Blu-ray lento?

YuRiSsS

Power Member
Segundo responsáveis da Bethesda, a velocidade de leitura do Blu-ray é algo lenta.


Segundo a GameWorld, responsáveis pelo desenvolvimento da versão PS3 de Oblivion, a velocidade de leitura do Blu-ray da consola é inferior à do DVD da Xbox 360. Por esta razão, os tempos de carregamento de The Elder Scrolls IV poderão ser mais longos na máquina da Sony.
Para evitar o pior, a Bethesda espalhou a mesma informação por diversas partes do disco, de forma a que os acessos sejam mais rápidos.
Quase que apetece dizer que assim é fácil ocupar os 50GB de espaço armazenamento dos Blu-ray...

in GameOver
 
Última edição:
Quando precisarem dos 50gb só a PS3 vai continuar a mandar jogos cá para fora , fica o loading mais lento mas ao menos tens o jogo :)

Exacto... jogos de múltiplos CD's nunca saíram para PC, Playstation, Saturn :rolleyes:

Será que a Bethesda não poderia utilizar um DVD? Será que é obrigatório lançar jogos em Blue Ray? Espero que ao menos os gamers PS3 tenham direito a alguma expansão já incluída.
 
Claro axo que ninguém se importa de ter um jogo com 6 ou 7 dvd´s para a xbox , é a coisa mais normal do mundo isso.

A tua bola de cristal disse-te que jogo é que ia sair com 6 ou 7 DVD's ou não deu mais pormenores? :rolleyes:

E o Final Fantasy VII pa Playstation... foi só queixas na altura aliás o que o pessoal se lembra do jogo era mesmo ter que se levantar para mudar o DVD passado 20h :rolleyes:

Vamos falar de FACTOS e o facto é que fora o Blue Dragon acho que não se fala em mais nenhum jogo com mais que 1 DVD.
 
Se não viste ao que respondi... o rapaz disse "e quando os jogos ocuparem mesmo os 50gb?" (devem tar longe disso mas pronto) . Quando ocuparem 50gb temos pena dos que se vão ter de levantar pa trocar os dvd´s todos. É que no PC tb vai ter leitores BR e mesmo que não tenha instala-se no disco... Simples não? Se precisas de uma bola de cristal para ver isso... OMG
 
Se isso é verdade, no GTA IV, se usarem o mesmo sistema como no San Andreas (estar sempre a ler o disco para carregar as varias partes da cidade à medida que nos movemos) o Blu-Ray é uma maravilha! (cof cof). Se usarem o sistema tipo Vice city/gta3 já nao deve haver (tantos) problemas.
ein ? os 3 fazem streaming ou seja usam o mesmo sistema embora no SA tenham conseguido eliminar os loadings entre "cidades"/"ilhas" que o 3 e o VC tinham...
 
Mas então o problema do blu-ray não é tanto da velocidade de leitura mas sim do seeking, certo?
Qual é a valocidade de seeking do blu-ray vs hd-dvd/DVD/CD, procurei na net e n encontrei nada.
 
Ya é bem melhor ter loadings grandes ! que raio ? ... o disco está lá para reduzir os tempos de loadings... só temos que louvar a micro por ter trazido o HDD para o mundo das consolas graças a isso, menores loading times e claro eliminação dos memory cards :x2:

@lightMC
Ah ok :)
 
Bluray 2x=72 Mbps/8=9MB/s para fazer stream de discos de <25 GB de informação.

Ou seja fazer load de 512 MB de informação "a seco" demora 57 segundos

Sim, é algo lento, mais lento que a drive de DVD que a Xbox 360 tem, mas a X360 só lê DVD9 (8,5 GB) enquanto que o bluray vai, neste momento aos 25 GB.

Tendo em conta isto... é uma faca de 2 gumes, por um lado espaço dá sempre jeito; meter grandes FMV's em HD num DVD é impensável, só se tivermos dispostos a que o jogo ocupe múltiplos DVD's (e este tipo de média pode ser streamed em tempo real de um bluray).

Por outro... um jogo que não caiba num DVD caberá num formato maior, sem andar a trocar discos; se os developers se desleixarem e não optimizarem (com o espaço disponível nos DVD's não têm outro remédio) podemos ter grandes loadings, e loadings escondidos da drive para a RAM terão de começar mais cedo para compensar o facto de a drive tirar menos MB.

Proporcionalmente, se 1 jogo inteiro na Xbox360 ocupa 7 GB e um na PS3 20 GB (por exemplo) com a mesma duração então é natural assumir que a X360 irá ter vantagem nos loadings, não se garante é que também a tenha na qualidade das texturas (ou tenha FMV's)

Para a Sony também é, pelo menos para já, uma medida anti-pirataria eficiente; sacar 25 GB da internet não é brincadeira.

Uma coisa é certa, a Sony desde o primeiro dia que permitiu certos jogos (exemplo: Ridge Racer VII) de serem instalados no disco, beneficiando de loadings mais rápidos; não é de estranhar que o disco seja standard, já será para compensar em parte isso, suponho que assim loadings escondidos podem começar previamente, do bluray para o HD e depois do HD para a RAM; à velocidade que o HD permitir.
Ya é bem melhor ter loadings grandes ! que raio ? ... o disco está lá para reduzir os tempos de loadings... só temos que louvar a micro por ter trazido o HDD para o mundo das consolas graças a isso, menores loading times e claro eliminação dos memory cards :x2:
Desconheço um jogo da Xbox que tenha usado o disco intensivamente para streaming. Além de que não é standard na X360.

E não era a Saturn (consola de CD's) que gravava os Saves na memória interna? :p

Dito isto... HDD é lento, quando comparado à RAM, cacheamento de texturas por lá pode não ser muito vantajoso. (no caso da Xbox)
 
Última edição:
Eu tou a falar de loadings em geral... a 360 tem n jogos a usar o hdd, oblivion, Battlefield, Burnout... e deve haver mais só que no caso da 360 é tudo feito automaticamente e dai dos 20gb só termos desponivel 13Gb, 7 Gb são para o cache e para a retro compatibilidade no caso da ps3 é diferente como dizes basicamente um é manual e outro é auto.

E nopes foi a micro que motivou a inclusão do hdd na ps3 e tambem a inclusão lá da memoria que a wii usa, bendita concorrencia :)
 
Desconheço um jogo da Xbox que tenha usado o disco intensivamente para streaming.

O Morrowind só foi possível na XBOX por causa do disco... era usado para cache :P

Na X360 deve ser a mesma coisa os load times para quem n tem disco devem ser maiores.

Se o DVD será insuficiente para a X360... é esperar para ver o que dizem os developers.

Sobre load times hoje em dia é coisa que não deviam existir... não me venham falar de limitações de hardware que há developers que conseguem fazer um jogo inteiro sem um único LOADING screen :P
 
Mas isso já vai depender da qualidade do developer, mas tambem existe muitos developers que sabem esconder é os loadings ;) olha o caso do gears basta avançar certas cutscenes que levas com loadings em cima :P
 
E nopes foi a micro que motivou a inclusão do hdd na ps3 e tambem a inclusão lá da memoria que a wii usa, bendita concorrencia :)
Eu sei que a Microsoft foi a primeira a ter um disco de série (que abdicou, por razões de custos) na X360.

A questão é que "não precisar de memory cards" lembrei-me da Saturn. ;)

Quanto a "motivar a inclusão" acho meramente um passo natural precisar de espaço para gravar coisas quando começamos a lidar com imensas quantidades de memória, disco rígido será a solução preço/qualidade por MB.
Se o DVD será insuficiente para a X360... é esperar para ver o que dizem os developers.
Bastantes developers se queixaram na altura em que saiu, ou falaram que não teria espaço para FMV's HD, em suma mais espaço dava jeito, mas acaba por chegar, nem que se meta em mais que um DVD.

Também se fala de uma nova forma de compressão de texturas aí a vir que pode aliviar o problema.

Nada de preocupante; prefiro não ter de pagar o preço de uma drive de bluray/hd dvd no custo do equipamento.
Sobre load times hoje em dia é coisa que não deviam existir... não me venham falar de limitações de hardware que há developers que conseguem fazer um jogo inteiro sem um único LOADING screen :P
Também se pode optar por ter loading times para a qualidade gráfica do jogo/texturas ser melhor, se a consola tiver loadings rápidos. Na PS3 pode ser algo a ter em conta.

Um Gears of War como foi feito e optimizado para a X360, na PS3 podia acabar por ter loadings (se não cortassem, por exemplo, na qualidade das texturas), bastava o tempo de duração da "cutscene" como alguém referiu, não chegar para cobrir o tempo necessário para completar o load.

Loadtimes existem sempre em discos ópticos, a questão é quanto se conseguem esconder, velocidade lenta e muitos MB para transferir prejudica, claro; mas não torna impossível... pode é haver um preço a pagar, tudo depende do que fizerem com o hardware; nem estão "muito limitados" (graças ao disco); mas é um handycap, não deixa de o ser; usar o disco é um passo extra, que dependendo da qualidade das DevTools pode não ser exigido a todas as developers.

Assim como se a PS3 tivesse o monopólio face à X360 (e sem contar na diferença de custo do equipamento), seria uma desvantagem uma ter bluray's de 25 GB e a outra ter DVD's de 8.5 GB em comparação.
Mas isso já vai depender da qualidade do developer
Eu diria mais; bom senso do developer e optimização (o que nem sempre acontece em títulos multiplataforma).
 
Última edição:
Back
Topo