Boa antena direccional Painel TDJ de 13Dbi.

tache

Membro
Disculpenme que não se falar em português mas desejo colocar neste foro um artigo que publiquei originalmente em meu blog http://tache.unplug.org.vê/?page_ide=50. Isto e o que lerão a seguir é uma tradução literal que fiz através de um programa de tradução Espoñol-Português que consegui no Site. Espero saberão disculpar todas as imprecisiones que apareçam no texto. Se alguém pode o traduzir correctamente estar-lhe-ei altamente agradecido.

Boas e saludos!
Recentemente o colega e amigo Mauricio Allende (Maptrece) fez-me chegar através de meu correio electrónico, fotografias e planos de uma antena comercial Antena Painel TDJ 13DBi que tinha comprado e posto ao descoberto

Pareceu-me interessante a antena e após estudá-la detenidamente me dipuse a elaborá-la com umas pequenas modificações em quanto aos materiais a usar mas respeitando as medidas originais em quanto à separação dos elementos que me forneceu Maptrece.

Estas são as fotografias e os planos preparados por Mauricio:
maptrece.JPG
maptrece2.JPG
foto%20como%20va%20el%20vastago.jpg


A antena elaborei-a da seguinte maneira:
De uma fonte de poder eliminada de um velho Pc tomei a tampa que usei para construir o reflector de 13Cm x 13m. e a antena quadrada de 56mm x 56mm e do fundo de um velho reproductor de fitas corte os 3 directores de 45mm x 45mm, 40mm x 40mm e 35mm x 35mm.
dsci0158.jpg
Fondo%20de%20reproductor.jpg
dsci0162.jpg

A peça matálica com 3 ocos servirá para elaborar posteriormente um suporte para a antena. No centro encontra-se um pedaço de tubo de cobre dos usados nas cocinas de gás doméstico e mede aproximadamente 6.5Cm. A ferramenta azul é um pequeno soplete(Pencil torch) indispensável para soldar as peças.

Uma vez feito os buracos para alojar o conector N macho, e o ramo central que suporta a antena e os 3 directores. Fizeram-se as correspondentes marcas no tubo de cobre e soldaram-se os componentes.
DSCI0155.JPG
DSCI0150.JPG
DSCI0153.JPG


Como os elementos eram de diferentes cores, decidi os unificar forrando as peças com minha infaltable ayudante, o adhesivo de papel de aluminio http://tache.unplug.org.ve/?page_id=20
dsci0181.jpg


Com a lamina com 3 ocos mencionada dantes, fiz uma peça para servir de suporte colocada sobre um trípode de uma câmara digital.
Detalle%20Maptrece.JPG
DSCI0183.JPG



Apresentação final.
dsci0185.jpg


Façam a antena. É realmente muito boa e fácil de fazer.
Espero tenham gostado.

Saludos.

Octavio Rossell Daal.
 
Back
Topo