Blu-rays UHD 4K

Este tópico tem vindo a desenvolver alguns assuntos interessantes, agora fiquei com uma pequena dúvida
( o filme Transformers - The Last Knight 2017 em IMAX 4K ) isto é mesmo 4K ou foi feito upscaling de 1080p para 2160p ?

Alguém sabe !

Depende das cenas. Durante o próprio filme o formato da imagem altera entre 1.90:1 até aos 2.28:1. Por exemplo, o que vês em IMAX são imagens em que foram filmadas em 6.5K, noutras são em 8K. Mas a maior parte vem dos 6K.


@_lamy_ Toda a gente? Com que base dizes isso? Se eu for procurar tb encontro quem partilhe da minha opinião (o que não deixa de ser isso mesmo, opiniões). Que sistema tens?

Vale o que vale, mas já vi um critico a dar nota máximo ao som nesse filme e depois de ser confrontado com a analise disse que iria revalidar tudo. Mas afinal ele é critico ou não é?

Uma amostra do que se vai falando por aí:

1- I thought the audio in Dunkirk was decent but the bass was extremely loud and somewhat boomy (likely room characteristics). I had to turn the subs down a bit and it helped a ton. But as reported by others I had to watch this at a much lower volume than other films.

2- Some of the explosions sounded muddy to me. I have definitely heard better tracks before, such as Hacksaw Ridge.


3- Just finished Dunkirk and I loved the movie but I'm not sure about the audio. First the clipping is an issue and I found the bass to be boomy. Is it just me??


Bem, aparte das opiniões temos os factos:
8jkQjau.png

O que está a vermelho é o clipping (para quem não souber o que isso é: link). Essa amostra é do filme em causa.

Queres um exemplo de um filme com um bom grave, detalhado e profundo?
Vê o Mother! e depois diz me o que achaste.
 
@_lamy_ Toda a gente? Com que base dizes isso? Se eu for procurar tb encontro quem partilhe da minha opinião (o que não deixa de ser isso mesmo, opiniões). Que sistema tens?

Reconheço que "toda a gente" foi exagerado. Só fiz rápida pesquisa no google por "dunkirk reviews"! :)

Tenho um sistema muito mais modesto que o teu, pelo menos no que toca a subwoofer, daí talvez a diferente percepção:
- Marantz SR6011
- Monitor audio BX5/BXC/BX1
- BKelec xls200-df


Vale o que vale, mas já vi um critico a dar nota máximo ao som nesse filme e depois de ser confrontado com a analise disse que iria revalidar tudo. Mas afinal ele é critico ou não é?

Uma amostra do que se vai falando por aí:

1- I thought the audio in Dunkirk was decent but the bass was extremely loud and somewhat boomy (likely room characteristics). I had to turn the subs down a bit and it helped a ton. But as reported by others I had to watch this at a much lower volume than other films.

2- Some of the explosions sounded muddy to me. I have definitely heard better tracks before, such as Hacksaw Ridge.


3- Just finished Dunkirk and I loved the movie but I'm not sure about the audio. First the clipping is an issue and I found the bass to be boomy. Is it just me??


Bem, aparte das opiniões temos os factos:
8jkQjau.png

O que está a vermelho é o clipping (para quem não souber o que isso é: link). Essa amostra é do filme em causa.

Queres um exemplo de um filme com um bom grave, detalhado e profundo?
Vê o Mother! e depois diz me o que achaste.

Sim, entretanto também já tinha ido ler a tua review no outro fórum, e acredito que haja clipping e problemas com o audio. Mas eu numa visualização "despreocupada" no meu sistema, gostei do que ouvi, e não tive que descer o volume, não mais do que o normal.

Não conheço esse filme. Irei ver, assim que possível.

Aqui há umas semanas também estive a ajudar a montar um sistema de um familiar, com sub elac s12eq e usámos estes filmes/excertos como testes:
https://www.svsound.com/blogs/svs/103844102-5-of-the-best-home-theater-subwoofer-movie-moments

edit: este: http://www.imdb.com/title/tt1216496/?ref_=fn_al_tt_1 ?
 
Última edição:
O que eu acho é que temos de esperar mais um ano ou dois para os 4k ganharem força.

E mesmo assim.

Muitos filmes tiveram conversão para 2k para o cinema por causa dos efeitos especiais serem feitos nesta resolução e certos filmes nunca serão mais que upsclales, principalmente grandes blockbusters. O melhor que iremos daqui a 2 anos ver nos novos filmes, séries de TV e videojogos (se em 2020 saírem novas consolas).

O 8k, que as marcas querem introduzir no mercado, pois de outra forma não sabem como levar os consumidores a gastar o dinheiro, ainda terá um progresso mais lento. Irão haver TV´s de 8k lá para 2025 e quase tudo o que iremos ver serão upsclales.
 
Depende das cenas. Durante o próprio filme o formato da imagem altera entre 1.90:1 até aos 2.28:1. Por exemplo, o que vês em IMAX são imagens em que foram filmadas em 6.5K, noutras são em 8K. Mas a maior parte vem dos 6K.
O que interessa se foi filmado em 6 ou 8K e no final o filme foi montado e masterizado em 2K?
O blu-ray é copiado a partir do master e se está em 2K é sempre feito upscaling para 4K.
 
Não sei exactamente as questões que estão a falar sobre a banda sonora do Dunkirk, mas há ali escolhas especialmente ao nível dos baixos com a intenção de criar mau estar e náusea através da chamada Shepard Scale. Não sei se estará relacionado com os problemas que estão a discutir.
 
O que interessa se foi filmado em 6 ou 8K e no final o filme foi montado e masterizado em 2K?
O blu-ray é copiado a partir do master e se está em 2K é sempre feito upscaling para 4K.

O hacksaw ridge por ex foi masterizado em 2k senão estou em erro mas é para mim dos filmes 4k que mais me impressionou
 
O que interessa se foi filmado em 6 ou 8K e no final o filme foi montado e masterizado em 2K?
O blu-ray é copiado a partir do master e se está em 2K é sempre feito upscaling para 4K.

O que é que interessa? A sério?
Tem tudo. Ser masterizado em 2k é apenas uma parte da equação. Tudo conta, câmaras usadas, lentes, películas originais. À custa disso é que este filme tem o contraste que tem senão seria mais pobre no detalhe por exemplo. Mais, não afirmo, mas acho que ele nas sequências de IMAX foi masterizado em 4k.

Uma discussão em torno do master ser de 2k vs 4k para um filme que no final é apresentado em 3840 x 2160 a meu ver não trás grande vantagem. Faz lembrar a velha discussão dos megapixels nas câmaras fotográficas.

Senão por essa ordem de ideias todos os filmes que tivessem o master em 4k eram excelentes (ou superiores aos 2k), o que não é verdade (exemplo abaixo).
Alien Covenant 4k - master em 2k vs Argo 4k - master em 4k
 
Já recebi a trilogia d batman em 4k. Depois deixo o meu Feedback. Apesar de haver uma review que diz que o terceiro e reference material e ta no top 5, no fórum bluray.com a opinião do pessoal não vai de encontro com essa opinião, de maneira que já baixei as expectativas, mas vamos ver :D
 
O que é que interessa? A sério?
Tem tudo. Ser masterizado em 2k é apenas uma parte da equação. Tudo conta, câmaras usadas, lentes, películas originais. À custa disso é que este filme tem o contraste que tem senão seria mais pobre no detalhe por exemplo. Mais, não afirmo, mas acho que ele nas sequências de IMAX foi masterizado em 4k.

Uma discussão em torno do master ser de 2k vs 4k para um filme que no final é apresentado em 3840 x 2160 a meu ver não trás grande vantagem. Faz lembrar a velha discussão dos megapixels nas câmaras fotográficas.

Senão por essa ordem de ideias todos os filmes que tivessem o master em 4k eram excelentes (ou superiores aos 2k), o que não é verdade (exemplo abaixo).
Alien Covenant 4k - master em 2k vs Argo 4k - master em 4k

O que interessa?
Se é masterizado em 2K vai ser diminuído o número de pixels em que foi filmado (4, 6 ou 8K).
Ao pegar no master que está em 2K e se vai fazer um blu-ray 4K automáticamente terá que ser aumentada o número de pixels de 2 para 4K (upscaling), mas esse novo 4K do blu-ray nunca será um 4K igual á das câmeras usadas para filmar o filme.
Será sempre um 4K artificial, que foram introduzidos pixels por um software de computador.
 
Já recebi a trilogia d batman em 4k. Depois deixo o meu Feedback. Apesar de haver uma review que diz que o terceiro e reference material e ta no top 5, no fórum bluray.com a opinião do pessoal não vai de encontro com essa opinião, de maneira que já baixei as expectativas, mas vamos ver :D
Já li muita coisa má sobre o Begins
 
Já recebi a trilogia d batman em 4k. Depois deixo o meu Feedback. Apesar de haver uma review que diz que o terceiro e reference material e ta no top 5, no fórum bluray.com a opinião do pessoal não vai de encontro com essa opinião, de maneira que já baixei as expectativas, mas vamos ver :D

Em termos de qualidade não sei mas em termos de filmes, deve ser uma das minhas favoritas.
Grande adquisição.
 
Já li muita coisa má sobre o Begins
Sim o batman begins não esta grande coisa a nível de qualidade de imagem. Come se. Estou agora a acabar de o ver. Mas o restantes são muito bons segundo li. E meti 5 min do terceiro e deixou me satisfeito

edit: tou quase a acabar d ver o segundo filme e estou desiludido. As cenas imax tao brutais mas as restantes cenas quase que parecem um bluray normal. Tou para ver o terceiro. Parece que ainda nao é desta que comprei um bluray de referencia a nivel de imagem.
 
O que é que interessa? A sério?
Tem tudo. Ser masterizado em 2k é apenas uma parte da equação. Tudo conta, câmaras usadas, lentes, películas originais. À custa disso é que este filme tem o contraste que tem senão seria mais pobre no detalhe por exemplo. Mais, não afirmo, mas acho que ele nas sequências de IMAX foi masterizado em 4k.

Uma discussão em torno do master ser de 2k vs 4k para um filme que no final é apresentado em 3840 x 2160 a meu ver não trás grande vantagem. Faz lembrar a velha discussão dos megapixels nas câmaras fotográficas.

Senão por essa ordem de ideias todos os filmes que tivessem o master em 4k eram excelentes (ou superiores aos 2k), o que não é verdade (exemplo abaixo).
Alien Covenant 4k - master em 2k vs Argo 4k - master em 4k

Exacto tens também o exemplo do Oblivion, não sei se o bluray uhd é masterizado em 4K, mas o que é facto é que o bluray "normal" tem uma imagem bastante superior, á versão 4k, que tem uma imagem muito soft, sem definição, tendo em conta para mim o oblivion tinha uma imagem de referencia, fiquei muito desiludido com a versão 4k, é um dos casos em que a versão 4k é inferior.
 
Back
Topo