1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Bluescreen em Windows XP

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por TosteX, 25 de Setembro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 888)

1. TosteX

TosteX Powre Membre

Erros:
    [​IMG][​IMG] [​IMG][​IMG]

O erro acontece de modo aleatório cerca de 1x por dia. É uma máquina que funciona 24/7 há mais de 4 anos. Já procurei sobre os erros não obtive nenhuma informação em concreto.

A máquina não está ligada à Internet, só tem um programa instalado (excluindo os do Windows) e só recentemente é que começou a dar os erros, o que me leva a pensar num erro de hardware.

Há bocado tentei desfragmentar o disco em jeito de stress test para ver se ele dava BSOD, e deu.

Sugestões? Não me dava muito jeito ficar com a máquina offline durante muito tempo e por isso é que ainda não corri o memtest. Queria só correr se vocês concordassem que o problema deverá ser das memórias.

Obrigado desde já.

2. rustyballzz

rustyballzz Power Member

temps?
    po acomulado?
    geralmente basta limpar as memorias e o slot, fica a bombar

3. Totoro

Totoro Folding Member

A Microsoft tem um programa que lê os ficheiros de dump que são criados aquando do blue screen.

1º Botão direito do rato no My Computer > Startup and Recovery > Settings > Tira o Automatically restart e vê onde ele tá a mandar o memory dump

2º Saca o debugging tool aqui: http://www.microsoft.com/whdc/devtools/debugging/installx86.mspx

Depois é só instalar e abrir o ficheiro de memory dump que ele lá dá mais info sobre o que está a causar o BSOD.

Cumps

4. HeT

HeT Power Member

esse erro é muito genérico... pode ser incompatibilidade de alguma placa (problemas com os IRQs)... memória com timings muito fortes.. aquecimento de algum componente....

vai à bios e vê no sítio dos irqs se está tudo em auto...

tb podes ir ao gestor de dispositivos (no painel de controle)... anotas todos os irqs que estão a ser utilizados pelos dispositivos e depois vais à bios na parte do irqs e desabilitas os que não estão a ser usados...

5. TosteX

TosteX Powre Membre

Vou experimentar as sugestões todas a começar por limpar aquilo.

Obrigado pessoal.

6. InBlack

InBlack Power Member

Agarra numa borracha branca e da uma esfregadela nos contactos das memorias ram. A mim resolveu e nunca mais tive bsod (limpo quand calha LOL)

7. TosteX

TosteX Powre Membre

Microsoft (R) Windows Debugger Version 6.9.0003.113 X86
    Copyright (c) Microsoft Corporation. All rights reserved.

Loading Dump File [C:\Documents and Settings\Antonio\Ambiente de trabalho\reso\Mini091008-01.dmp]
    Mini Kernel Dump File: Only registers and stack trace are available

Symbol search path is: *** Invalid ***
    ****************************************************************************
    * Symbol loading may be unreliable without a symbol search path. *
    * Use .symfix to have the debugger choose a symbol path. *
    * After setting your symbol path, use .reload to refresh symbol locations. *
    ****************************************************************************
    Executable search path is:
    * Symbols can not be loaded because symbol path is not initialized. *
    * *
    * The Symbol Path can be set by: *
    * using the _NT_SYMBOL_PATH environment variable. *
    * using the -y <symbol_path> argument when starting the debugger. *
    * using .sympath and .sympath+ *
    Unable to load image ntoskrnl.exe, Win32 error 0n2
    *** WARNING: Unable to verify timestamp for ntoskrnl.exe
    *** ERROR: Module load completed but symbols could not be loaded for ntoskrnl.exe
    Windows XP Kernel Version 2600 (Service Pack 1) UP Free x86 compatible
    Product: WinNt, suite: TerminalServer SingleUserTS Personal
    Kernel base = 0x804d4000 PsLoadedModuleList = 0x80543530
    Debug session time: Wed Sep 10 00:03:01.562 2008 (GMT+1)
    System Uptime: 0 days 8:37:17.109
    * Symbols can not be loaded because symbol path is not initialized. *
    * *
    * The Symbol Path can be set by: *
    * using the _NT_SYMBOL_PATH environment variable. *
    * using the -y <symbol_path> argument when starting the debugger. *
    * using .sympath and .sympath+ *
    Unable to load image ntoskrnl.exe, Win32 error 0n2
    *** WARNING: Unable to verify timestamp for ntoskrnl.exe
    *** ERROR: Module load completed but symbols could not be loaded for ntoskrnl.exe

Isto aparece-me em todos. Será problema do kernel Windows?

Tenho vários dumps com diferentes erros.

8. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

FAz um chkdisk ao Windows... Pode ser algum ficheiro que ao ser carregado gera um erro impossível de identificar pelo XP e cria o BSOD... Já me aconteceu!

9. Mr.V

Mr.V Power Member

Bluescreen!

Boas...

O meu pc actual também apresentava esses erros...

desde o

irql_not_less_or_equal

a um avi_???

levei o a técnicos de informática que me disseram que uma das slots de memoria de 512 que tinha (tinha 2) tinha erros e tiraram-ma.

Levei-o novamente para casa, continuava a dar-me bluescreen. Voltei a levar lá o pc e o problema já não era da memoria (que já lá nao estava) mas da placa gráfica.tiraram a placa e fiquei com gráfica onboard. Agora já não me dá bluescreen mas reinicia (ecrã preto) cerca de 5 minutos de ligar o pc.
    O internet explorer dá-me erro e fecha as páginas, o live messenger dá erro e encerra e o ecrã fica preto e reinicia.
    Não sei o que fazer para pôr isto em condições.
    Se formatar e instalar o xp novamente isto não desaparece??

Estou a pensar comprar um pc novo mas este seria para os meus pais...

de origem era um Pentium 4 3.0 com 1 giga ram 160 gb disco e placa nvidia (???) já não tem placa nem 512 mb ram mas mesmo assim para o que os meus pais querem eu dava-lhes este e não gastavam...

Cumprimentos.

10. kindoor

kindoor Power Member

a tua placa deve ser uma FX5200 xD

11. TosteX

TosteX Powre Membre

O problema é que ele vai fazer um BSOD durante o chkdsk quase de certeza e é um PC que precisa de estar sempre ligado.

Vou tentar instalar, obrigado.

Como último recurso, será mesmo substituir as memórias.

12. texuguinho

texuguinho Power Member

Boas.

Isso sao sintomas de memorias a berrar. Testa um modulo de cada vez caso tenhas dois e se poderes arranja umas emprestadas para testares.

Cumps

13. stblink

stblink Power Member

Computadores a reiniciarem após 5 minutos pode dever-se a problemas de aquecimento.. já tive em mãos um computador que aparentemente estava tudo bem mas quando levantei o cooler tinha várias camadas de pó que não deixava entrar ar. Existem BIOS que têm controle de temperatura.

Existe software que testa as memórias...

Podem usar este boot CD para testes aos discos e memorias...

Mr.V - quando levaste aos técnicos e falaram que era memória.. eles deram-te a memória e a placa gráfica que suspostamente estavam danificadas? Quando vão a uma loja colocar um computador a reparar e comunicam que há material danificado, pedir sempre o material danificado, porque há por ai muitos chicos-espertos.

Quanto à formatação, pode resolver problemas de sistema (falas em msn dar erros, nesse caso deve resolver). Mas se houver problema de hardware irá continuar na mesma.

Em qualquer dos casos o pó é "inimigo"... peguem num pincel.. e nao tou a falar daqueles pinceis minorcas (aquela da borracha nunca tinha ouvido mas se resultou.. :P), tirem as memórias e dêm uma boa pincelada no encaixe (onde as memórias vão encaixar e de preferencia sem deixar lá nenhum fio do proprio pincel).

Quanto aos 5 minutos após reiniciar, supondo que o cooler do processador está a funcionar, retirem o cooler e verifiquem se não existe pó.

Ir à BIOS e colocar valores por defeito (normalmente é o F5) e reiniciar.

Se não resultar... existem LiveCDs, eu tenho um que é o BartPX que é um bootcd que carrega o windowsxp em memória como se fosse a partir do disco (mas é muito mais lento).. pode ajudar a diagnosticar problemas de hardware. Dá-vos acesso aos discos e informação.. se berrar mesmo com o liveCD então muito provavelmente o erro vem do hardware.

Partilhar esta Página