Bluray 2x=72 Mbps/8=9MB/s para fazer stream de discos de <25 GB de informação.
Ou seja fazer load de 512 MB de informação "a seco" demora 57 segundos
Sim, é algo lento, mais lento que a drive de DVD que a Xbox 360 tem, mas a X360 só lê DVD9 (8,5 GB) enquanto que o bluray vai, neste momento aos 25 GB.
Tendo em conta isto... é uma faca de 2 gumes, por um lado espaço dá sempre jeito; meter grandes FMV's em HD num DVD é impensável, só se tivermos dispostos a que o jogo ocupe múltiplos DVD's (e este tipo de média pode ser streamed em tempo real de um bluray).
Por outro... um jogo que não caiba num DVD caberá num formato maior, sem andar a trocar discos; se os developers se desleixarem e não optimizarem (com o espaço disponível nos DVD's não têm outro remédio) podemos ter grandes loadings, e loadings escondidos da drive para a RAM terão de começar mais cedo para compensar o facto de a drive tirar menos MB.
Proporcionalmente, se 1 jogo inteiro na Xbox360 ocupa 7 GB e um na PS3 20 GB (por exemplo) com a mesma duração então é natural assumir que a X360 irá ter vantagem nos loadings, não se garante é que também a tenha na qualidade das texturas (ou tenha FMV's)
Para a Sony também é, pelo menos para já, uma medida anti-pirataria eficiente; sacar 25 GB da internet não é brincadeira.
Uma coisa é certa, a Sony desde o primeiro dia que permitiu certos jogos (exemplo: Ridge Racer VII) de serem instalados no disco, beneficiando de loadings mais rápidos; não é de estranhar que o disco seja standard, já será para compensar em parte isso, suponho que assim loadings escondidos podem começar previamente, do bluray para o HD e depois do HD para a RAM; à velocidade que o HD permitir.
Ya é bem melhor ter loadings grandes ! que raio ? ... o disco está lá para reduzir os tempos de loadings... só temos que louvar a micro por ter trazido o HDD para o mundo das consolas graças a isso, menores loading times e claro eliminação dos memory cards
Desconheço um jogo da Xbox que tenha usado o disco intensivamente para streaming. Além de que não é standard na X360.
E não era a Saturn (consola de CD's) que gravava os Saves na memória interna?
Dito isto... HDD é lento, quando comparado à RAM, cacheamento de texturas por lá pode não ser muito vantajoso. (no caso da Xbox)