Blu-ray is Dead says ZDNet

Certo que os ficheiros .mkv são de grande qualidade, mas penso que ainda não há leitores de sala (excluindo media centers...) capazes de ler este formato. Portanto ainda acho que há espaço e muito para o blu ray...
Errado. Muito errado que tu estás.
Existem já vários leitores de mesa que suportam inteiramente esse formato. E olha que não são poucos, basta percorreres aqui o fórum e vês vários.
 
eventuamente, é o sinal de um formato que chegou cedo de mais... e que se demonstrou demasiado picuinhas (com todas as tretas à volta do DRM, e dos equipamentos necessarios para tirar proveito da alta definição)

O armazenamento de dados moveu-se para a memoria flash, ou mesmo para discos rigidos convencionais, que chegaram a preços ridiculamente baixos (e com velocidade e fiabilidade superior aos discos opticos).

Mas, daqui a uns 5 anos, eu acredito que se comece a sentir a necessidade de explorar mais qualquer coisa.. e se o BR ca estiver nessa altura, pelo menos tem a grande vantagem de ja estar no mercado. Não acredito que se deixe o BR desaparecer, ou se retire apoio a isto, apesar de não ter a penetração que os seus apoiantes esperavam.
 
O blu-ray não irá desaparecer, nem que não seja pela Sony o usar para a distribuição dos seus jogos para a Playstation. Para distribuição de filmes, aqui é que está difícil arrancar. Leitores ainda caros, up-scaling de DVD para a maior parte dos consumidores é perfeitamente suficiente, HD streaming (quando houver largura de banda para replay instantâneo), mkv, tudo isto contribui para as vendas baixas de Blu-ray. Mas se os preços baixarem (leitores e discos) penso que haverá sempre mercado para o BR, muitos consumidores ainda querem ter o suporte físico do seu media, tanto seja a música, filmes, jogos...
 
Então e a Playstation 3 por exemplo ? como será sem os Blu-Ray's ?
Sinceramente não consigo imaginar sequer os BR's a extinguirem-se...


cumps
 
o defunto HD-DVD teria sido muito mais competitivo, era um formato "público" e tinha muito mais potencial para baixar de preço rapidamente.

Sinceramente estava à espera disto... A Sony ainda nao criou um formato que tivesse vincado no mercado, mas já fez umas quantas tentativas. Eles pedem demasiado dinheiro por tudo e por nada.

Para mim era o HD-DVD ou cartões de memória flash... Ou quem sabe aquele formato vindo da China... Agora o Blu-Ray? Duvido muito.
 
Sem ofensa, mas é uma opinião tão boa como qualquer outra, já referida.

Como já foi dito, nem sequer se massificou a sério, e ja se pode comprar pens`s de 64Gigas...

Pq raio havia eu de comprar isso?

Mais valia comprar um HD`s de 1TB....

Mas pronto, deixa ver como correm as coisas....
 
O BR poderá continuar a sobreviver se a sony assim o entender, não como formato para video mas como formato de armazenamento de dados para as suas futuras consolas de jogos.
Entretanto continuo com a mesma ideia que o destr0yer.
 
Mas se os preços baixarem (leitores e discos) penso que haverá sempre mercado para o BR, muitos consumidores ainda querem ter o suporte físico do seu media, tanto seja a música, filmes, jogos...

o problema, não está no preço dos discos e leitores, que ja é equiparavel ao preço do DVD em alturas equivalentes do campeonato.
O maior problema, é a falta de interesse em formatos de alta definição, quando não se tem uma televisão de alta definição em casa e/ou leitor-gravador BR no PC.

Uma televisão para alta definição ainda custa caro. e apesar de se venderem alguns, a grande maioria continua a com a boa velha televisão CRT (e venderam-se imensas, bem caras [tipo FD Trinitron Wega e coisas assim], pouco antes da chegada dos plasmas e LCDs), que so vai trocar, quando avariar...

O DVD convive bem, e tira o melhor destas televisões, e também consegue tirar algum proveito de televisões HD 720P... o BR é um overkill brutal para as televisões CRT que a maioria das pessoas ainda tem. a PS3 também convive bem com estas televisões.. e como tal, o facto de ler BR acaba por ser pouco relevante, a não ser por permitir ter jogos maiores em apenas um disco.

à medida que a quantidade de televisões de alta definição for aumentando, também irá aumentando a procura por filmes e conteudos em alta definição... Mas so nessa altura.
O mal foi ter lançado o formato antes de se ter apostado em popularizar os preços das TVs de alta definição... E mesmo depois disso, ainda se tinha que dar tempo para que o ciclo se completasse (porque nos tempos de hoje, quase ninguém vai descartar uma TV a funcionar, so para comprar uma TV de alta definição)

just my 2 cents
 
Última edição:
Acho que ninguém pensou, honestamente, que o formato BD fosse o futuro, sejamos sinceros, actualmente só os filmes em BlueRay é que realmente... usam BDs, além de estarmos a falar de uma quantidade bastante reduzia de filmes, os únicos DVDs que tenho, além de series, são as duas triologias de Star Wars e a Lucas Arts já anunciou que não tinha planos para lançar uma edição BD dos mesmos, do que é que o BD me serve?

Se quero gravar coisas, que não num disco, uso um DVD-R, compro um cake de 50 por meia-dúzia de tustos, um leitor bom custa-me 20 euros e, ao queimar, por acidente ou afins, um DVD-R não estou a deitar ao lixo uma pequena fortuna.

Em termos de utilidade, para além de filmes, estes recentes e cuja copia original tem uma resolução suficiente para ser convertido para BD (não adianta de muito meter um filme de 1980 e afins em BD se a copia original não tem resolução para tal), e mesmo ai é muito relativo, pois há a questão dos actuais leitores de mesa de DVDs com bons upscalers e as televisões com mais de 30'' para, sequer, se notar as diferenças, o que nos sobra?

Jogos? Não existem leitores de BD suficientes no mercado para sequer ponderarem tal coisa, para não falar que não há jogos para isso, do que adianta gastar dinheiro num formato caro e com pouco suporte quando dois DVDs custam menos que a caixa em que vão estar e até se gravam mais depressa, mesmo contando com o pormenor de ter que se mudar de DVD? E nem sequer é preciso falar na Playstation 3 e nos seus "belos" installs obrigatórios e o maior jogo registado, o Metal Gear Solid IV, ser de 32Gb com 12Gb de áudio comprimido, por outras palavras, com menos macacadas este caiba em dois DVDDL e, com sorte, até não iriam precisar dos installs de 2/5min por cada capitulo...



Por outras palavras, actualmente, não existe nenhuma razão para se dar uso ao formato BluRay, filmes com qualidade? Pegam num mkv e está a andar, até as series anime já estão disponíveis nesse formato!
 
Por outras palavras, actualmente, não existe nenhuma razão para se dar uso ao formato BluRay, filmes com qualidade? Pegam num mkv e está a andar, até as series anime já estão disponíveis nesse formato!

Mas ai estamos a entrar na pirataria. O BR neste momento só serve para filmes HD, concordo com tudo o resto que disseste :)
 
Não se preocupem, são noticias "para vender".


Quando os DVDs saíram a história foi identica... quem não se lembra dos preços absurdos dos gravadores de DVD e dos próprios DVDs virgens?

Continuou-se a usar largamente o CD, desenvolvendo-se até vários métodos para contornar a utilização caríssima dos DVDs, refiro-me por exemplo aos DVDRip (não só de filmes mas também de jogos, lembro-me perfeitamente que quando os primeiros jogos de PS2 começaram a saír em DVD surgiram versões pela net em CD, alguns com coisas ripadas como os videos e musicas outros divididos em vários CDs).

Queiram ou não, o uso caseiro para "backups" próprios de conteúdo pesa bastante, e até os preços serem acessiveis o DVD continua no auge.

O Bluray ainda não está In devido a esses mesmo problemas... já viram o preço de um media virgem bluray? Dos leitores e gravadores (estes já começam a ficar mais acessiveis)? Ou mesmo dos filmes/séries que são lançados em Bluray, regra geral são sempre mais caros que as versões em DVD.

Pessoalmente, já me faz confusão ver filmes em DVD (nem todos pois também os há com grande qualidade de imagem) depois de me habituar a ver em HD.

Resumindo:
É uma tecnologia relativamente recente e portanto é perfeitamente normal tudo isto...
 
Última edição:
Sim, de um ponto de vista legal, actualmente, é o caso.

Mas, mal os serviços digitais, que já são uma realidade nos Estados Unidos e afins estabilizem e se tornem financeiramente viáveis count me in! É claro que compreendo quem goste de manter a sua copia "física" mas começam a ser coisas "do passado", à excepção do Warhammer e o BF2142, todos os jogos que comprei nos últimos 3 anos não têm "caixa" (Steam e um serviço porreiro parecido da Stardock).

Já vimos isso acontece com as musicas, iTunes e afins, quando foi a ultima vez que viram alguém a ouvir musica de um leitor de CDs? ah, leitores de CDs normais, não os de MP3! Já está a acontecer o mesmo com os jogos, grandes empresas como a Blizzard, Valve, EA (ok, "grandes" em termos de vendas) e afins já estão conscientes disso, entre isto e filmes é um passo muito pequeno...

Já agora, alguém quer abrir um serviço de venda de series anime online? :D
 
Acho que ninguém pensou, honestamente, que o formato BD fosse o futuro, sejamos sinceros, actualmente só os filmes em BlueRay é que realmente... usam BDs, além de estarmos a falar de uma quantidade bastante reduzia de filmes, os únicos DVDs que tenho, além de series, são as duas triologias de Star Wars e a Lucas Arts já anunciou que não tinha planos para lançar uma edição BD dos mesmos, do que é que o BD me serve?

Se quero gravar coisas, que não num disco, uso um DVD-R, compro um cake de 50 por meia-dúzia de tustos, um leitor bom custa-me 20 euros e, ao queimar, por acidente ou afins, um DVD-R não estou a deitar ao lixo uma pequena fortuna.

Em termos de utilidade, para além de filmes, estes recentes e cuja copia original tem uma resolução suficiente para ser convertido para BD (não adianta de muito meter um filme de 1980 e afins em BD se a copia original não tem resolução para tal), e mesmo ai é muito relativo, pois há a questão dos actuais leitores de mesa de DVDs com bons upscalers e as televisões com mais de 30'' para, sequer, se notar as diferenças, o que nos sobra?

Jogos? Não existem leitores de BD suficientes no mercado para sequer ponderarem tal coisa, para não falar que não há jogos para isso, do que adianta gastar dinheiro num formato caro e com pouco suporte quando dois DVDs custam menos que a caixa em que vão estar e até se gravam mais depressa, mesmo contando com o pormenor de ter que se mudar de DVD? E nem sequer é preciso falar na Playstation 3 e nos seus "belos" installs obrigatórios e o maior jogo registado, o Metal Gear Solid IV, ser de 32Gb com 12Gb de áudio comprimido, por outras palavras, com menos macacadas este caiba em dois DVDDL e, com sorte, até não iriam precisar dos installs de 2/5min por cada capitulo...



Por outras palavras, actualmente, não existe nenhuma razão para se dar uso ao formato BluRay, filmes com qualidade? Pegam num mkv e está a andar, até as series anime já estão disponíveis nesse formato!


Parece que estou a recuar no tempo, e a ler posts de pessoal que dizia o mesmo dos DVDs comparativamente aos CDs...
Não me parecem argumentos válidos.

Sobre os .mkv de alta definição, só te posso dizer que sem os BD (ou HDDVD) originais, não haveriam .mkv, logo também não me parece argumento válido na minha opinião.
 
Em termos de utilidade, para além de filmes, estes recentes e cuja copia original tem uma resolução suficiente para ser convertido para BD (não adianta de muito meter um filme de 1980 e afins em BD se a copia original não tem resolução para tal)

Aqui enganas-te, qualquer filme por estar guardado em formato analógico tem uma resolução bastante maior do que a resolução HD.

Um filme de 35mm tem umas 2000 linhas de resolução, bem superior aos 1080 do HD...

Quanto à utilidade do BD, o problema é que o average joe não distingue a diferença entre este e um DVD.
Como sabem há quem compre aqueles filmes manhosos na feira, com qualidade semelhante a um filme de telemóvel e ficam todos contentes...
 
Parece que estou a recuar no tempo, e a ler posts de pessoal que dizia o mesmo dos DVDs comparativamente aos CDs...
Não me parecem argumentos válidos.

Sobre os .mkv de alta definição, só te posso dizer que sem os BD (ou HDDVD) originais, não haveriam .mkv, logo também não me parece argumento válido na minha opinião.

Aqui não se pode comparar com os DVDs, em termos de "historial".

Que outros formatos é que existiam, na altura, qual a largura de banda da internet, media, a que o comum mortal tinha acesso? Qual era o tamanho, e preço, de um disco normal? Quais eram as diferenças em relação ao formato anterior, o VHS ou, este mais raro, Video-CD?

Foram outros tempos, o pessoal abraçou o DVD, a qualidade de imagem, a simplicidade, uma CRT velha "via" a diferença de qualidade, tudo quanto era filme minimamente decente teve direito à sua versão em DVD, devo continuar?

O BD precisa de uma televisão boa para se notar a diferença, não só há poucos filmes nesse formato como não há, actualmente, oferta nem necessidade de deitar a colecção antiga de DVDs ao lixo, estamos num época em que se transfere 1Gb de dados num quarto de hora, em consolas de jogos já me expliquei o "barrete" que isso está a ser, por outras palavras:

Qual é a vantagem, hoje em dia, de usar um BD?

Falas em armazenamento? Quanto custa um disco de 1TB, quanto custa um bom gravador e respectivos BD virgens?
Qual a vantagem que tenho ao gravar esses tais filmes num BD em relação a um HDD?
Não haveriam? Talvez, mas então as transmissões HD? Os novos serviços que oferecem filmes "online"? Aonde estão os BD no meio disso tudo?
 
Última edição:
Aqui não se pode comparar com os DVDs, em termos de "historial".

Que outros formatos é que existiam, na altura, qual a largura de banda da internet, media, a que o comum mortal tinha acesso? Qual era o tamanho, e preço, de um disco normal? Quais eram as diferenças em relação ao formato anterior, o VHS ou, este mais raro, Video-CD?

Foram outros tempos, o pessoal abraçou o DVD, a qualidade de imagem, a simplicidade, uma CRT velha "via" a diferença de qualidade, tudo quanto era filme minimamente decente teve direito à sua versão em DVD, devo continuar?

O BD precisa de uma televisão boa para se notar a diferença, não só há poucos filmes nesse formato como não há, actualmente, oferta nem necessidade de deitar a colecção antiga de DVDs ao lixo, estamos num época em que se transfere 1Gb de dados num quarto de hora, em consolas de jogos já me expliquei o "barrete" que isso está a ser, por outras palavras:

Qual é a vantagem, hoje em dia, de usar um BD?

Falas em armazenamento? Quanto custa um disco de 1TB, quanto custa um bom gravador e respectivos BD virgens?
Qual a vantagem que tenho ao gravar esses tais filmes num BD em relação a um HDD?
Não haveriam? Talvez, mas então as transmissões HD? Os novos serviços que oferecem filmes "online"? Aonde estão os BD no meio disso tudo?

Bom... acho que parte da minha opinião explica-te os pontos: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=3815213&postcount=34


Sim, não se pode comparar o tempo do surgimento do DVD com o do Bluray de uma forma totalmente paralela mas está ela por ela e vais ver que a história se vai voltar a repetir.

Talvez não tão a fundo pelo menos de forma "inicial" pois existe a retrocompatibilidade entre as 2 tecnologias mas mais tarde ou mais cedo parece-me inevitavel. Bom, daqui a uns poucos aninhos (talvez 2 ou 3 anos) pode ser que ambos leia-mos esta thread e aí tiramos os juizos finais ;)

Cumps
 
Para mim tudo o que for medias tipo, cd's, dvd's bluray's etc está condenado ao fracasso, uns porque já atingiram o limite da sua vida e outros porque ainda nem sequer abriram os olhos para ver que no mundo que os rodeia o que domina e vai-se acentuar ainda mais é os cartões de memória, discos rigidos etc, a relação GB/€ entre um bluray e um disco externo é icomparável e o espaço de armazenamento é o que interessa actualmente.
 
Back
Topo