Board morta?

Spam

Power Member
Bem tenho a impressão que a minha board morreu, mas antes de partir para outra, se alguém mais experiente pudesse confirmar agradecia.

Diagnostico: O PC liga, fica a luz dos discos acesa e aparece no monitor a bios da placa gráfica e não sai dali, ao fim de uns 30 segundos vai abaixo e volta a fazer o mesmo.

Anteriormente ele já tinha um problema do mesmo género, tipo o PC freezava se sofresse um toque por mais ligeiro que fosse, depois para voltar a ligar normalmente, tinha de lhe dar umas pancadinhas e ir vendo se arrancava a bios, ao pressionar a zona da pilha da bios também fazia o mesmo, tenho quase a certeza que será um problema da board mas...

Complicado vai ser arranjar uma board socket 939 agora

Queria ver se aproveitava os dados que tenho nos discos em Raid-0 mas tou a ver que vai ser complicado :sad:

Sistema:
Board: Gigabyte GA-K8NF-9
CPU: AMD 64 3200+
Memorias: GSkill DDR 2x1GB
Grafica: 6600GT
Disco: 2x160GB em Raid 0

Obrigado
 
o board parece tar boa, deve ser alguma incompatibilidade entre outros componentes como disco ou memória ram. tenta fazer carregar as configurações base da bios a ver se ajuda em algo.
 
o board parece tar boa, deve ser alguma incompatibilidade entre outros componentes como disco ou memória ram. tenta fazer carregar as configurações base da bios a ver se ajuda em algo.

Não acho que seja incompatibilidade porque o sistema sempre funcionou assim, depois ao fim de um ano + ou - é que começou a freezar de vez enquanto com alguma vibração, mas como acontecia raramente e com uma leve pancadita ficava a funcionar bem, não liguei muito, mesmo assim desmontei todos os componentes e voltei a montar, mas ficou na mesma, até hoje que não ligou mais, ou melhor, liga, mas não carrega a bios da board, apareçe no monitor a informação da bios da placa gráfica e não passa dali, ou seja não consigo sequer aceder há bios da motherboard.

Já removi a pilha da bios durante uma hora, para ver se resetava, mas não resultou.

Obrigado
 
entra na bios e ve se ele detecta as drives todas. o problema é ele não conseguir fazer o diagnostico todos e nessa parte custuma ser a das drives. experimenta tb desligar os cabos IDE ou SATA e ver se diz boot failure ou algo do genero
 
entra na bios e ve se ele detecta as drives todas. o problema é ele não conseguir fazer o diagnostico todos e nessa parte custuma ser a das drives. experimenta tb desligar os cabos IDE ou SATA e ver se diz boot failure ou algo do genero

Ele nem carrega a bios, por isso não há maneira de aceder a ela, com os cabos dos discos e das drives desligadas fica igual.

A unica coisa que apareçe no monitor é a Bios da placa grafica:

GeForce 6600 GT Bios
Version blabla bla
Copyrigth blabla
128.0MB Ram

Fica uns 10 segundos nesse ecrã desliga-se e volta a mostrar o mesmo e não sai dali.

A "maquina" já tem uns anos, mas como tenho um portátil novo não pretendia gastar muito dinheiro num upgrade total ao PC, mas estou com receio de gastar guito numa board e não ser da board :sad:
 
posso estar a dizer uma coisa muito estúpida e que até nem sei se será possível, mas não poderá ser da pilha da bios já estar gasta??
 
posso estar a dizer uma coisa muito estúpida e que até nem sei se será possível, mas não poderá ser da pilha da bios já estar gasta??

Acho que a pilha da bios só serve para guardar a configuração, por ex se não tivesse pilha cada vez que se reiniciava as configurações resetavam todas, ordem do boot, relogio, clocks, etc.
 
Desmonta tudo da caixa e monta os componentes fora da caixa mas apenas os estritamente necessários, Boar, cpu, 1 dim ram, gráfica,fonte e cooler claro.

Depois experimenta iniciar o pc e vê se dá a mesma coisa. Se não souberes como arrancar o pc sem o botão da caixa é só fazeres um CC nos pinos de power do front panel ;).

Cumps e boa sorte
 
Pelos sintomas parece ke a bus está estalada, ou seja se ela arrancaba com umas pancadas, e quando davas um tokezinho freezava, entao as ligaçoes do circuito impresso estao estaladas/partidas.

Pra confirmar isto tira a board da caixa e mete em cima de uma superficie perfeitamente lisa. Liga a boar e vai tentando dobrar pra frente e pra tras (nao muito) tenta apenas mudar as posiçoes, mete objectos por baixo em certas zonas pra obrigar a dobrar.

Tem atençao pra nao dobrara isso demais senao faz mais mal ke bem...

Podes tb meter lá o ouvido e ver se ouves estalinhos
 
Pelos sintomas parece ke a bus está estalada, ou seja se ela arrancaba com umas pancadas, e quando davas um tokezinho freezava, entao as ligaçoes do circuito impresso estao estaladas/partidas.

Pra confirmar isto tira a board da caixa e mete em cima de uma superficie perfeitamente lisa. Liga a boar e vai tentando dobrar pra frente e pra tras (nao muito) tenta apenas mudar as posiçoes, mete objectos por baixo em certas zonas pra obrigar a dobrar.

Tem atençao pra nao dobrara isso demais senao faz mais mal ke bem...

Podes tb meter lá o ouvido e ver se ouves estalinhos

Já agora usa um martelo ....senãotiver problema nenhum de certeza q consegue arranjar um facilmente identificavel .....
 
Nao tou a falar de dobrar nesse sentido.

Como ja devem ter percebido tou a falar de torcer a board ligeiramente.


Mas se os senhores sao experts na materia entao e melhor calar-me, porke pelos vistos as pessoas tentam falar de alguma coisa ke já lhes akonteceu e dar uns concelhos mas estao praki a pra flamar os outros e a deturpar os posts...

PS: Ja me aconteceu a uma board s478 a mesma coisa, ligaçoes todas estaladas, so arrancava de vez em quando.
 
Nao tou a falar de dobrar nesse sentido.

Como ja devem ter percebido tou a falar de torcer a board ligeiramente.


Mas se os senhores sao experts na materia entao e melhor calar-me, porke pelos vistos as pessoas tentam falar de alguma coisa ke já lhes akonteceu e dar uns concelhos mas estao praki a pra flamar os outros e a deturpar os posts...

PS: Ja me aconteceu a uma board s478 a mesma coisa, ligaçoes todas estaladas, so arrancava de vez em quando.

eu até percebo o q queres ...mas falhas no pcb devido a quebras das ligações é morte da board anunciada e não para andar a enfiar objectos debaixo a "dobrar" qd caires em ti vais perceber o ridiculo da situação ... e o ridiculo de dar este conselho a alguém cujo o material pode não ter problema nenhum e vai passar a ter de certeza absoluta ....
 
eu até percebo q queres ...mas falhas no pcb devido a quebras das ligações é morte da board anunciada e não para andar a enfiar objectos debaixo a "dobrar" qd caires em ti vais perceber o ridiculo da situação ... e o ridiculo de dar este conselho a alguém cujo o material pode não ter problema nenhum e vai passar a ter de certeza absoluta ....

Faz la esta experiencia:

Mete uma borracha numa das bordas da board quando ta fora da caixa, vais ver ke nao dobra quase nada.

Eu n estou a falar de grandes dobras, tou a falar de dobrar o mesmo que dobra ao tirar da caixa, ou mesmo quando tens na mao. Só o sistema de retençao do cooler já dobra a board um pouco.

Alem disso se é morte anunciada fazer isso entao ele deve ter assassinado a board quando a tirou dentro da caixa nao? é ke nao conheço maneira nenhuma de tirar uma board de dentro de uma caixa sema dobrar um pouco, ja ke so temos duas maos...
Depois se a board tiver estalada já nao ha nada a fazer, portanto fazer isto serve apenas para confirmar as suspeitas. Se nao tiver estalada entao isto nao faz mal nenhum

Tenhu uma board AMD aki ao meu lado de 1999, ja a pus ao alto, de lado, coisas em baixo, etc.. e reparao ke nao dobra quase nada. Nem danifica.

Sem ofensa mas odeio quando as pessoas flamam sem razao nenhum, ja que o ke estou a dizer é apenas um metodo de confirmaçao. Esta estalada = entao se estalar mais n faz mal porke estragada ja estava / N esta estalada = n faz mal porke nao vai estar com o flex.
 
Última edição:
W00T?
Eu tiro a board de dentro da caixa do Pc,sem forçar sequer a board.
Estás errado quanto a isso.

Axo ke ninguem percebe o "dobrar" que eu digo. Estou a falar de Flex "if you know what i mean". Sempre ke pegas numa board com as duas maos nas suas bordas ela dobra, mesmo se meteres ambas as palmas das maos debaixo dela vais sempre flexar um pouco. Imagina meteres um TR Ultra 120 Extreme numa board sem backplate....é um flex muito maior do ke estou a falar

Se tivesse camara de filmar à mao i'd show my point
 
A melhor opção é como já foi dita anteriormente, arrancar o pc com o mínimo: cablagem toda desligada inclusivé se tiver usb frontais e deixar apenas uma ram. se mesmo assim não der pensa em comprar uma board nova.

cumps
 
Já percebi o teu ponto de vista ;)
Pois,mas nunca pego a board pelos lados Direiro e Esquerdo,
Pego nela sempre pelo Cooler do NB,agarrando ao mesmo tempo no Ocz Vendetta,puxo para cima sem qualquer esforço.
E sim,se agarrar por ela nas bordas,ela dobra.,
 
Já percebi o teu ponto de vista ;)
Pois,mas nunca pego a board pelos lados Direiro e Esquerdo,
Pego nela sempre pelo Cooler do NB,agarrando ao mesmo tempo no Ocz Vendetta,puxo para cima sem qualquer esforço.
E sim,se agarrar por ela nas bordas,ela dobra.,

Exactamente, eu tb pego pelo cooler da nb e do cpu, já que o peso as bordas nao vao flexar muito sobre o seu proprio peso
 
Back
Topo