Board para AMD AthlonXP Mobile 2800+ Barton

RiK

Power Member
Olá camaradas..

Tive um problema no pc há uns meses que me obrigou a trocar de board. Tinha uma baratucha (ECS) já há mais de 2 anos e resolvi comprar uma bastante boa: Asus A7N8X-E Deluxe. Agora até estão bem baratas.
Passado nem 15 dias o processador tb resolveu morrer. Era um XP 2400+ (TB, se não estou em erro).. Estava dentro da garantia e como de momento o dinheiro não abunda para poder partir para os AMD 64 resolvi tentar arranjar outro AMD socket A. A loja lá arranjou um fornecedor que ainda os tinha. Mas é um 2800+ Mobile (Barton).
Já actualizei a bios para a 1013 e nada. Falei com o patrão a ver se me arranja uma troca de board (visto que a comprei lá e não tem qq uso) e ele acedeu prontamente.. Fiquei de escolher uma.

Após o longo relato peço-vos conselho... que board porreiraça para um AMD Athlon XP Mobile 2800+? Já fiz umas buscas e estou-me a ver um pouco à rasca.

Obrigado desde já!
 
Parecem as duas fantásticas, de facto. Já ando por aqui a ler e reler comparativos e reviews.. Mas, desculpem-me a pergunta: como saber realmente se suportam AthlonXp Mobile? No fabricante nada diz.
 
na minha dfi já lá meti 2 mobile....tens k meter as cenas á unha ou arranca tipo a 1200mhz
mas arranca na boa
as ultimas bios hellfire a a ultima oficial já suportam

mal mas arranca e depois é só configurar

cumps
 
Rik:

Se isso disser AXMA no serial, não é realmente um Mobile e sim um Desktop Replacement :(

Tenho aki á frente um desses (2800+/266) e tá a vir outro (2800+/333). Só não reclamei pq foram cheappo (50/80) senão já tinham ido de volta... :D

O 2800+/266) funcou bem numa A7N8X-X, mas como disse o steelballzz, tens de mudar os setting á patex senão dáte umas cenas muita weird. A bronca toda é dar com os settings certos... Mas com as NF2 entre mults e FSB vais lá... E depoix com um cooler de jeito pimba no OC :D
 
axma2800fkp4c

Athlon XP Mobile DTR Processor (Model 10) 2067 MHz
OPGA Organic Pin Grid Array 1.65 Volt
512 KB L2 Cache 266 MHz Systembus (133 MHz FSB) x 15.5

Só não sei o que quer dizer o "p"... sei que é a temp máxima do processador mas não encontro em nenhuma tabela. Vou voltar a tentar hoje à tarde colocar tudo à unha na Asus e ver se funca. (estive de férias entretanto)

Obrigado pela ajuda, ShadeX!

ps: Já agora... qual a diferença de um desktop replacement para um 2800+ normal? São os dois para desktop's, não?
 
Boa pergunta... Mas creio que o consumo é um cadito de nada menos que o normal. E no entretanto, acabaram-se os 2800+ fsb 333 .... damn it... ando memo com pouca sorte...
 
Pois.. não consigo.

Na escolha do multiplicador, a bios não me deixa escolher 16x. A opção está como 8x/16x e ele arranca sempre como 8x. Alguma solução para isto? Qq opção acima das 14x aparece assim...
Tenho andado à procura aqui em Coimbra e não consigo arranjar uma outra board. Já experimentei numa DFI de um amigo e deu impecável.. confesso que começo a ficar pelos cabelos com esta porra e, não tarda, começo a olhar para os créditos a 12 ou 24 meses para um sistema novo. Oh, não!!!
 
Essa Asus é 5 estrelas para esse xp porque vai troca-lá?para oc que não seja extremo dá na boa,para ai 205x10,ou uma Soltek para oc ++ ou a Abit para oc+++.
 
Poix Rik...

Qunado eu disse
Mas com as NF2 entre mults e FSB vais lá
era memo isso que queria dizer ,) Não tens mult pra isso de base na X-X, tens de ir pra 14x ou menos e depois dar-lhe no FSB. Inda não fiz testes suficientes pra te dizer quanto saco do bixo, mas não deve ser nenhuma desgraça...

Mal me devolvam o Silent Boost que emprestei (dumb, dumb, dumb) logo posto + qqr coisa :)
 
Bom, tou a correr com o meu AXMA agora... Mema m***a que o Thoroughbreed... O raio da mobo não passa dos 182FSB. De qqr modo, ficas já com a ideia de que dá. E dá bem ,) Atm, tá a 12.5x180 até poder correr os testes todos a 182, mas mesmo assim, 12.5*180=2250 :D Not too shabby.

E pelos €50 que me custou, nem abro a boca. Damn... Devia ter comprado logo 4 :( É no que dá ser pobre, nunca consigo aproveitar as boas oportunidades :(

Next step, 6600 :) E livrar-me do raio do HD sata que já não o posso ver á frente...
 
Mais uma vez obrigado, ShadeX. Vou dar lá um pulinho ao fim da tarde ver se consigo pôr aquilo a bombar.
Eu estava apenas a experimentar com o multiplicador com o fsb de origem (133mhz), mas lembro-me que tentei 166mhz*13x e não deu.


edit:

Parece que o meu dissipador estaria a causar a maior parte dos problemas. Após uma bela meia-hora já o consigo ter ligado com esses settings.. já digo qq coisa.
 
Última edição:
Já está..

Parece estar impecável. Mas só vou montar a máquina na próxima semana pois falta-me caixa e dissipador.

Obrigadão pela milionésima vez!
 
E só pra finalizar, lá deu memso os 182 FSB :) Aos 183 começam os erros na ram... Weird, pq é tudo DDR400, mas olha, que se lixe :P 2275Mhz por €50, beat that :D

Sinceramente, que se lixem os 64b, compro outra nf2 e fico com 2as boxes destas... Com uma 9800Pro cheappo tenho box pra mais 4 anitos :D

edit: Não poupes no cooler Rik. Se fores usar HSF's, vai pro TT Silent Boost K7. A €24 tem uma excelente relação preço/performance. O meu bixo com OC a bombar Prime95 uma horas nunca passou dos 57. Compra é um tubinho de Artic Silver e troca akilo de ano a ano. E se tiveres paxorra, compra lixa de água e dá polimento ao cooler :D Mesmo os coolers que parecem espelhos, são tudo menos lisos.
 
Última edição:
:)

Está neste momento com um cooler pequerrucho e fraquito da Cooler Master a 2250mhz e a 56º. Tb pensei no Silent Boost mas depois de ver o Big Typhoon (fan de 12cm, 12db), encomendei-o por 40€. É bom preço?
 
estranho tb tenho essa board com mas um mobile 2600+ e a a bios 1013 moded 2 T
acho q unica q ela n gosta muito é fsb´s acima de 200(n sei se tb podera ser da ram)
de qq forma tenho isto a 200*115 @ 1.6v estavel
pra cima disso é q nao consigo milagres especialmente sem ter de lhe subir ao vcore


cumps
 
RiK disse:
:)

Está neste momento com um cooler pequerrucho e fraquito da Cooler Master a 2250mhz e a 56º. Tb pensei no Silent Boost mas depois de ver o Big Typhoon (fan de 12cm, 12db), encomendei-o por 40€. É bom preço?

Axo um cadito caro pro meu bolso ,) Mas well, o swiftech que namorei ainda era mais caro :P Mas fiquei memo pelo SB...
 
Back
Topo