1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Boa máquina, rápida e eficiência ...

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Lusitano Rex, 29 de Setembro de 2007. (Respostas: 28; Visualizações: 1656)

1. Lusitano Rex

Lusitano Rex Power Member

Olá amigos,

Sou novo neste forum, que me foi indicado por um colega.

É isso ... Vou comprar de um computador novo! Será, basicamente, para trabalho. Ainda este ano vou iniciar o meu mestrado (Bioquímica) e tenho necessidade de ter em casa um bom computador para correr simulações que trago do cluster da faculdade.

Como estou um tanto "por fora" das novidades da informática, venho pedir-vos uma opinião sobre as componentes mais recentes (e melhores) com que devo mandar construir o meu PC.

O preço não é factor limitativo (isto sem entrar em disparates, pois o dinheiro custa a ganhar a todos). Quero eu dizer que pretendo ficar com uma boa máquina, que permaneça actual por 2 ou 3 anos, e que me dê garantias de eficiência e rapidez nos trabalhos do mestrado (uso programas para vários processadores).

Agradeço desde já a ajuda que me possam dar.

2. Martini_8

Martini_8 Power Member

Naõ dizer quanto tens para gastar? 500€? 1000€? 1500€?

Se a malta for fazer configs assim sem um valor vai te chegar aos 1000\2000€ .

Por isso vê se dizes kt podes gastar xD

Cumps Martini

3. Lusitano Rex

Não coloquei um valor certo pois, como disse, pode oscilar. Sei lá, entre os 1500/2000 euros... Como é para eu trabalhar no mestrado, não posso ser forreta e, mais tarde, arrepender-me por ter comprado um caracol. Percebem. o que eu quero dizer....

O importante é que a máquina tenha um bom processador Quad, muita memória, arrefecimento q.b. e um desempenho que satisfaça software multi-threads. Também há a questão do silêncio, já que é para ter em casa.

4. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

Com esta configuração conseguirás uma performance excelente a nível de cálculo. Trata-se duma configuração equilibrada que te permitirá jogar também, se bem que em alguns jogos mais modernos e puxados tenhas que sacrificar alguns settings.

Os dois raptores é para colocar em raid0. Estás a imaginar o teu SO e principais programas instalados num raid0 2x10.000 rpm ? :)

5. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

ía... também gosta de comprar um PC que nao fosse necessário comprar motherboard :-D

6. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

Ups! Falta a P5K - são mais 115 €.

7. vasco fernandes

119€ tem a GA-P35C-DS3R

8. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

OK. Desde que tenha o chipset P35 (Dá uma maior longevidade ao sistema em termos de upgrade).

9. Lusitano Rex

Esse processador (Q6600) não é fraquito? Tenho um sobrinho de 14 anos que comprou um, agora em Setembro, na MMarket.
    Não era bem para esse nível (do "Regresso às Aulas") que eu estava a pensar ...

10. vasco fernandes

chama-lhe tudo, menos fraquito:)

11. Miguel T.

Miguel T. Power Member

Acho que isso, chega.

EDIT: esqueci-me de meter o segundo disco para meteres em raid0.
    Já agora , digo que nao sei se essa MB da para fazer raid0, ainda nao consegui encontrar informaçao sobre as novas x38, em lado nenhum(nem so site da asus encontrei anda sobre isso, mas eles devem saber xD).

Cumps.

12. Romani48

Romani48 Power Member

deves estar a confundir com o E6600

e mesmo esse..

é tudo menos fraco.. alias nenhum C2D/C2Q é fraco ;)

13. vasco fernandes

qual é a razao dessa fonte??

14. Lusitano Rex

Confirmei agora com o meu cunhado. Ele comprou mesmo, na ***** de Braga, um computador para o meu sobrinho, com um processador Q6600. Não há dúvidas. Disse-me até que lhe custou 889 euros.

Não é ter preconceitos, mas não exactamente deste tipo de processadores que eu tinha em mente ...

15. touge_master

touge_master Power Member

o Q6600 é muito rapido, apenas baixou o preço e agora esta barato demais.

se queres algo melhor vai para um quad extreme, mas isso fica quase por 1000 euros

16. Lusitano Rex

Não era bem para esse nível que eu estava a apontar ...

Na faculdade, trabalho em stations Quad Xeon (socket 771). Não há possibilidade de construir, ao nível "doméstico", algo semelhante?

17. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

A configuração que te dei é tudo menos de regresso às aulas. Dois raptores de 10.000 rpm em raid 0, um quadcore, 4 GB de DDR2 dual channel, só poupei mesmo na gráfica.

Quanto ao Xeon existem equivalentes ao Q6600, poucos são melhores, só os equivalentes ao QX6800, mas não vale a pena a diferença (+ 10% de Performance, se tanto, por mais de 500% do preço).

Agora para colocares 2 ou mais Xeons a trabalhar numa única motherboard, já estamos a falar de socket 771 e não existem boards dessas para soluções domésticas. Também não te safas, para uma configuração decente, que daqui a 6 meses é ultrapassada por qualquer octocore rasca do *****, de gastar menos de 3.000 €.

Claro que os € são teus, mas para teres a melhor performance sempre, não invistas tudo num momento só. Aponta para a melhor relação preço/performance, ou seja ao nível de processadores é o Q6600 que ocupa actualmente essa posição.

18. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

Como podes verificar o desempenho do Q6600 está a verde, a laranja está o desempenho do processador mais potente da actualidade, a vermelho está o desempenho do meu processador C2D E6600 em overclock a 3.2 GHz. a cor de rosa está o "rapidíssimo" pentium4 a 3.8 Ghz (single core), a azul está o pentium 4 dual core mais rápido que existe.

Existem Xeons com todas estas arquitecturas, ou seja, existem Xeons baseados em Pentium 4 singlecore, em pentium 4 dual core, em C2D e em quadcore, com performances equivalentes. A diferença maior está que o processo de certificação desses processadores é muito mais rigoroso, destinando-se a um mercado muito mais limitado.

Algumas ideias apenas para teres em consideração e deixares-te de preconceitos ;)

19. Lusitano Rex

Agradeço as configurações que aqui apresentaram.

Vejo que estão todos rendidos aos "encantos" do Q6600, portanto, perante tanto unanimismo, vou mesmo "embarcar" na vossa sugestão. Pela menos, assim poupo muitos €€€ ... :002:

Só uma pergunta: acham que eu compre o PC já esta semana ou valerá a pena esperar pela nova motherboard com chipset x38? Com esta (nova) board, as memórias podem ser as mesmas? Recomendaram-me na loja umas Mushkin DDR2 DC XP2-8500 (Chips Micron). Que tal são?

20. Miguel T.

Miguel T. Power Member

Futuro upgrade..

Partilhar esta Página