Blue Screens a torto e a direito... build nova

Pedi a um colega emprestado as memorias do PC dele.

São umas Kingston Predator HyperX HX432C16PB3K2/16.

Instalei nos mesmo slots onde tinha as minhas e passado alguns minutos de andar a mexer no PC lá veio o bluscreen... :shifteye:

Das memorias não deve ser mesmo.
 
Será que é mesmo da motherboard como referiram?
Será melhor passar esta thread para a secção de hardware?

Que outros testes posso fazer para eliminar mais factores?

CPU deve estar fora de questão... o GPU também acho.
Por estranho que pareça nunca crashou em tasks intensivas ou a jogar (sessões de 30/40 minutos), no entanto, em cerca de 15/20 minutos em idle ou tasks simples do windows isto crasha.

A board já tem mais de 30 dias, já não posso simplesmente devolver. Foi a única coisa que comprei em PT, o resto foi tudo amazon.
Como se processa um RMA? Vai para reparação e espero 30 dias, ou mandam uma nova de substituição?
 
Será que é mesmo da motherboard como referiram?
Será melhor passar esta thread para a secção de hardware?

Que outros testes posso fazer para eliminar mais factores?

CPU deve estar fora de questão... o GPU também acho.
Por estranho que pareça nunca crashou em tasks intensivas ou a jogar (sessões de 30/40 minutos), no entanto, em cerca de 15/20 minutos em idle ou tasks simples do windows isto crasha.

A board já tem mais de 30 dias, já não posso simplesmente devolver. Foi a única coisa que comprei em PT, o resto foi tudo amazon.
Como se processa um RMA? Vai para reparação e espero 30 dias, ou mandam uma nova de substituição?
Normalmente no RMA, se for até 15 dias são obrigados a dar-te uma nova e fica por aí, como já tem mais de um mês vais ter de esperar que eles activem a garantia,façam testes etc.
Em relação ao teu problema, na minha máquina tenho um ryzen 5 1600 com uma gskill 3000Mhz 8gb. Quando montei o pc também me estava sempre a dar blue screens e era das memórias pois não suportava os 3000.
Fui ver na tua board as especificações de memória e pela referência que tiraste do cpuz essas memórias não têm compatibilidade com essa board. Sendo mesmo esse o caso, que na minha opinião o é, tens duas hipoteses,. ou trocas de board ou de memórias.
Sendo que disseste que a única coisa que compraste em portugal foi a board acho que será o mais fácil de trocar.
Podes também ir mexendo nas frequências até acertares numa que fique estável, vê as specs de memória para a board e vai tentando.
Cumps
 
talvez valha a pena tentares afinar as memórias antes de fazeres troca da mobo ou da ram. espero q tenhas sorte. no meu caso, foi uma luta do camandro. usa o ryzen dram calculator e lê tutoriais do 1usmus
 
Mas tendo o XMP desactivo, ou seja, com as memorias a default haveria esse problema?
É que com as minhas memórias a default isso acontece.

Ontem também estive com um kit de 16Gb Kingston HyperX de um amigo e acontecia a mesma coisa com ou sem XMP.

Se fosse das memórias não seria estranho acontecer a mesma coisa com dois kits diferentes?

Eu neste momento fui buscar o velhinho Samsung 830 de 128Gb que tinha no portátil antigo e reinstalei o windows, para ver se era do outro disco SSD. Até agora com cerca de 40 minutos ainda não crashou, enquanto reinstalava as coisas todas e via uns vídeos no Youtube.

EDIT
Logo após ter feito este post levei com um BSoD:

Stop Code: Driver Overran Stack Buffer

Conclusão, não é do disco... :smilliex:
 
Mas tendo o XMP desactivo, ou seja, com as memorias a default haveria esse problema?
É que com as minhas memórias a default isso acontece.

Ontem também estive com um kit de 16Gb Kingston HyperX de um amigo e acontecia a mesma coisa com ou sem XMP.

Se fosse das memórias não seria estranho acontecer a mesma coisa com dois kits diferentes?

Eu neste momento fui buscar o velhinho Samsung 830 de 128Gb que tinha no portátil antigo e reinstalei o windows, para ver se era do outro disco SSD. Até agora com cerca de 40 minutos ainda não crashou, enquanto reinstalava as coisas todas e via uns vídeos no Youtube.

EDIT
Logo após ter feito este post levei com um BSoD:

Stop Code: Driver Overran Stack Buffer

Conclusão, não é do disco... :smilliex:
Podes ter tido azar e o kit do teu amigo também não ser compatível com a tua board mas vale a pena veres isso e mais uma que descartas. Quais eram as rams e referência?
 
@patCRUZ
sim, é muito esquisito. as memórias deveriam correr em stock em qq board, estejam na QVL ou não. dois kits diferentes darem BSODs em stock é coincidência a mais... não mexeste em voltagens, nem nada, certo? o cpu está com OC?
já experimentaste com um stick de RAM de cada vez?
essa fonte de alimentação é boa e recente, tem capacidade para aguentar com o sistema... ainda assim, se pudesses experimentar com outra, mal não faria.
Caso contrário, manda a board para RMA e explica q já fizeste testes de despiste às outras componentes.
Não acredito q o problema esteja no processador. Por muito esquisito q o IMC fosse, seria impensável passar testes de QC a dar erro com as memórias em stock. Isso nem nos ryzen v1 se passou!!
 
Sim, estou sem nenhum tipo de overclock ou alteração na bios... está tudo default.
A unica alteração que tinha feito foi activar o XMP, mas mesmo com ele desactivo e as memórias à velocidade padrão acontecem os BSoD e isto com dois kits distintos de memórias e em pares de slots diferentes (canais DDR4 1 e 2).

Acho que vou enviar email para a loja portuguesa... a ver o que dizem.
 
Esses dois componentes em questão não consigo, não tenho mais esse hardware...

Ontem fiz mais um teste usando cada um dos modulos de RAM isolados, apenas um de cada vez e ocorreu novamente o problema com ambos...
 
Atenção, vê se será disto
A última BIOS (42c) menciona isto: "PCIe Gen4 disabled when using a 3rd Gen Ryzen (Matisse) CPU due to AGESA change"

E para instalares a 41, tens de instalar a 40 antes, a qual tem a 32 como prerequisito.
Ou seja, por ordem seria 32, 40, 41, isto ignorando a 42 devido ao PCIe 4
 
Foi a loja onde comprei que fez o update...
Para o 42c fui eu que fiz, mas foi já sobre a 41a (penso eu que era esta).

No site da Gigabyte removeram essa e meteram a 42c em substituição.
Esse changlog que aparece no site é o mesmo da bios anterior que lá estava.
 
Quick question... instalaste o Windows em UEFI ou legacy?
Antes de instalares o Windows 10 vai à BIOS e desliga o "CSM Compability". Desta forma, apenas dispositivos UEFI vão ser listados no BOOT Menu.
Já experimentaste as ferramentas do MDOP?
 
Instalei com as opções padrão da bios... penso que seja UEFI. As opções actuais são estas:

dRS02kW.jpg


E o disco está em UEFI mode.

Devo então desactivar o "CSM Compability" e resintalar tudo de novo?

O que é o MDOP?

EDIT:
Entretanto já regredi para a BIOS F41 e o problema mantém-se... O último stop code foi:

IRQL GT Zero at System Service
What failed: Win32kfull.sys
 
Última edição:
Back
Topo