Boa maq. fotográfica compacta

Não tens zero zoom - tens a distância focal fixa.
Uma 18.5mm com uma abertura bem boa (f/2.8).

18.5mm são cerca de 30mm em FF - uma distância excelente para all around.
É como fotografar com um telemóvel, mas com mais zoom um bocado (os smartphones geralmente simulam a distância de uma 24mm).

Cumps

Compreendi, obrigado.
Confesso, essa informação esfriou um pouco o meu entusiasmo... Não é que eu precise muito do zoom, mas não ter nenhum... Como eu deixei claro, não sou um "expert" nem tão pouco tenho conhecimentos técnicos de fotografia. Apenas tenho gosto em tirar boas fotos e sou exigente com o que faço.
Talvez seja mais adequada para mim uma compacta mais versátil/multiusos, já que como disse preciso da máquina para utilizar no trabalho (peritagem marítima/portuária) e tem que ser pequena, pratica e polivalente. Que faça uns pequenos filmes nítidos (full HD) e que tenha uma bom estabilizador de imagem (por causa da ondulação) é também importante.
Acho que dentro disto, deve haver nas lojas algo que me satisfaça e já agora dentro de um preço razoável. A minha máquina anterior era uma Powershot SX200 da Canon já velhota, mas tive há dias um acidente/descuido com ela e perdia. Tive pena porque já me acompanhava há uns bons anos (sofreu muito...) e ia cumprindo.
 
Qual é o telemóvel que tens?
Tenho utilizado o telemóvel (Samsung S4) como recurso, mas não me dá jeito nenhum. Detesto! Não sei explicar. Tenho que andar com uma pasta de mão com os processos e, com o telemóvel, não consigo tirar fotos/filmes de jeito só com uma mão. Não sei porquê, se é da cobertura do aparelho (tipo livro), se é de não estar habituado (no sreviço usei sempre a tal compacta da Canon que falei) ou mesmo se é falta de jeito (o mais provável...). A verdade é que não me sinto confortável com o telemóvel. Ainda há duas semanas, com mau tempo, tive de ir vistoriar um casco e nem imaginam o teatro que foi só para tirar uma porcaria de fotos. Enfim, continuar a usar o telemóvel está fora de questão. E tenho de resolver este assunto rápido, porque me faz falta.
 
Pegando na versatilidade... Ainda que ligeiramente mais antiga, já espreitaste a Fujifilm XQ2?
Não encontrei essa máquina nos locais onde fui (2 grandes superfícies aqui em Lx). Numa delas aconselharam-me a Canon Powershot 720 (parece que é a mais recente e até estava em promoção), mas quando cheguei a casa verifiquei nas reviews que o principal valor da máquina era o Zoom e, como já disse aqui, o Zoom interessa-me pouco. Até foi por isso que não comprei, apesar de ter tido, durante anos, uma Powershot 200 da Canon e sempre ter cumprido. O problema para as máquinas, no meu caso, é o salite do mar. É curioso como aquilo corroí as máquinas e deixa cristais no vidro internamente que não saem mais. Acabam por não afectar muito a imagem (talvez tirem um bocado de definição e deixem as fotos um tanto esbranquiçadas, não sei), mas sentimos/vemos que estão lá. Nos filmes é que se nota mais. Mas isso (o contacto com o mar e até a chuva/humidade forte) não o posso evitar. Até é por isso que me custa gastar muito dinheiro com uma máquina, mas enfim, é trabalho.
 
Tens de procurar no ***** que encontras ;)

Se queres algo mais resistente, principalmente para a salite, tens que optar por equipamentos mais virados à vertente "prova de água" e corpo com borracha e liga de magnésio (salvo erro). Tens um belo exemplo na casa dos 350€, a Olympus TG-4. Abraço
 
Back
Topo