Board não suporta dimm 1GB DDR 400?

o_bEnFiQuIsTa

Power Member
Boas,

Fui hoje comprar um dimm de 1gb para substituir dois dimms de 256 e qual não é o meu espanto quando vejo que à velocidade de 400 o PC reinicia antes de entrar no windows, ou, quando entra, faz uma espécie de "refresh" ao windows limpando o que estava a correr.

Esta board é manhosa, diz que só posso usar a velocidade de 400 com 1 dimm, 333 se meter dois e 266 se tiver 3 dimms. No problem diria eu, afinal só estou a usar um dimm...

Só baixando a velocidade para 266 é que consigo parar com os restarts e ter estabilidade no windows.

A questão que vos ponho é então a seguinte: Estará o dimm defeituoso? Será o problema exclusivamente da board que não aceita esta velocidade num dimm de 1Gb? Ou será até da fonte - apesar de não ter nenhum problema de estabilidade com os anteriores dimms de 256?

A board é uma Asrock P4S61 e a fonte é uma oem fraquita de 300 ou 350W.
 
eu diria q sim é da board essas boards q so aceitam um dim a velocidade maxima e o outro/s a velocidade inferior sao manhosas e a marca tb.. lol mas n ha nada como esperimentares o dimm noutro pc para teres a certeza se funcionar bem é da board.. da fonte nao é...


cumps
 
boas, tenho a infliz noticia de te dizer k esta board so suporta 1Gb de memoria a 400, pois existem mais people com o mesmo problema e o fabricante diz
"PC3200 (DDR400) for 1 DDR DIMM slots, Max. 1GB" a melhor soluçao e trocares esse dim por outro de DDR a 333 que assim ela ja te permite aceitar 2 Gb de memoria..
mas ja agora, nao sei se ja o fizes-te, actualiza a bios..

cumprimentos








 
Última edição:
Corre um programa para testar a memoria e caso não apresente erros, verifica se existem actualizações da bios e experimenta actualizar para verificar se currige o problema.
 
Nelsu disse:
boas, tenho a infliz noticia de te dizer k esta board so suporta 1Gb de memoria a 400, pois existem mais people com o mesmo problema e o fabricante diz
"PC3200 (DDR400) for 1 DDR DIMM slots, Max. 1GB" a melhor soluçao e trocares esse dim por outro de DDR a 333 que assim ela ja te permite aceitar 2 Gb de memoria..
cumprimentos


Não tenho dois gigas porque tirei os outros dimms. É só um dimm de 1gb e simplesmente não funciona a 400, nem sequer a 333.

Edit: Também não há versões novas para a bios.

Quanto aos erros, a 266 não apresenta qualquer erro.
 
Pessoal, precisava de resolver isto com urgência se por acaso tiver que ir trocar. Poderá estar o dimm defeituoso, ou por funcionar a 266 significa que está em bom estado e é problema da board?
 
Pode o dimm estar defeituoso... Se não funciona à velocidade de origem com os timmings de origem vai à loja troca-lo... Eles lá testam em boards mais capazes e se estiver bom expondo a situação pode ser k te desenrasquem uma alternativa até...
 
Poderá ser da board, isso novo custa 35€ ou parecido, ja diz muito do material que comporta.
The 3 dimm slots onboard ensure the future expansion of the memory. Please keep in mind that only two sticks of DDR400 RAMs are supported and full population of RAMs will operate at DDR333 frequency.
limites no tamanho dos modulos nao descobri nada.
 
Na ***** dizem-me isto:

Ok, mas já esta tudo explicado, o cpu que tem tem fsb a 100 Mhz (externa 400
Mhz) o que quer dizer que na realidade nunca vai conseguir por a memoria a
400 Mhz, que são na realidade 200 Mhz, o que já é o dobro da frequencia do
seu cpu, devem estar sempre as duas velocidades a funcionar sincronamente,
para colocar a memoria a uma velocidade mais rapida vai criar um
desmultiplicamento da frequencia entre cpu e memoria o que a maior parte das
boards não suportam e nem se dão bem.

Comentários?
 
tão-te a engrupir... Como seria de esperar... Olha aqui umas BH-5 a funcionarem acima do FSB perfeitamente bem...

http://valid.x86-secret.com/show_oc?id=68811

A board se suporta DDR400 as memórias têm mais é k funcionar a DDR400 nem que eles se matem... Eles k testem a memória a DDR400 à tua frente, noutra board qq à escolha deles... Timmings k ela devia fazer de origem e 1T
 
O engraçado disto é que eu disse-lhes que funciona perfeitamente com 1 dimm de 256 a DDR400 e eles respondem que é sorte

"Falo-lhe pela experiencia que temos, se teve ai um dimm de 256 a 400 a
funcionar a 400 foi por sorte pois não é comum fazer desmultiplicamentos
dessa ordem, nem é correcto para o funcionamento do sistema"
 
Epah vai à loja e pede-lhes para experimentar o Dimm, diz k experimentaste em casa dum amigo com um Barton k era FSB 200 ou outra coisa do género...

Essa loja é sempre o mesmo...
 
boards asrock?

nunca mais

tive uma 2 dias e chegou


isso é problema da board

a minha board dizia que dava 400mhz com 2 slots e nao dava nem com 1 slot so com 512mb
 
ElvioNeto disse:
a minha board dizia que dava 400mhz com 2 slots e nao dava nem com 1 slot so com 512mb
O problema é mesmo capaz de ser este.

CPUs a trabalhar acima do FSB vê-se aos milhares e nao dão qualquer problema, depende é da qualidade do material. Troca de board? arranja um chipset intel para esse celeron, por uns 40€ ja compras uma p4p800 e dps metes-lhe a memória que quiseres
 
Também começo a acreditar. Acabei de aumentar o FSB de 100 para 120 e consegui baixar os timings para 2.3.3.7 1T MA (ou lá como se chama) e acho que até preferível assim porque consigo timings melhores que a DDR400 e ao mesmo tempo tenho o cpu overclockado.

Quanto a comprar uma board para este processador tá fora de questão. Não gasto mais dinheiro até poder comprar um sistema completamente novo.
 
Então agora as memórias não podem funcionar assincronizadas com o FSB do cpu? lol

Que eu saiba existem os divisores 4:5 e 2:3 (FSB:RAM) e portanto eles que se calem e resolvam o problema...

Se a Mboard diz que dá assim ou assado e não dá, troca-a por uma que dê, se ainda está na garantia...

Não tens culpa que as especificações do fabricante não sejam cumpridas pelo mesmo...E a loja se não sabe/viu, tivesse visto...Afinal são eles que vendem o material...

Sempre a mesma coisa...Querem é vender...Quando chegam os problemas...ui ui "é assim"...à conta do "é assim" é que tiveram que me substituir a MBoard que foi ao ar com o calor do cpu...Agora tenho MBoard com 6 meses e PC comprado há ano e meio :P quando provavelmente uma mudança de pasta térmica teria chegado para a Mboard durar até hoje...
 
Última edição:
pera aí, tens CPU com FSB 400? entao só deve dar para trabalhar a 266Mhz.

normalmente é assim:

CPU 400FSB - MEMS 266Mhz
CPU 533FSB - MEMS 266/333Mhz
CPU 800FSB - MEMS 266/333/400Mhz
 
Back
Topo