1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Bluescreen devido à placa gráfica a jogar

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por LizardKing1, 7 de Novembro de 2012. (Respostas: 10; Visualizações: 1197)

1. LizardKing1

LizardKing1 Power Member

Boa tarde

Tenho uma placa gráfica NVIDIA GeForce 9600 GT com Windows XP Professional SP3. Às vezes a jogar apanho um blue screen, o que me levo a actualizar os drivers da gráfica, contudo o problema persiste. Fui agora ao site da nvidia e tenho os drivers mais actualizados (306.81). Eu uso maioritariamente este PC para jogar, mas tanto quanto sei não acontece noutras situações.

Estive agora a ver isto: na pasta C:\NVIDIA\DisplayDriver\ tenho 2 pastas, referentes a 2 versões dos drivers, a 301.42 que tinha antes de actualizar, e a 306.81 que é a mais recente. Eu desinstalei a primeira versão e só depois instalei a seguinte, mas pelos vistos ficaram ficheiros. Pode ser um conflito entre drivers de versões diferentes? Devo/posso apagar a pasta 301.42?

2. Voystice

Voystice Power Member

Não sei se isso é importante, a não ser que não tenhas desinstalado os drivers anteriores antes de instalares os novos. Já agora, qual é o resto do sistema?

\w/

3. LizardKing1

LizardKing1 Power Member

Desinstalei e logo a seguir reiniciei, mas o PC começava logo a re-instalar drivers. A certa altura desinstalei e reinstalei em modo se segurança sem reiniciar. Penso que aquilo pode ser só uma pasta Temp onde vão os ficheiros depois de extrair ou algo assim, há um ficheiro Setup lá dentro.

Intel Quad 2 Core Q6600, Asus P5K Pro, 4GB RAM DDR2.

4. cyberadelino

cyberadelino Power Member

A fonte aguenta com o sistema? Eu diria que pode ser da fonte porque a gráfica deve ser o que mais consome no sistema

5. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

Como é que sabes que é problema da gráfica?

6. mix_pt

mix_pt Power Member

Sim, podes apagar a pasta toda do C:\NVIDIA. Esta pasta é apenas um local temporário para onde os ficheiros são extraídos para se efectuar a instalação das novas drivers. As drivers da Nvidia, normalmente, estão localizadas na pasta C:\Program Files. Normalmente, o próprio setup da Nvidia desinstala as drivers antigas.

O problema também pode estar nas memórias.

7. Voystice

Voystice Power Member

E qual a fonte que tens a "sustentar" isso tudo? Quantos discos internos tens, já agora? Apenas 1, ou mais?

\w/

8. xtremis

xtremis Power Member

Ora boas :)

Em temos aconteciam-me coisas parecidas quando jogava, mas cheguei à conclusão que era do hardware. A placa não tinha arrefecimento conveniente e "aquecia" brutalmente, até bloquear o sistema. Talvez tenhas o mesmo problema, especialmente se o ecrã azul só aparece quando jogas (ou seja, quando há mais stress no sistema).

Aconselhava-te a correstes algo do género do HWMonitor, enquanto jogas, para perceber se a placa (ou o CPU) está ou não a sobreaquecer. Se assim for, o melhor é optares por uma solução melhor de refrigeração. No meu caso, resolvi a coisa com um cooler específico para a gráfica, em vez de usar as ventoinhas de origem :)

Cumpts

9. xtremis

xtremis Power Member

Já agora, só uma achega, ou troca de info :) normalmente da experiencia que já tive, quando a fonte dá problemas pode afectar o próprio CPU, e não chega a apresentar ecrãs azuis (o ecrã azul pressupõe ao menos que o CPU consegue processar as instruções do SO para fazer o dump e mostrar o dito ecrã). Nos tempos em que tive chatices com a fonte de alimentação, o PC simplesmente parava, ou desligava-se, ou fazia "reset".

Pode não ser uma observação mt "cientifica", mas é só pra ajudar à discussão :)

De qualquer forma, convém ter a fonte bem dimensionada para o sistema, especialmente se forem usados vários discos internos. Eu não costumava ligar muito às fontes, até ter esses ditos problemas. Solução: investi numa Corsair como deve ser ;)

10. LizardKing1

LizardKing1 Power Member

O blue screen dava erro num ficheiro nv4_disp.dll que faz parte dos drivers da Nvidia.

Tenho 2 discos em partições separadas.

Faz sentido ser isso. Fui ver a fonte, é uma Nox de 600W (não sei o modelo exacto, não fui eu a montar o computador e não há etiquetas à mostra). Sei que a potência não é o único dado importante, mas já é algo.

Limpei um bocado o pó que se vai acumulando dentro da caixa. A gráfica tinha algum e deu para limpar melhor que a camada de pó por trás da ventoínha do CPU. Como o PC está num escritório com imensos livros acumula imenso pó, já pensei em usar arrefecimento líquido só por causa disto.

Hoje comecei a jogar com o Everest em background com 2 alarmes: tanto o CPU como o GPU passarem dos 70C. Joguei de novo Skyrim e voltou a ficar lento (10 FPS, o que acontecia mesmo antes dos blue screen) e não alertou nada. Isto antes de limpar a caixa. Eu em princípio ia trocar de gráfica este natal por uma Sapphire HD 7870, mas então provavelmente vou ter de melhorar a fonte não?

11. xtremis

xtremis Power Member

Ora bom dia :)

Uma boa fonte é sempre importante, talvez possas começar por usar este site para calcular a carga que a tua fonte terá de suportar:

http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Assim ficas a saber se estás a puxar muito pela fonte ou se ainda tens margem de manobra :)

Às vezes os problemas podem não ter a ver directamente com aquecimento, mas com dificuldade a fornecer energia aos componentes.

Além disso, as placas gráficas mais recentes (leia-se, de há uns 5 anos para cá) necessitam de mt mais energia, tanto que algumas têm conector directo à PSU, tipo disco rígido.

Vê com o site se a tua fonte tem capacidade suficiente para tudo o que tens ligado. Convém talvez começar por aí, não vás comprar tu a placa e depois tens os mesmos problemas (ou piores :S).

Cumpts

Partilhar esta Página