1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Boa maquina ate uns 600e

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por guiZmo, 24 de Novembro de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 635)

1. guiZmo

guiZmo Power Member

Boas, nao percebo mto d maquinas dai a criaçao deste topico.
    Procuro uma Reflex ou Bridge, (se é a mm coisa desculpem a ignorancia) para varios tipos d fotografia, um pouco de tudo. Tenho uma F50 mas queria uma maquina a sério, para poder ter outro profissionalismo na fotografia, oiço falar da D40, da S9600, tenho um amigo com uma S9500, q tambem nao pesca nada do assunto, e as fotos q vi ate era d qualidade interessante.
    Gostava do vosso conselho, nao precisa d ser até 600e, mas acho q com esse valor ja compro algo q valha apena o q vou pagar

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pensa bem naquilo que queres e separa as coisas. :)

Uma SLR (Single Lens Reflex, também conhecida só por Reflex) não tem nada a ver com uma bridge. Apenas o seu aspecto e alguns controlos são identicos. É uma máquina cara e que requer um investimento ao longo dos anos em lentes, acessórios e corpos novos. Não é prática pois para cada tipo de fotografia precisas de uma lente especifica e para conseguires bons resultados tens que a configurar para tal. Logo além de investimento em equipamento, implica investimento em conhecimento.
    Mas se queres evoluir dentro da fotografia, e se queres uma máquina que faça tudo e bem, não há melhor escolha.

Uma bridge faz praticamente o mesmo que uma compacta superzoom. Os sensores são iguais e a qualidade das lentes não é necessáriamente superior. Assim como não têm necessáriamente mais funções nem modos. E no que diz respeito a mobilidade e peso, tem os mesmo problemas de uma SLR excepto o carregar as lentes.

Ainda tens compactas avançadas, que apesar de continuarem com o aspecto de compactas, por norma, fazem mais do que as compactas normais e algumas bridges.

Das primeiras (SLR) podes ir para as de gama de entrada. Aqui penso que boas apostas são as Nikon e as Olympus pelas suas lentes. A Canon também é boa mas com outra lente que não a 18-55 do kit. Mas no final é preciso ver qual a que melhor te serve, dentro do orçamento.

Das bridges, já há por aí outros tópicos a discuti-las. Tens as Fuji, as Panasonic e as Canon. Cada uma com os seus pontos altos e baixos.

Compactas avançadas só me lembro de duas: Canon G9/G7 e Leica D-Lux 3/Panasonic DMC-LX2. São na realidade 4 mas no caso da Canon penso que a G7 é uma G9 limitada nas funções, no caso da Leica/Panasonic, é a mesma máquina mas as marcas usam um processamento de imagem diferente e a Leica, apesar de mais cara, inclui o Photoshop Elements (se não me engano).

Posso-te dizer que já tive oportunidade de usar a Panasonic DMC-LX2 e fiquei severamente desapontado. Só se consegue usar em ISO100 e tem muitas aberrações cromáticas. Aliás, como dizia uma review que li "é uma excelente máquina em cenários de muito sol e poucos contrastes, para outras situações é simplesmente má".

Última edição: 24 de Novembro de 2007
  3. guiZmo

guiZmo Power Member

estou com interesse em uma q possa mudar as lentes, isso de investimentos ao longo dos tempos sei q o tenho q fazer, mas gostava de uma q compensasse o valor a gastar

4. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Então o que queres é mesmo uma SLR. As outras têm acessórios mas não mudam lentes. (e na minha opinião pelo preço dos acessórios mais vale esquecer).

Já tens aí outros tópicos a anunciar bons negócios. Assim de cabeça:

Nikon D40 + 18-55 + tripé + cartão - 499€ (*****)
    Pentax K100D + duas lentes - 425€ (***** ou Jumbo, já não sei)
    Olympus E-410 + 14-42 + 40-150 - 659€ ou 579€ sem a segunda objectiva (*****)

E acho que também havia uma com a Canon 400D... Agora é veres que funções prezas mais numa máquina e qual gostas mais de agarrar.

5. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Com 600 a 800 €, podes sempre pensar em um corpo com uma óptica melhor que as 18-55 ;) Isso pegando no caso de numa D40 + 18-55 pelos tais 499 € como o Marto referiu...

Ou investir o extra em acessórios. (uma bateria extra ou grip, cartões, tripés, (se bem que este kit já traz 1 cartao e 1 tripé), uma 2ª lente, etc).

A Olympus E-410 com as 2 lentes também parece-me uma boa proposta. E as zuiko dos kits até são jeitosas, pelo o que dizem.

É pensar no que queres fazer no futuro, se vais investir em lentes (Nikon, tal como a Canon tem muito mais variedade de lentes, flash e acessórios, principalmente o mercado de usados) e alem disso, idealmente é pegar nas maquinas, para sentir o toque e o feeling, antes de avançar com o €€, visto que há muita gente que pega numa SLR pequena, como a 350d ou 400d da canon, ou a d40(x) e estas olympus e as põe logo de parte a favor das SLR de segmento acima (as chamadas medium SLR)

cumps

Última edição: 25 de Novembro de 2007
  6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Porque é que toda a gente ganha logo o hábito de me tratar por Marto? :p

Quanto às lentes a minha ideia era aproveitar a promo e comprar outra lente, por exemplo uma tele, com o resto do dinheiro. Se não fosse pelo tamanho e questões de mercado ía para a Olympus já com as duas lentes.

Mas aí é como dizes. Experimentar, agarrar, apalpar a "gaja" toda... :)

Partilhar esta Página