Boa maq. fotográfica compacta

Zeca_92

Power Member
Por razões profissionais (peritagem), preciso comprar uma câmera fotográfica de boa qualidade, daquelas pequenas "point and shoot", que possa andar sempre comigo no carro e no bolso.

A qualidade das que tiro com o telemóvel não me satisfaz (nem à empresa) e portanto tenho que ter uma máquina dedicada só para fotos e pequenos filmes de trabalho/sinistros.

A pergunta que coloco é... que máquina devo comprar?

Terá que ser pequena (para andar no bolso), com boa qualidade na fotografia mas também no vídeo (essencial). O zoom não interessa muito.

Fotografo e faço pequenos vídeo com frequência com pouca luz. Portanto a máquina tem de ter qualidade na ótica e no vídeo, para que o trabalho fique nítido.

Podem ajudar-me, por favor, na escolha? (marca e modelo)

Aguardo. Muito obrigado.
 
Como não falaste em restrições orçamentais. Sugiro a Sony RX100 primeira versão.
Curioso, quando estive a pesquisar na Net sobre essa mesma máq. da Sony (a RX100), verifiquei que havia uma grande diferença entre o modelo que no estrangeiro é comercializado ou, pelo menos, aparece nos testes (creio que já vão na versão V) e aquele que aqui em Portugal é vendido (na *****, por exemplo, vendem ainda a versão II).
Claro, quanto mais recente, mais cara, eu compreendo, mas também não queria estar a comprar uma máquina fotográfica - já na ordem dos 400 euros - que fosse antiga e ao que parece essa RX100 II é de ... 2012.
Daí que eu esteja mais inclinado para a Canon G 9X, que é deste ano e, pelo que tenho lido, não é nada má.
Só não a comprei hoje (havia "Promoção do IVA" numa grande superfície), porque não tinham lá a versão Black e eu não gostei do aspecto da de alumínio.
Mas vou analisar melhor o mercado, também com a vossa ajuda, porque não quero precipitar-me.
Até ao Natal hão de haver mais promoções...
 
RX100 só a partir da versão III :D
Eu ia para uma G7X MK II, da Canon, ou uma Panasonic LX100.
A Canon é mais compacta, portanto deverá ser a escolha acertada para ti...

As Sony RX100 são algo sobrevalorizadas. Basta ver o preço da MK V que saiu há uns tempos.

Cumps
 
RX100 só a partir da versão III :D
Eu ia para uma G7X MK II, da Canon, ou uma Panasonic LX100.
A Canon é mais compacta, portanto deverá ser a escolha acertada para ti...

As Sony RX100 são algo sobrevalorizadas. Basta ver o preço da MK V que saiu há uns tempos.

Cumps

Mas isso são máquinas para quase 800 euros!!
Calma amigo... não posso gastar tanto por uma máquina compacta.
Uma máquina razoável, de bolso, para trabalho, que tire fotos de boa qualidade em interiores/pouca luz e que faça filmes Full_HD que dê para apresentações técnicas, não está ao alcance de uma máquina mais económica?
Quero comprar uma compacta de qualidade (e recente) mas... 800 euros, pelo menos para mim, é muito pastel! Não dá...
 
Tudo bem. Mas valores na ordem dos 500/600 ultrapassam o meu orçamento. Pretendo adquirir uma compacta com boa relação qualidade/preço que não ultrapasse os trezentos e picos. É esse o meu orçamento. Como é para trabalho e uso diário, não quero (nem há necessidade) de entrar em loucuras.
Vou aguardar agora pelo Natal e pelas promoções/campanhas de fim de semana das grandes superfícies, esperando encontrar preços mais em conta. Se vir uma Canon PowerShot G9X Black à volta dos 400€ até sou capaz de "perder a cabeça", Se não, talvez vá para uma mais baratinha, entre os 200/300 euros, que seja boa na definição de imagem com pouca luz/interiores e no vídeo Full_HD. Não sei ainda é qual escolher...
 
Se não tiveres pressa, o Black Friday/Cyber Monday está ai à porta. Fica atento a folhetos e sites de lojas para ir vendo o que vai estar em promoção.
 
Peço desculpa, mas desconheço o que é o "Black Friday/Cyber Monday". Em que loja há isso?
O Black Friday é um dia/fim de semana em que há grandes descontos em inúmeras lojas. (25/11)
O Cyber Monday é do género mas é para compras online e é na 2ª-feira a seguir à Black Friday.
Por isso é que estava a dizer para durante a próxima semana ficares atento a promoções que possam aparecer e te interessem.
Passa também no tópico das promoções mais perto da data. https://forum.zwame.pt/threads/promocoes-e-bons-negocios.217598/
 
O Black Friday é um dia/fim de semana em que há grandes descontos em inúmeras lojas. (25/11)
O Cyber Monday é do género mas é para compras online e é na 2ª-feira a seguir à Black Friday.
Por isso é que estava a dizer para durante a próxima semana ficares atento a promoções que possam aparecer e te interessem.
Passa também no tópico das promoções mais perto da data. https://forum.zwame.pt/threads/promocoes-e-bons-negocios.217598/
Obrigado. Não gosto de comprar este tipo de artigo pela internet, portanto vou esperar pelas promoções de Natal das grandes superfícies.
E quanto à máquina, consideram que Canon G 9X (gosto apenas do modelo Bleck) é uma escolha acertada? Ou será que não preciso de gastar tanto (mais de 400) para comprar uma boa máquina compacta? Qual me aconselham em alternativa?
 
Na passada semana encontrei na ***** uma Fuji XQ2 por 115€, mas pelo que soube era maquina de exposição e a última em stock...

Qualidade/preço é imbativel, mais para uma maquina com sensor 2/3". É compacta tipo a S120 ou até a G9X. A G9X é superior a esta, mas muito mais cara...
 
Vou hoje aproveitar a Black Friday para finalmente comprar a compacta. Ainda não sei bem o que vou comprar, mas levo as seguintes ideias: para uma máquina mais barata, avançarei então para a Fuji XQ2 (obrigado, Anokyn, pela referência); se me entusiasmar e o desconto valer a pena, então talvez vá para a Canon G9X Black; a meio termo, tenho a Canon PowerShot SX720 HS debaixo de olho.

Se não não me derem aqui, ainda hoje, melhores escolhas, avançarei para a compra de uma destas 3. Quero resolver este assunto neste fim de semana para aproveitar os descontos.
 
Última edição:
Andei ontem pelas lojas (com descontos "Black Friday" neste fim de semana), mas não encontrei a Canon G9X em preto que procurava. Só as há em prata, com aspecto "retro", que eu não gosto. Não as acho práticas nem esteticamente próprias para trabalho.

Também estive com uma Canon PowerShot SX720 HS na mão, mas não me convenceu muito. Principalmente, porque acho que o melhor da máquina é o seu zoom apreciável (40x) e eu não preciso disso. O que me interessa é que a máquina tire boas fotografias nos interiores, em termos de luminosidade (pouca luz) e que as fotos tenham boa cor e recorte nessas condições. Preciso também de fazer, em condições não muito boas (subir escadas, em coberturas... portanto, a máquina tem de ter um bom "estabilizador" para não ficar tudo "tremido") pequenos filmes com qualidade full HD.

Numa das lojas (e com o desconto do IVA) vi uma SONY DSC-RX100M1 por 460€ (sem o IVA fica mais barata), mas não só pareceu-me cara (vi na net mais barata), como também acho que sendo um modelo muito antigo (acho que de 2011... este modelo já vai na versão 6 e esta é apenas a 1) não faz muito sentido eu estar a comprar hoje uma máquina tão antiquada.

Portanto, sinto-me um bocadito perdido... Quero aproveitar este desconto do IVA e resolver esta questão da compra da compacta de qualidade, mas não sei bem qual máquina comprar, dentro do limite que estabeleci dos 400€ top.

Podem dar-me uma sugestão, por favor?
 
Creio que a RX100 mkIII andava por pouco mais de 400€ numa das Amazons.

Essa garanto-te que te deixaria satisfeiro em todos os teus requisitos. Boa foto, bom video, bem estabilizada... Era uma aposta segura.

Vai ao tropical price e vê em que Amazon está mais barata.

Eu, sinceramente, prefiro comprar quase tudo na amazon. O serviço é brutal.

Ainda agora queria comprar umas coisas para o pc, outras para fotografia... Liguei para uma loja, não tinha em stock apesar de estar no site. Ligo para outra, 20 min em espera e não atendem...

E perdi este tempo porque era hardware para o pc, coisa que não é habitual comprar.

Vou à amazon, tinha lá tudo. E mais barato.

Já está tudo encomendadinho. Depois queixam-se que o pessoal compra coisas lá fora...
 
Creio que a RX100 mkIII andava por pouco mais de 400€ numa das Amazons.

Essa garanto-te que te deixaria satisfeiro em todos os teus requisitos. Boa foto, bom video, bem estabilizada... Era uma aposta segura.

Vai ao tropical price e vê em que Amazon está mais barata.

Eu, sinceramente, prefiro comprar quase tudo na amazon. O serviço é brutal.

Ainda agora queria comprar umas coisas para o pc, outras para fotografia... Liguei para uma loja, não tinha em stock apesar de estar no site. Ligo para outra, 20 min em espera e não atendem...

E perdi este tempo porque era hardware para o pc, coisa que não é habitual comprar.

Vou à amazon, tinha lá tudo. E mais barato.

Já está tudo encomendadinho. Depois queixam-se que o pessoal compra coisas lá fora...

E depois não tenho de pagar imposto na alfandega? Basta comprar pela internet e a máquina chega-me a casa direitinha. Ou será que depois, na alfandega dos correios, fazem-me pagar impostos pela compra?
Numa comprei nada de valor pela internet e tenho essa dúvida. Podem esclarecer-me, por favor?
 
E depois não tenho de pagar imposto na alfandega? Basta comprar pela internet e a máquina chega-me a casa direitinha. Ou será que depois, na alfandega dos correios, fazem-me pagar impostos pela compra?
Numa comprei nada de valor pela internet e tenho essa dúvida. Podem esclarecer-me, por favor?

Segundo as informações existentes no site da DGAIEC (Autoridade Tributaria e Aduaneira), as encomendas com valores até 45€ (no caso de particular-particular) e até 150€ (no caso empresa-particular) estão isentos de qualquer taxa aduaneira. Já o pagamento do IVA, as encomendas com um valor total (encomendas+portes) até aos 22€ estão isentas.

Assim todas a encomendas com um valor superior aos 22€, tem de pagar IVA.

É ainda importante referir que encomendas cujo a origem é dentro da União Europeia não pagam IVA nem taxas alfandegaras, não importa o valor das mesmas. Todas as encomendas, com o remetente de fora da União Europeia, estão sujeitas ao possível pagamento de IVA e taxas.

Por exemplo, para encomendas com origem fora da UE:
– No valor de 22,00€ (incluindo portes), não deve pagar IVA/taxas.
– No valor de 22,01€ (incluindo portes), paga o IVA sobre esse valor, taxas administrativas da alfandega e conforme o produto taxas alfandegarias.

Sim, alem do eventual IVA ou taxas, paga-se ainda o processo de desalfandegamento, valor esse que poderá rondar os 8/10€. Relativamente a outras taxas alfandegarias, tudo depende da mercadoria.

http://guialojasonline.maisfacil.com/vou-pagar-na-alfandega/
 

Então se bem percebi, amigo Fluke, para eu comprar uma maquina fotografica atraves da internet, tenho de ter a garantia que o site pertence à UE. Então terei de comprar pela Amazon Espanha, ou Amazon França. Correcto? Possivelmente, como o Brexit, se comprar pela Amazon UK terei de pagar IVA, não?

Já estive a percorrer os sites da Amazon e ainda não vi grandes pechinchas...

Como nunca comprei nada pela net, o melhor mesmo é eu ir a uma loja física daqui e... comprar. Não quero meter-me em aventuras. Vou aproveitar este desconto do IVA desta semana e arrumar com o assunto. Só não sei a máquina que vou comprar... :-)

Obrigado.
 
Hoje fiz uma encomenda de 300 e picos € na Amazon.es. Tudo o que tenho de material fotográfico veio de lá, e já lá gastei uns milhares de €.

Quando uma encomenda da Amazon não chegar direita a casa, não sei como trabalharão as outras empresas :)

Lembro-me de alguém ter dito que estava a RX100 mkIII a menos de 500, num destes dias de promoções numa qualquer amazon. Mas pode ter sido momentâneo

Não há taxas alfandegárias nas Amazons da UE.

Mas se não te sentes confortável, compra cá :)
 
Última edição:
Back
Topo