk-piracy-warnings-coming-month-heres-works-170111/

WHAT WILL BE MONITORED?
The “alerts” system will only apply to P2P file-sharing. In theory, this means that the focus will be almost exclusively on BitTorrent (including apps such as Popcorn Time), as other P2P networks have relatively low user bases.

Consequently, those who use Usenet providers, streaming services (such as 123movies), or file-hosters such as Zippyshare and 4Shared, are not at risk. In other words, the program only covers a part of all online piracy.

A spokesperson from CCUK’s “Get it Right” campaign stressed that the alerts represent only one part of the broader program, which also aims to reach other infringers through its other initiatives.


Sim, tens mesmo muita gente que é apanhada aqui na Alemanha com esse esquema.

Depois chega a casa uma carta de 1000 euros para pagar por filme, o pessoal fica assustado e pagam sem bufar.

Muitas vezes apenas dizem na carta que foste apanhado a sacar o ficheiro X protegido por copyright durante Y segundos e com o valor da multa a pagar.

Download está numa "grey area" , só se é apanhado por partilhar mesmo
 
Última edição:
Sim, tens mesmo muita gente que é apanhada aqui na Alemanha com esse esquema.

Depois chega a casa uma carta de 1000 euros para pagar por filme, o pessoal fica assustado e pagam sem bufar.

Muitas vezes apenas dizem na carta que foste apanhado a sacar o ficheiro X protegido por copyright durante Y segundos e com o valor da multa a pagar.

Download está numa "grey area" , só se é apanhado por partilhar mesmo

Eu fui uma dessas pessoas "incautas"... mero convidado na casa de familiares, estupidamente instalei o POPCORN... e vi 3 episódios da Teoria do Big Bang... 1000 euros + despesas. Metemos advogado. Em média gastam-se 300 euros para contestar. É melhor contratar um profissional, porque não se deve responder directamente à acusação. Alguém ganha sempre com tudo isto: o gabinete de advogados que mete o processo, ou o advogado que defende o acusado!

Muito cuidado com o P2P no estrangeiro... :\
 
Sim, tens mesmo muita gente que é apanhada aqui na Alemanha com esse esquema.

Depois chega a casa uma carta de 1000 euros para pagar por filme, o pessoal fica assustado e pagam sem bufar.

Muitas vezes apenas dizem na carta que foste apanhado a sacar o ficheiro X protegido por copyright durante Y segundos e com o valor da multa a pagar.

Download está numa "grey area" , só se é apanhado por partilhar mesmo
EPA agora fiquei com medo lol, eu fiz um download dum filme num site qualquer e depois ao descarregar o filme apareceu-me essa mensagem de aviso de monitorização eu ate fiquei na na duvida se seguia com o download ou nao mas pensei que seria mais uma treta de spam sei la o quÊ e siga para para bingo. acham que tenho que me preocupar!?
 
Em Portugal não está a ser feita esse tipo de monitorização. Se estás no estrangeiro, tens de te informar da legislação desse país.
 
EPA agora fiquei com medo lol, eu fiz um download dum filme num site qualquer e depois ao descarregar o filme apareceu-me essa mensagem de aviso de monitorização eu ate fiquei na na duvida se seguia com o download ou nao mas pensei que seria mais uma treta de spam sei la o quÊ e siga para para bingo. acham que tenho que me preocupar!?

Em Portugal não tens de te preocupar com nada; muito provavelmente era uma tentativa de phishing.
 
Contrariando o que um conhecido artista nacional uma vez disse num debate televisivo sobre a "taxa SPA", de que o streaming não tinha qualquer expressão, eis que nos EUA o streaming já se tornou na maior fonte de receita para a indústria musical.

aumento superior a 100% face ao ano anterior.



De 1.1 mil milhões de dólares conseguidos pelos serviços de streaming com assinatura, passou-se para quase 2.5 mil milhões; valores que eclipsam as restantes modalidades de streaming. Estas receitas, no total, passam a representar 51% das receitas da indústria musical e demonstram, sem margem para dúvidas, o quanto o streaming tem para oferecer aos artistas e produtores.

Claro que estes números são interpretados de outra forma pela RIAA, que prefere focar-se que as receitas continuam a ser cerca de metade do que eram em 1999, por altura do pico das vendas de álbuns físicos; e também continuam a olhar para o streaming como um inimigo que tem que ser mais "espremido", dizendo que estes valores são positivos, mas que foram conseguidos apesar das leis não serem em seu benefício.

É isso... tentem espremer tudo ao máximo, que ainda fazem com que os utilizadores pagadores se lembrem que existem alternativas gratuitas logo ali ao lado...

Fonte:
http://abertoatedemadrugada.com/2017/03/streaming-torna-se-na-principal-fonte.html
 
O streaming legal de música nos States já é a maior fonte de receita da música do outro lado do Oceano. Agora imagine-se que havia serviços de streaming legal de filmes e séries de tv, cujo conteúdo não só se ouve mas tem também que se ficar a ver, e não dura só 3 minutos e meio mas sim no mínimo 22 minutos (tamanho mínimo normal de um episódio de uma série de tv)? Já vou passou pela ideia o rio de dinheiro que isto faria e daria a todos?
Quanto publicidade se consegue meter em 22 minutos de vídeo (para além dos banners)? Não era sequer necessário meter 7 a 8 minutos de publicidade como nos canais televisivos dos States para fazer a meia hora de praxe, dava para meter menos e mesmo assim ganhar rios de dinheiro para tudo o que era lado.
E ironicamente... conseguia-se ter um serviço totalmente gratuito para o consumidor final. Se com música quase é possível atualmente, com conteúdo de vídeo então dá para fazer muitos dólares com o visionamento de um só episódio online.

Já agora, porque iria eu baixar um filme pirateado se tivesse o filme para ver online legalmente sem qualquer chatice e à distância de um ou dois cliques? Acham que eu me chateava de ver publicidade no meio e de ver publicidade antes do filme começar? Oh wait... isso já eu vejo no cinema há mais de 30 anos e até pago (e continuarei a pagar) para ver. E adoro ir ao cinema tal e qual como toda e qualquer outra pessoa também adora!

É por causa disto e dos Netflixes e similares e do óbvio para o futuro que muita gente ainda terá medo de evoluir e tenta manter coisas do passado que estão ultrapassadas. Ainda há dias li vários artigos de Hollywood estar a ver o Netflix como a grande ameaça.


Mas eu continuo na minha das teorias de constipação, então nos dias que correm produzem-se em massa livros, filmes, séries de tv e tudo o que são produtos com base em estudos do mercado (os nossos dados de navegação, históricos de aplicações, favoritos do navegador e tudo o mais são atualmente a fonte do que produzir, é daqui que se cria a procura e é isto que designará o que será a oferta), nos dias que correm sabem tudo e mais alguma coisa sobre nós e sobre o mercado, mas quando chega à parte de saberem o que devem fazer e como devem vender (porque é mais do que óbvio e toda a gente vê que no futuro não só dará praticamente só streaming, como tudo será sem qualquer custo direto para o consumidor final), como é que pode estar a acontecer toda esta palhaçada e toda esta fantochada com guerras a sites e bloqueios?! Porque é que simplesmente não vão todos para o streaming, tornando obsoletos todos os sites de pirataria e aumentando exponencial os ganhos dos produtores de conteúdos e claro também dos parasitas dos intermediários?

Claro que eles sabem isto, por isso continuo na minha de que filmes e o raio é somente pretexto para implementar medidas de controlo da internet. Filmes só mesmo para nos entreter e nos manter ocupados a olhar para outro lado qualquer enquanto nos encavam.
Se eu tiver razão, preparem-se para no máximo até 5 anos começar a perseguição às vpns e a tudo o que oculte a identidade online e que que seja de que forma for impeça alguém de monitorizar tudo o que cada um de nós faz online.
 
Back
Topo