BMP para Vector

Flavio_

Power Member
Olá!

Qual é o progama que posso usar para passar uma imagem bmp (um logotipo) para uma imagem vectorial?
Eu tive a ver alguns programas na net mas as conversões ficam muito más. Vector Eye; vextractor, Algolab...
 
É assim o inverso é simples, mas penso que transformar um mapa de bits numa imagem constituída por informação vectorial não seja um conversão que possa ser feita de forma automatizada de forma "perfeita".
 
Nem automatizado nem à pata, não fosse esse um dos meus trabalhos (não perguntem)...

Mas basicamente é assim. Quanto mais "orgânico" melhor se safam as apps automáticas. Qaunto mais "certinho" melhor se safam os humanos.

Eu se tiver de vectorizar um cravo não o faço à mão, mas se for um logo não uso uma app.

95% dos logos demoram menos de 30m de trabalho, dependendo de teres ou não a fonte necessária.
 
Podes tentar uma das ferramentas automáticas que existem pra fazer isso (como esta), claro que nunca fica optimo como se te fizessem isso manualmente mas talvez te sirva para alguma coisa.
 
Sim eu disse com algumas reservas pois podia haver alguma tecnologia (ou técnica) que permitisse fazê-lo e eu desconhece-se. Mas realmente parece que não há mesmo visto o ShadeX ser dos membros mais experientes aqui do Forum :P
 
Peter, eu não disse que não havia, só disse que podia não ser aplicável. Por exemplo o Illustrator CS2 tem um muito bom e o Corel X3 idem. Mas pode ser a ferramenta errada para o trabalho... Só com uma imagem do logo é que podia dizer se sim ou não.

Por exemplo, dás a um auto-tracer a bandeira da Macedónia e ele faz um c*****a. E no fim do dia são apenas poligonos rectos e dois circulos... Mas um auto-tracer não tem essa sensibilidade. Um humno ao ver o desenho de algo circular pensa logo em num circulo ou numa elipse. Mas como ensinar a um programa o conceito de circulo ou elipse? :)

E depois tens o santo problema do point count. Certos desenhos que eu fiz, mesmo a poupar vectores eram uns monstros. Se fosse um autotracer das duas uma, ou metia muitos mais vectores do que o necessário ou "cortava" detalhes importantes.
 
Última edição:
O problema já foi resolvido.

Precisava-mos da imagem vectorial porque temos de fazer umas bandeiras com muita urgência aqui para a empresa e a empresa que as faz só trabalha com esse tipo de imagens.

O técnico de informática pediu a um amigo dele que é designer para fazer o logo. Tive a dar uma vista de olhos e está perfeito. Ele deve ter desenhado à mão.
Parece que usou o freehand.
Quem sabe sabe...

Obrigado pela ajuda de qualquer maneira. :)
 
Não é um questão de só aceitar em formato vectorial... A questão é que para ampliações é o único meio de não perder qualidade. Se fizeres Zoom de 400% a um BMP é só pixeis e não me parece que é isso que se queira numa bandeira ;)
 
Até ficava giro a bandeira cheia de quadrados gigantes lol. Ia ser giro quando o meu boss as visse. hehehe

Eu sei como funcionam as imagens vectoriais, mas a tal empresa bem que podia fazer a conversão lá. Assim tivemos de recorrer a outra para fazer isso.
 
Eu que o diga, pq é o que eu faço em parte (desenhos para bandeiras ,) ). Mas tudo depende do trabalho/cliente.

Se for algo pequeno, tipo 1,30x0,9 ou 1,5x1 ainda se safa com um bitmap de boa resolução e de o cliente aceitar pequenas imperfeições. Agora a partir dai...

O problema principal nem são as imperfeições, pq isso é compensado em parte pela (extremamente) baixa resolução da impressão em tecido. As cores é que é a bronca. Tipo, eu se mandar um JPEG para impressão a fábrica imprime, mas o cliente tem de se aguentar às cores...

Ainda no outro dia um cliente só tinha um bitmap em RGB e tinha de ser feito "para a semana passada". Desenho complexo, explicámos ao cliente a questão. Ele decidiu seguir em frente. Os verdes sairam azulados. Teve de se aguentar...

Flavio, olha que é dificil no ramo exigirem-te isso em vectorial excepto no caso de ser um desenho mesmo complexo. Uma coisa simples não me lembro de ninguem que se cortasse a fazer o trabalho "in-house". A menso que estejam atulhados de trabalho e (como parece ser o teu caso...) tenha de ser "para ontem".

p.s. Freehand? ... tendo em conta 90% do que recebo em FH, só posso "dizer bem" dos "designers" que o usam... alem de que o FH é o cancro das conversões. Muitas vezes prefiro desenhar eu de novo do que ter de andar a "consertar" autênticas c****s que me enviam em FH.
 
Não é um questão de só aceitar em formato vectorial... A questão é que para ampliações é o único meio de não perder qualidade. Se fizeres Zoom de 400% a um BMP é só pixeis e não me parece que é isso que se queira numa bandeira ;)

obvio... mas para mim a melhor transformação de raster para vectorial será mesmo á mão
salvos os casos demasiado complexos, tal como o ShadeX falou...

as aplicações são boas.. porém não são humanas.. não sabem com precisão o que é o que..

o melhor será criar uns limites e depois junta los.. isto claro fica bem em logos mais quadrados.. mas uma pessoa que tenha mais jeito para a coisa e boa precisão acaba por ficar bem ;)

é quase como passar por exemplo a foto de uma área para desenho 3D, não vais usar um programa para o reconhecer...


mas já agora que fizes te?
foi mesmo há mão?
 


Bera bera é quando dão fotocopias a cores como a da esquerda (tamanho real a 600dpi...) e esperam desnhos como o da direita...

Por sorte eu tinha gosto em fazê-lo e o cliente tempo para esperar. No entanto, nota-se (nas plumas...) que que ao fim de uns dias (foi feito em prestações de 1h/dia... tinha outros trabalhos em mãos) já deitava o raio da coisa pelos olhos.
 
Pra terem uma noção do que é o logo ficam aqui as imagens.
Penso que a bandeira vai ter prai uns 2m de comprimento.

Esta é a imagem que nós tínhamos.
EFGROUP.jpg



Esta é a imagem vectorial que foi criada pelo amigo do meu colega...
logo.jpg
 
Última edição:
E exigiram-te isso em vectorial? ... espero que te tenham feito um bom desconto por não terem tido trabalho... isso eram os ditos 30m.

p.s. O desenho vectorial do amigo do teu colega está muito bom. Mesmo em bitmap dá para ver que os vectores estão no sitio certo :)

@peter, aquilo é fácil, dá é uma porrada de trabalho para ficar bem feito...
 
Última edição:
olá!
o qque eu tenho de fazer é um desdobrável.
eu fiz no photoshop e vou mandar imprimir.
gostava de saber se dá para por as fotos em vector sem as estragar.
 
boas pessoal,

estou a pensar fazer umas shirts, a casa onde as fazem pedem desenhos vectoriados, (penso que seja assim que se diga).

o objectivo era eu montar tudo em casa e entregar o trabalho final pronto a cortar.

nao tenho experiencia nenhuma na area da imagem, mas de certeza que nao sera impossivel de eu fazer.

vou dar um exemplo.

Imaginem uma "tribal" a preto numa shirt branca.

a loja produz o vinil e trata de o aplicar na shirt.

eu queria ja levar a tal tribal pronta de casa ja em vectores e pronta a cortar.

procuro um programa onde o possa fazer ( manualmente seria a opçao mais acertada )

como nao percebo muito disto, vinha aki pedir a vossa opiniao.

obrigado desde ja :)
 
Back
Topo