1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Blue Waters: O supercomputador de 200 mil núcleos

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por The Joker, 8 de Setembro de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 2664)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. The Joker

The Joker Power Member

A Universidade norte-americana de Illinois e seu Centro Nacional para Aplicações de Supercomputação (NCSA) receberam sinal verde para iniciar a construção do supercomputador de 200 mil núcleos batizado de Blue Waters.

A IBM será a responsável por criar a máquina. A nova máquina do Tio Sam terá uma capacidade de processamento equivalente a até 2 petaflops (2.000.000.000.000.000 operações em ponto flutuante), cerca de 1 petabyte (1.000.000.000.000.000 bytes) de memória RAM e 10 petabytes (10.000.000.000.000.000 bytes) de armanezamento. O projecto custará mais alguns números cheios de zeros 208 milhões de dólares.

O mais novo supercomputador da IBM será usado para criar estudar buracos negros e a formação das galáxias, testes de evacuações de massa coronal do Sol e entender a reacção em cadeia dentro de células vivas, por exemplo. Ou seja, é ciência pesada. O super-projecto só deve ficar pronto em 2011.

O supercomputador mais poderoso actualmente é o Roadrunner, seguido pelo BlueGene, ambos da IBM e usados pelo Departamento de Energia norte-americano. No rank dos 500 supercomputadores mais potentes, o Brasil (e a América Latina) está representado pelo “Netuno“, da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro -, que está na 138ª posição.

Fonte: guiadopc.com.br

Quero Benchs e 3DMARK!!!!
    :lol:

2. Raines

Raines Power Member

daqui a pouco tempo um portatil ja faz mais que isso:D

3. oscarolim

oscarolim Power Member

Basicamente, 1PB = 1 000 000 GB (um milhao de discos de 1GB :p)

4. OnTheNet

OnTheNet Mestre BOINC

Atenção Ás conversoes :P
    [SIZE=+1]1 petabyte = 1 048 576 gigabyte[/SIZE]

5. Make.Love

Make.Love Banido

tens a noção que só entram nestes super computadores software feito "por medida"?!

6. MPalhas

MPalhas Power Member

claro que tenho. aquilo que disse foi mais no gozo.
    obviamente que este tipo de computadores não tem comparação possivel com os computadores que nós usamos, tanto a nivel de hardware como de software

7. trapko

trapko Power Member

sim, mas n se admirem se daqui a uns anos tivermos petabytes nos nossos pc's..

ja vamos no inicio do tera, aí há uns 10 anos tavamos a começar o giga..

mas nessa altura ja os super computadores vão no Exabyte xD

8. petersaints

petersaints Power Member

Isso depende... agora conforme as novas normas 1 "prefixo"byte = 1000 "prefixo"byte. Na base 2 temos umas novas unidades:

Por exemplo:

http://en.wikipedia.org/wiki/Megabyte
    http://en.wikipedia.org/wiki/Mebibyte

Repara aí nessa tabela no lado direito no inicio de cada um dos artigos.

Sinceramente eu ainda uso o 2^10 em vez do 10^3 mas é porque acho que não faz muito sentido. Mas penso que a tendencia é isso mudar. O Ubuntu, por exemplo, já expressa muita coisa em KiB, MiB, GiB, etc...

Mais info aqui:
    http://members.optus.net/alexey/prefBin.xhtml
    http://en.wikipedia.org/wiki/Binary_prefix

9. Nomearod

Nomearod Power Member

Aposto que usará Linux =p

10. petersaints

petersaints Power Member

Linux?? Algo *nix based acredito... aquilo deve ter um OS próprio para gerir aquela enormidade de CPUs, memória e disco. Não corre Ubuntu Server xD

11. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

txiii... a quantidade de pr0n que dava para armazenar :D
    ...

o mundo dos supercomputadores é uma coisa brutal. nem quero imaginar os km de cabos que aquilo vai ter a passar de um lado para outro ;)

12. kikofra

kikofra Power Member

tem mais ram do que eu de disco

13. mauro1855

mauro1855 I'm cool cuz I Fold

Lool, ganda computadorzão... Fogo, é preciso tanto poder de processamento e de tudo para fazer simulações do comportamente de buracos negros?

Cumps

14. The Joker

The Joker Power Member

Pois deviam usar uma Ps3, poupavam muito, não era a Ps3 que era um super computador?!:D

15. freezeer

freezeer Power Member

hehehehehehehehehe...tiveste mt piada agora.. ri-me sozinho com o k disseste...boa noticia.. quer dizer boa piada..

cumps:lol::lol::lol::lol::lol::lol:

16. The Joker

The Joker Power Member

Se pouco tempo são 20/30 anos esta bem...

:D

17. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Já chega de spam.
    :iconlock:

Última edição: 8 de Setembro de 2008
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página