1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Boas. Ajuda/conselhos overclock.

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por ]ReMoVeR[, 19 de Dezembro de 2007. (Respostas: 22; Visualizações: 1345)

1. ]ReMoVeR[

]ReMoVeR[ Power Member

Boas, kero antes de mais dizer k andei a vasculhar este forum e pareceram me pessoas muito simpaticas, dps axei extremamente util e cheio de informacao util!Encontrei imensas coisas interessantes por aqui. etc etc. e assim inscrevi me.

Sou um puto noob. Vou percebendo de algumas coisitas e assim mas como quero tirar curso de informatica , ou seja gosto bastante disto.

Pensava fazer OC no meu pc. 1o: tenho lido muita coisa mas n sei nada ;D

A minha 1a pergunta um cado noob: ja prokurei por todo o lado e ja encontrei respostas diferentes....Tenhu uma fan 120 a por ar ah frente , outra atrás a tirar. A minha fan lateral deverá estar a tirar tirar ou a "meter" ar?

Agora:
    Tenho um INtel Core2Duo E6750 , uma board ASUS P5K SE , 2GB DDR2 800MHz ram e uma XFX 8600GTS e um power supply meia ranhosa de 450W.
    Gostaria de fazer OC nisto. Para isso talvez necessito d uma fonte melhorzita e penso em comprar um dissipador dos bons.
    O principal que gostava de saber era quando configuramos a bios o k eh ke na realidade vem como consequente a alteração da velocidade do CPU digamos assim.... Depois gostava de saber como eh ke na pratica eu faco o OC =)

Ah tambem gostava de saber senao aconselham fazer e essas tretas todas ;)

Percebo muito pouco a nivel de configuracoes e desses pontos mais tecnicos disto tudo pois sou por enkuanto uma pessoa auto didacta(didata?):O nestas coisas e portanto aprendo a ler e a exprimentar e ver e mexer etc. sabem como eh ;D

Cumps [[]]

2. steelballzz

steelballzz Folding Member

podes começar por aqui

cumps

3. ]ReMoVeR[

]ReMoVeR[ Power Member

fantastico. esse site tem tudo. mas tipuh com o meu cooling/dissipador/fonte actual ta tudo fixe para seguir um pouko com isto ?
    Btw nc encontrei akilo "CPU-Z" no PC ;F

[[]]

4. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Tendo em conta o hardware de que dispões a opinião só poderá ser uma. Sem dúvida vantajoso fazeres OC.
    Podes e deves começar por ler alguns guias básicos, se dominares o inglês tanto melhor.

Por traços gerais a velocidade de processamento irá aumentar, neste particular caso, com o incremento de FrontSideBus (FSB). Por defeito existe um multiplicador (intrinseco do cpu) e um FSB, que "multiplicados" fazem a velocidade por defeito do CPU. Ora aqui, fazendo uso da matemática pura, para aumentar a velocidade de processamento ou aumentas num lado ou noutro, ou seja, ou aumentas o multiplicador ou no FSB. Uma vez que o multiplicador tem um limite baixo, o ideal é aumentares o FSB - este sim, com a board que tens (chipset P35) consegues subir bastante.

Em situações anteriores (CPU/boards mais antigas) o limite estaria na própria board, estagnando os valores de FSB. Hoje em dia, com novo hardware disponível, o limite acaba por ser o próprio cpu ou as memórias etc etc (generalidades).

Para não atrapalhar, talvez o ideal seja ficar por aqui. Vai explorando, mas sempre sem exageros. Já que falas em seres autodidacta, lê, executa e percebe ;) Qualquer outra dúvida, o pessoal tenta sempre ajudar.

5. ]ReMoVeR[

]ReMoVeR[ Power Member

agora ando um pouco atarefado pk ando em mudanças aki no kuarto. fui operado portanto ando xeio de tempo para ver estas coisas =)

ond inicio esse CPU-Z k nunca vi no meu pc na minha vida ? :D

*

6. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Operado é que é chato.

Começa por aqui: http://www.cpuid.com/cpuz.php
    Faz o download do programa. Basicamente é um leitor de informações sobre o sistema (mais especifico para o processador). Com este programa consegues saber a motherboard usada, os tempos de acesso das memórias (parametro de velocidade), velocidade do processador, voltagem, muita informação.
    Para mais detalhes podes usar o everest, igualmente informativo e mais detalhado. Mas para Overclock o CPUz é essencial ;)

7. ]ReMoVeR[

]ReMoVeR[ Power Member

O meu FSB corre a 1333MHz n eh esse o máximo ke suporta a board? O_o

Well estou so a ver senas por alto pk estou okupado.

Btw keria dar uma grande arrumação nos meus cabos da caixa mas 1 akilo ta td tao confuso nao me abilito a mexer. Opah como posso arrumar mlhr akela maravilha ?

[]

aí eh k está o OVERclock entao prai nao ?:X sou noob porra!

Última edição: 19 de Dezembro de 2007
  8. ]ReMoVeR[

]ReMoVeR[ Power Member

A que temperaturas é suposto correr o meu processador E6750 Core2Duo 2.6GHz ?

9. DJ_PT

DJ_PT Power Member

arranja uns €...o natal vem aí...
    e compras uma fonte nova...eu n arriscava com essa :s

10. ]ReMoVeR[

]ReMoVeR[ Power Member

11. ]ReMoVeR[

]ReMoVeR[ Power Member

12. rustyballzz

rustyballzz Power Member

sim podes comprar,é uma boa fonte.

cumpz.

13. ]ReMoVeR[

]ReMoVeR[ Power Member

e em relação ah minha ventoinha lateral ? o k eh mais adekuado ? a minha fan fika metade em frente ao processador metade em frente as RAMs......

btw eu na BIOS ponho as Rams a 5.0-5-5-15 e elas aparecem me no CPU-Z 5.0-5-5-18 o k eh k está mal ?

14. rustyballzz

rustyballzz Power Member

fazes F10 quando sais da bios?

cumpz.

15. ]ReMoVeR[

]ReMoVeR[ Power Member

sim :O

estranho. acho que vou tentar again.

16. ]ReMoVeR[

]ReMoVeR[ Power Member

ok, ja está a funcar ;)

como estamos em inverno e tenho boa circulação de ar na minha caixa vou fazer apenas um ligeiro OC para ver o k na realidade tambem se passa. Enquanto o tempo aquece fonte nova e dissipador aparece xD ganda rima.

17. ]ReMoVeR[

]ReMoVeR[ Power Member

Apos seguir tudo no webstite k me deram ai e puso meu FSB de 333 para 340 e dá m um erro depois de fazer a imagem da board:

"missing operating system"

help me plz=)

18. ]ReMoVeR[

]ReMoVeR[ Power Member

Ate agora ta td OK a correr a 2.81GHz em idle as temperaturas nao mexeram continuam iguais.

VOu passar aos testes. Ver como se comporta.

Abraço.

19. ]ReMoVeR[

]ReMoVeR[ Power Member

Ok as minhas temperaturas em idle continuam as mesmas:
    Idle:
    16-19ºC
    Full Load:
    Estou a correr acerca de meiahora e estou com 36ºC

Vai ficar a noite ligada.Se aquecer de mais ou kualkuer coisa o pc reeinica estou correcto ?

20. ]ReMoVeR[

]ReMoVeR[ Power Member

Teste feito.

Ta tudo a bombar.
    E6750 @ 2.81GHz

Idle: 16-19 ºC

Full: 34-36 ºC

Iguais ás que estavam antes a 2.67GHz.

Vou passar aos 3.00 GHz e ver como se comporta.

Abraço.

Partilhar esta Página