Board morta após noite no carro (frio); é possível?

zelv

Power Member
tinha o meu pc a funcionar perfeitamente e após tê-lo deixado no carro (na rua) na noite passada (25/2) a board simplesmente não faz 'post' - 0 beeps. será possível que o facto de ter ficado ao frio possa ter avariado a board? pensei que os computadores gostassem de frio!! :) a sério, isto é possível - ser essa a causa? porque o pc funcionava perfeitamente antes de o ter deixado 'ao relento'...

obrigado
 
Talvez tenha apanhado alguma humidade.

Em todo o caso, se o tiveste no carro, provavelmente transportaste-o. Vê se está tudo bem ligado.
 
boas. sim já confirmei ligações, já fiz o boot fora da caixa só com cpu e ram, etc. como não há beeps tenho quase a certeza que a board morreu, o que eu gostaria de saber até para evitar futuras 'estupidezes', é se é possível ter avariadoa board por simplesmente ter apanhado frio/humidade
 
Como referiu o tntnt foi concerteza a humidade, o frio não a iria danificar. Tenta limpar tudo e tenta a secar com cuidado que ela poderá voltar a funcionar.
 
Como referiu o tntnt foi concerteza a humidade, o frio não a iria danificar. Tenta limpar tudo e tenta a secar com cuidado que ela poderá voltar a funcionar.
é assim a board liga, as fans rodam, etc, só não faz o post de qq forma por descargo de consciência já a deixei ligada tempo suficiente para (eventualmente) secar mas o problema persiste...
 
Se tinha humidade, nao deveria ter sido ligada. Deveria ter sido seca primeiro. Com a humidade por ter havido um curto-circuito....
 
Já me aconteceu isso com um computador que ficou ao relento na varanda. Desmontei tudo, limpei e cheguei a lavar a placa-mãe, secando-a muito bem a seguir, claro. Montei tudo e funcionou na perfeição.
 
Água 100% pura, o que na realidade é impossível de se conseguir, embora se consiga chegar muito perto, não é condutora de electricidade.
Para que haja condutividade na água é necessário estarem presentes iões que transportem as cargas.
Águas com purezas bastante elevadas e, consequentemente, com condutividades muito baixas, são utilizadas como standard para lavagem de componentes electrónicos.

Como é óbvio, a água da torneira, e mesmo a água destilada que se encontra nos supermercados, não é adequada para a lavagem de componentes electrónicos já que possui quantidades consideráveis de iões.
 
já li várias "receitas" que passam por lavar as boards com água, da torneira, claro. Mas primeiro descarregam-se todos os condensadores e tal e claro, uma secagem longa...
 
Desculpem a continuação do offtopic:

O problema da água da torneira, para além da condutividade, é que após secagem deixa resíduos salinos, tais como calcário ... que não devem ser muito bons para a saúde dos componentes.
Mas acredito que, tomando os devidos cuidados, se possa fazer uma lavagen com água da torneira com um mínimo de consequências, em especial se for uma vez sem exemplo.
De qualquer forma, já se arranja água com baixa condutividade a preços não muito elevados, como bi-destilada, ou água desionizada.
 
Última edição:
Back
Topo