Bluescreen

AmaralC04

Membro
Boas pessoal,

Tenho um problema no meu PC que já tentei de tudo e não o consigo resolver.
Já instalei o w10, voltei a instalar o w11, já fui a linha de comandos e fiz /scannow, testei as memorias, fiz o /chkdsk, etc nada resolve o bluescreen e aparentemente com o software está tudo bem.
Por vezes troca as memórias e a placa gráfica de slots e fica 1 ou 2 dias sem fazer, mas depois volta a fazer.
Sempre tive este pc e quando o montei trabalhava lindamente e agora está me sempre acontecer isto.

Os erros mais comuns sao:
WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR
Critical Process Died
SYSTEM SERVICE EXCEPTION

Neste momento estou a tentar instalar uma autorização de W11 23H2 (versão de reparacao) mas não consigo terminar porque acaba sempre por dar bluescreen.

Alguém me consegue ajudar, por favor.

Começa por testar o disco, arranja um outro pc ou pede para alguem te colocar o Strelec WinPE numa pen, abre-o e testa usando o programa victoria, se te aparecer algum setor em azul é porque está danificado e tens que trocar o disco, vê também como tá o smart, se tiver unideal ou bad tens de trocar.
Assim que testaste o disco, se tiver tudo ok passa para as memórias, pega numa borracha escolar branca e "raspa" nos contactos da memória, nos dois lados, depois se tiveres um pincel da umas pinceladas nos contactos para não ficar com pedacinhos de borracha. Aproveita e dá umas pinceladas na slot também, e testa. Se tiveres álcool isopropílico ainda melhor, molha o pincel no álcool passa nos contactos e slot e espera uns segundos até secar (30 segundos chegam).
Se mesmo a assim tiver a dar o BSOD, analisa todo o hardware interno do teu pc, desde placas pci até aos usb. Vai tirando e testando.

Não te esqueças que se tiveres mais de um disco também tens de o testar.

Começa por testar o disco, arranja um outro pc ou pede para alguem te colocar o Strelec WinPE numa pen, abre-o e testa usando o programa victoria, se te aparecer algum setor em azul é porque está danificado e tens que trocar o disco, vê também como tá o smart, se tiver unideal ou bad tens de trocar.
Assim que testaste o disco, se tiver tudo ok passa para as memórias, pega numa borracha escolar branca e "raspa" nos contactos da memória, nos dois lados, depois se tiveres um pincel da umas pinceladas nos contactos para não ficar com pedacinhos de borracha. Aproveita e dá umas pinceladas na slot também, e testa. Se tiveres álcool isopropílico ainda melhor, molha o pincel no álcool passa nos contactos e slot e espera uns segundos até secar (30 segundos chegam).
Se mesmo a assim tiver a dar o BSOD, analisa todo o hardware interno do teu pc, desde placas pci até aos usb. Vai tirando e testando.

Podes analisar o que me aparece, por favor.
De facto, abaixo está o SSD a azul claro, é isso que te referes?
Fui ao smart e aparece a mensagem "good".

Junto envio as imagens:
Ecra principal: https://postimg.cc/7CDbJY3T
Smart: https://postimg.cc/HJ2nwDzv

Muito obrigado, desde já :)

Ok, já percebi! Inicialmente tinha feito "Quick surface scan with graph" e não me deu erros, conforme a imagem acima.

Agora que fiz o fullscan, eis o resultado:
https://postimg.cc/YGzP28pW
https://postimg.cc/2LjK1v6X

Nos resultados só aparece "block start at XXXXXXXX (xxx GB) read erro: ABRT "A device which does not exist was specified"

SSD foi à vida? Existe alguma coisa que possa fazer para reparar ou é comprar um novo?

Desde já, muito obrigado :)

Parece-me que o programa não estava a detectar o disco, então reniciei o PC e depois já me aparecia toda a informação do disco, inclusive o smart dizia "Good"

De seguida, iniciei novamente o "full scan" e estava a correu tudo bem, a maior parte a cizento claro, alguns verdes e laranjas, até que de repende o scan parou durante uns minutos e quando voltou a correr comecou a dar a mensagem "block start at XXXXXXXX (xxx GB) read erro: ABRT "A device which does not exist was specified" e começa tudo a azul. Acredito que nesse momento foi quando ocorreu o blue screen do disco e deixou de dar, dai aparecer a mensagem. Assim sendo, o problema ocorre devido ao disco deixar de funcionar, certo? E volta à vida quando eu o renicio, pelo menos é o que me parece.

Hoje ao utilizar o pc quando ocorria o bluescreen e eu reniciava, o PC voltava a funcionar durante algum tempo e depois dava o bluescreen, creio que ocorreu o mesmo quando estava a fazer o scan.

Aqui está o resultado do último teste que fiz:
Fullscan: https://postimg.cc/B8GN8D7c
Smart: https://postimg.cc/Tyq0nwZ8
Info geral: https://postimg.cc/qhJLwrTN

É possível resolver? Ou a resolução é ir comprar outro?

Desde já, muito obrigado.

Ontem à noite ainda acabei por fazer mais um teste e ocorreu mais erros do que o da imagem acima. Tudo indica que ocorreu o BSOD mais cedo que no teste anterior.
Hoje de manhã, retirei o SSD e fiz uma limpeza básica para tirar o eventualmente pó que poderia estar alojada nos pentes e neste momento estou a usar o PC à cerca de 30 min e até agora nada de BSOD.

A ver vamos.

@AmaralC04

Podia ser algum mau contacto no PCI do SSD, e ficou resolvido, pelo diagnostico não há razões para já estar a pensar trocar ssd, portanto, se não aconteceu nada até agora é continuar a usar, se fosse algo na board isso nem arrancava.

Ok, já percebi! Inicialmente tinha feito "Quick surface scan with graph" e não me deu erros, conforme a imagem acima.

Agora que fiz o fullscan, eis o resultado:
https://postimg.cc/YGzP28pW
https://postimg.cc/2LjK1v6X

Nos resultados só aparece "block start at XXXXXXXX (xxx GB) read erro: ABRT "A device which does not exist was specified"

SSD foi à vida? Existe alguma coisa que possa fazer para reparar ou é comprar um novo?

Desde já, muito obrigado :)
Desculpa desde já pela resposta tardia, pois esses erros são de quando algum contacto não funciona. Já agora no Victoria era para ires a Test & Repair, esqueci-me de mencionar. Se tivesses 1 setor lento ou danificado usavas o DRevitalize que é do mesmo criador do Victoria para te "tapar" o setor danifcado por um bom.

Desculpa desde já pela resposta tardia, pois esses erros são de quando algum contacto não funciona. Já agora no Victoria era para ires a Test & Repair, esqueci-me de mencionar. Se tivesses 1 setor lento ou danificado usavas o DRevitalize que é do mesmo criador do Victoria para te "tapar" o setor danifcado por um bom.
Achas que vale a pena correr o DRevitalize ? Ou como aparentemente durante do dia de hoje está a correr tudo bem, deixo estar?

Desde já, muito obrigado a ambos ! Inicialmente já estava a pensar em comprar outro PC assim já me fizeram poupar uns trocos !
@key7z e @MOUSETM

Achas que vale a pena correr o DRevitalize ? Ou como aparentemente durante do dia de hoje está a correr tudo bem, deixo estar?

Desde já, muito obrigado a ambos ! Inicialmente já estava a pensar em comprar outro PC assim já me fizeram poupar uns trocos !
@key7z e @MOUSETM

Não é necessário, mas já que tens o victoria, testa novamente o disco e tira print pra ver.

Boas pessoal,

Tenho um problema no meu PC que já tentei de tudo e não o consigo resolver.
Já instalei o w10, voltei a instalar o w11, já fui a linha de comandos e fiz /scannow, testei as memorias, fiz o /chkdsk, etc nada resolve o bluescreen e aparentemente com o software está tudo bem.
Por vezes troca as memórias e a placa gráfica de slots e fica 1 ou 2 dias sem fazer, mas depois volta a fazer.
Sempre tive este pc e quando o montei trabalhava lindamente e agora está me sempre acontecer isto.

Os erros mais comuns sao:
WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR
Critical Process Died
SYSTEM SERVICE EXCEPTION

Neste momento estou a tentar instalar uma autorização de W11 23H2 (versão de reparacao) mas não consigo terminar porque acaba sempre por dar bluescreen.

Alguém me consegue ajudar, por favor.
Instala o programa BlueScreenView

Instala o programa BlueScreenView
Em principio, penso que não é necessário, já estou a usar o PC à 2 dias e aparentemente resolveu. Inicialmente tinha instalado esse programa e ele não me guardava os erros, não sei porquê...
Eventualmente era alguma configuração que não fiz bem, mas caso aconteça novamente, instalo e faço o teste com esse programa.
De qualquer das formas, muito obrigado pela sugestão 😁

Back