Bloqueios, estalos e lag nos vídeos e som

José Alberto

Power Member
Ontem voltei a instalar o W10 no meu sistema. Correu tudo bem, ficou activado sem meter a chave e tal...

Mas ao contrario do que acontecia no 8.1 (e Windows anteriores) estou a ter problemas na reprodução do som e vídeos, tanto no Youtube como usando o Groove Music ou o Meo Music. Várias vezes sinto que as músicas e os vídeos como que bloqueiam por um segundo de forma esporádica. Também sinto estalos nos meus headphones. Ainda não verifiquei o que acontece durante os jogos, mas mais logo tratarei disso.

Tenho estado a ler alguns tópicos no fórum da ROG (Republic of Gamers) e há relatos semelhantes. Algum de vocês sofre do mesmo? o que posso fazer?
 
Última edição:
Hardware (Motherboard, GPU, Placa som)?

Verifica os drivers de audio e video. Parece mesmo um problema de DPCs, normalmente causado por drivers ou por software que faz underclock ao CPU e/ou força C-States específicos.

Tens algum software para controlar temperatura do CPU (tipo coolsense)?

Hth,
anthonws.
 
Obrigado pela ajuda, @anthonws.

Tenho tudo actualizado segundo os drivers colocados à disposição pelo fabricante.

Procurando ajuda encontrei um relato bastante semelhante ao meu cuja recomendação foi a de instalar um controlador da Intel que tem a ver com o dispositivo de rede da minha MoBo. Ficou muito melhor, embora ainda existam alguma lag, até no cursor do rato.

As temperaturas estão normalíssimas.

Quanto ao meu hardware, podes vê-lo no meu perfil.
 
@José Alberto

Não afirmei que tens um problema de temperatura. Apenas perguntei se tens algum software, ala coolsense, que pudésses estar a usar.

O ideal será perceber qual o driver/componente que possa estar a causa esse lag, também conhecido por thread wait.

1. Download do ADK (Assessment and Deployment Kit) Windows 10 - http://go.microsoft.com/fwlink/p/?LinkId=526740
2. Durante o setup, seleciona apenas 'Windows Performance Toolkit'
3. Depois de instalado inicia o WPRUI (Windows Performance Recorder)
4. Escolhe 'General', 'Verbose', 'Memory'
5. Do lado esquerdo, em 'Options', seleciona:
5.1 'Resource Analysis' -> 'CPU usage'
5.2 'Scenario Analysis' -> 'Video glitches' e 'Minifilter I/O actrivity'
6. Clica em 'Start'
7. Espera alguns segundos (30 a 60) e clica em 'Save' (convém que captures o trace se cenário que descreves estiver a ocorrer)
8. Faz upload do ficheiro ETL (em Documents\WPR Files) para um serviço cloud à tua escolha e partilha (podem enviar por PM)

Hth,
anthonws.
 
Acontecia (sim, acontecia) o mesmo com as colunas externas.

Desinstalei os drivers da marca e deixei que o Windows instalasse os seus. Depois, porque a qualidade sonora não era a mesma, voltei para os da Realtek. Nunca mais senti nada.

Mas os slowdows continuam.
 
@LPPT_flyier, sabes porquê instalei o 10? porque na semana passada fui impedido por três vezes de iniciar e depois completar um voo por causa do problema dos joysticks no 8/8.1. Disse "basta" e acabei com o problema de vez.

Tirando o problema deste tópico no resto não tenho nada a reclamar. E é curioso que em softwares como o FSX -sobretudo este de tão pesado que é- e o PCars não aconteça nada de anormal.
 
@LPPT_flyier, sabes porquê instalei o 10? porque na semana passada fui impedido por três vezes de iniciar e depois completar um voo por causa do problema dos joysticks no 8/8.1. Disse "basta" e acabei com o problema de vez.

Tirando o problema deste tópico no resto não tenho nada a reclamar. E é curioso que em softwares como o FSX -sobretudo este de tão pesado que é- e o PCars não aconteça nada de anormal.

Qual é mesmo o problema?Tens algum tópico aberto sobre isso?
 
Boas @José Alberto,

Aparentemente trata-se de um mixed problem, quer com os drivers e/ou com o próprio shielding dos componentes.

Existem imensos reports para Maximus VI/VII Hero motherboards...

http://rog.asus.com/forum/showthread.php?47496-Maximus-VII-Hero-sound-problem

http://rog.asus.com/forum/showthread.php?54162-Digital-Sound-popping-on-every-income-lost-signal

Inclusive para outros SO's... :P

http://linustechtips.com/main/topic/156825-maximus-vii-hero-z97-audio-is-crap/

De qualquer forma, se quiseres experimentar os drivers mais recentes da ASUS (Realtek), aqui estão eles:

Realtek Audio Driver V6.0.1.7525(SonicRadar V2.1.2401) for Windows 7/8/8.1 32bit & 64bit /10 64bit.(WHQL)
http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/misc/audio/Audio_Win7-8-81-10_V6017525_212401.zip


Quanto aos slowdowns, tenho aqui umas suspeitas que julgo serem interessantes explorarmos.

1. Tens RAID? Pelo que vi no trace que enviaste existe apenas 1 SSD, mas no entanto o driver de storage que encontrei é o storport.sys

1.1 Se não usas RAID, ou não tens RAID ativo na UEFI, podes tentar instalar os drivers AHCI mais recentes?

1.2. Drivers disponíveis aqui: http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/misc/sata/RAID_AHCI_Win7-8-81-10_V13101058_V14501081.zip

2. Que firmware tem o teu SSD?

2.1 A firmware mais recente está disponível aqui: http://eu.crucial.com/eur/en/support-ssd (MX 100)

2.2. Se te sentires bravo o suficiente podes fazer um firmware update. Mas atenção! BACKUPS! BACKUPS! BACKUPS!

3. Tens a UEFI versão 2801 e de acordo com o fabricante a versão mais recente é 2902. Que aparentemente "improves system stability".... LOL

3.1 Download aqui: http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/LGA1150/MAXIMUS-VII-HERO/MAXIMUS-VII-HERO-ASUS-2902.zip

4. Existem alguns DPCs elevados para o módulo "mticache.sys", que faz parte do Crucial Storage Executive.

Código:
Line #, Image Name, Image Path, Checksum, File Version, Binary File Version, Company Name
589, mticache.sys, C:\Windows\System32\drivers\mticache.sys, 0x0001742F, 1.7.3.0, 1.7.3.0, Micron Technology. Inc.

4.1 Depois de fazeres update à firmware do SSD (caso ainda não tenhas a última firmware, ou não queiras fazer o update), experimenta desinstalar este software/driver.

5. Experimenta ativar o High Performance Power Profile no Windows (para não permitir CPU clockdown)

6. Verifica se alguma destas acções eliminou ou melhorou o comportamento do PC.

Peço-te que tenhas especial cuidado com as questões de SSD firmware update e driver updates. Definir algo como AHCI quando estava como RAID vai alterar a stack de I/O e como tal o Windows pode não fazer boot. Nada que não se recupere, mas dá dores de cabeça.

Ou seja, dá feedback caso não te sintas confortável com algum dos pontos acima referidos.

Hth,
anthonws.
 
Wow, excelente!

Há pouco desactivei na BIOS a SupremeFX, desinstalei os drivers e instalei a velha X-Fi Xtreme Audio com a correspondente instalação dos drivers (kudos para a Creative que assegurou compatibilidade desta velha placa com o W10 x64) e configurei as opções de som. Aparentemente o problema deixou de acontecer e acho o som bastante melhor em comparação com o que tinha. No entanto, apenas tenha acesso ao computador vou verificar tudo aquilo que escreveste mas posso indicar várias coisas, até em resposta às MPs:

-não uso RAID.
-o firmware do SSD está actualizado.
-efectivamente tenho a BIOS anterior e posso tratar disso mais logo.

PS: BIOS actualizada, Crucial Storage Executive desinstalado. Agora é aguardar a ver se continuo a ter os mesmos problemas desta vez com a placa da Creative.
 
Última edição:
Wow, excelente!

Há pouco desactivei na BIOS a SupremeFX, desinstalei os drivers e instalei a velha X-Fi Xtreme Audio com a correspondente instalação dos drivers (kudos para a Creative que assegurou compatibilidade desta velha placa com o W10 x64) e configurei as opções de som. Aparentemente o problema deixou de acontecer e acho o som bastante melhor em comparação com o que tinha. No entanto, apenas tenha acesso ao computador vou verificar tudo aquilo que escreveste mas posso indicar várias coisas, até em resposta às MPs:

-não uso RAID.
-o firmware do SSD está actualizado.
-efectivamente tenho a BIOS anterior e posso tratar disso mais logo.

PS: BIOS actualizada, Crucial Storage Executive desinstalado. Agora é aguardar a ver se continuo a ter os mesmos problemas desta vez com a placa da Creative.

Sem dúvida a Creative mostra a muitos fabricantes como se faz. Produzir drivers de qualidade e com longevidade não é para todos.

Uma vez que não usas RAID, ou tens ativo na UEFI, verifica por favor qual o controlador que estás a usar para a SATA Controller? podes ver no Device Manager (devmgmt.msc), qual o driver e versão.

Diria que pelas imagens (aka .sys, .dll e .exe) que estão presentes no trace, estás a usar o driver nativo do Windows.

Código:
Line #, Image Name, Image Path, Checksum, File Version, Binary File Version, Company Name, Product Version
875, storahci.sys, C:\Windows\System32\drivers\storahci.sys, 0x0002E114, 10.0.10240.16384 (th1.150709-1700), 10.0.10240.16384, Microsoft Corporation, 10.0.10240.16384
876, StoreAgent.dll, C:\Windows\System32\StoreAgent.dll, 0x000799C9, 10.0.10240.16515 (th1.150916-2039), 10.0.10240.16515, Microsoft Corporation, 10.0.10240.16515
877, storport.sys, C:\Windows\System32\drivers\storport.sys, 0x00072ABD, 10.0.10240.16431 (th1.150810-2333), 10.0.10240.16431, Microsoft Corporation, 10.0.10240.16431
878, storqosflt.sys, C:\Windows\System32\drivers\storqosflt.sys, 0x0001519E, 10.0.10240.16384 (th1.150709-1700), 10.0.10240.16384, Microsoft Corporation, 10.0.10240.16384
879, StorSvc.dll, C:\Windows\System32\StorSvc.dll, 0x00065BB1, 10.0.10240.16384 (th1.150709-1700), 10.0.10240.16384, Microsoft Corporation, 10.0.10240.16384

Se assim for, experimenta instalar o driver AHCI mais recente que indiquei: http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/misc/sata/RAID_AHCI_Win7-8-81-10_V13101058_V14501081.zip.

Hth,
anthonws.
 
@anthonws:

Instalei o driver que indicaste, agora aparece Intel 9 Series Chipset Family SATA AHCI Controller, de 3/6/2015.

Seria por causa disto que tinha essas travagens esquisitas?

O som aparentemente está resolvido.
 
Back
Topo