1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Boas---»» Ajuda em VB

Discussão em 'Programação' iniciada por Johnnydemattos, 17 de Junho de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 1047)

1. Como já repararam sou novo aqui no fórum, e penso que cheguei ao local certo para ver as minhas dúvidas esclarecidas ;)

O que se passa e q quero um curso com média alta e estou a fazer uma disciplina do 12º ano antigo ( ITI II ) para a qual há pouca info. Tenho o livro Bases de Programação de 11º ano mas isto só se aplica a VB 6.0

Espero que me possam ajudar, e de certeza q isto vai parecer básico para vocês, mas eu sou mm nerd nestes assuntos "nerds" lol

Aqui vai:

Quero fazer uma cena básica no VB 2005, tipo calcular a área e o perímetro.

Em VB 6.0:

Private Sub Command1_Click()
    Dim Comp As Single, Larg As Single
    Dim Area As Single, Perim As Single
    Comp = Val (Text1)
    Larg = Val (Text2)
    Area = Comp*Larg
    Perim = 2 * Comp + 2 * Larg
    Picture1.Cls
    Picture1.Print " A área é igual a:" & Area
    Picture1.Print " O perímetro é igual a :" & Perim
    End Sub

O que faço em VB 2005 e depois de ter lido alguns tutorials :

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
    Dim larg As Double, comp As Double
    Dim area As Double, perim As Double
    larg = (Val) TextBox1.Text
    comp = (Val) TextBox2.Text
    area = comp * larg
    perim = 2 * comp + 2 * larg
    Panel1 = "A área é igual a :" & area
    Panel1 = " O perímetro é igual a:" & perim

Devo ter feito uma granda bacorada...Mas q se ha de fazer n percebo nada disto heeheheh
    O painel fica em branco e nas textboxes aparece zero...E atrofiante...

Pessoal dêm aí uma dicazinha sff

Fiquem bem e desde já obrigado ;)

Última edição: 17 de Junho de 2007
  2. balute

balute Power Member

Código:
    Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click

Dim larg, comp, area, perim As Double
    larg = TextBox1.Text
    comp = TextBox2.Text
    area = comp * larg
    perim = 2 * comp + 2 * larg

' As próximas 3 linhas escrevem a área e o perímetro dentro do Panel1

Dim grafico As Graphics = Graphics.FromHwnd(hwnd:=Panel1.Handle)
    grafico.DrawString("A área é igual a: " & area, New System.Drawing.Font("Microsoft Sans Serif", 8), Brushes.Black, 0, 0)
    grafico.DrawString("O perímetro é igual a: " & perim, New System.Drawing.Font("Microsoft Sans Serif", 8), Brushes.Black, 0, 8)

End Sub
    Em princípio, funciona ;)
    mas porque é que usas um painel para apresentar os resultados, em vez de um label ou textbox? é que escrever texto num painel é um bocado complicado...

3. E...funciona! És o david copperfield? Lol

Brigadão pela ajuda ;)

Queria panel porque aqui no livro indica que devemos usar picturebox, e assim e bastante simples. So que como já não ha picbox no 2005 temos de usar panel, né?

Mas o stor nao vai pedir panel, acho eu, e q e mm lixado :) Uso msgbox q sempre e mais facil!

Fica bem

Última edição: 17 de Junho de 2007
  4. Outra dúvida :

Quero meter um botão que mude o tipo de letra num rótulo. Em vb 6 é so por label1.fontbold ( por exemplo ).

No vb2005 como faço?

5. balute

balute Power Member

Também há picturebox (procura no toolbox - "common controls"), mas a maneira de desenhar texto é igual ao panel.
    Código:
    Label1.Font = New Drawing.Font(Label1.Font.Name, Label1.Font.Size, FontStyle.Bold)
    Podes substituir "bold" por italic, underline, strikeout ou regular (normal).

Partilhar esta Página