Boas!è Muito Bom Entrar No Forum.

Olá, cumprimentos a todos os membros do fórum.No meu primeiro post neste fórum gostaria de saber como e que um rapazola de 13 anos consegue contruir um computador:quais as peças que devo comprar,as ferramentas de trabalho,como fazer as ligações dos fios(se for wi-fi nao é preciso mas nao tenho wi-fi),como instalar a TV Cabo no PC e depois disso é só comprar um monitor (um ecrã)?ficam aqui as minhas dúvidas...
espero que me respondam em breve,
Cumprimentos Amigáveis,
Henrique
 
Precisas de uma caixa, uma fonte de alimentação, de uma motherboard, de um processador, de um cooler, de um disco rigido, de uma placa gráfica, de uma placa de som, de uma placa de rede, de uma drive óptica de leitura e gravação e de cabos para ligar tudo isto.

Para além disto, precisas ainda de um monitor, de colunas, um teclado e um rato.

:D
 
Para além disto, precisas ainda de um monitor, de colunas, um teclado e um rato.HEHEHE
Bem, obrigado,muito obrigado.A última parte eu sei,mas o resto tenho mais duvidas se gostares de me ajudar por completo, é que eu sou um "NOOB" nisto.Que tipo de caixa e que eu preciso e para que?que fonte de alimentaçao preciso?o que e uma motherboard?e um cooler?o q é uma drive optica de leitura e de gravaçao e como ligo os cabos a isso tudo?
 
Já agora (pesso perdao aos monitores por fazer 2 posts separados mas esquecime disto) sabes onde posso comprar isso tudo sem ser na internet,e em lisboa de preferencia?
 
A caixa é aquela coisa onde vais montar todas as outras peças. A caixa tanto pode ser do mais simples, branca, cinzenta ou preta ou daquelas cheias de mariquices e xunnings.

A fonte de alimentação é o que dá energia ao computador e convém ser de pelo menos 550watts.

A motherboard é a placa à qual vais ligar todos os outros componentes e é a primeira peça que instalas no computador.

Depois, espetas-lhe com o processador e por cima deste metes o cooler, que é para o arrefecer quando este estiver com calor.

A drive óptica é aquela coisa que tem uma especie de gaveta que sai para fora quando carregas num botão e onde podes meter os CD's e os DVD's para ler ou para gravar.

O disco rigido é uma peça onde vais poder gravar tudo o que quiseres. Mas antes disso convém instalares um sistema operativo, como por exemplo, o Windows XP.

Depois tens as memórias RAM, são barrinhas que têem várias capacidades, podem ir de 128mb a 1gb e precisas disto para o computador funcionar. Quanta mais memória, melhor.

A placa gráfica é uma peça que ligas também à motherboard e que serve para processar os gráficos dos jogos e outras coisas.

A placa de som serve para dar som.

A placa de rede serve para poderes ligar o computador à net ou ligar o computador a outro computador.

Depois, os cabos para ligar tudo isto variam consoante o material e as peças, mas é só ligar uma ponta numa peça e a outra ponta na motherboard.

Tem que ficar tudo ligado à motherboard, incluindo alguns fios da caixa, como por exemplo os dos botões de ligar o computador e de fazer reset.

Basicamente, é isto.

Para comprares tudo isto e como és ainda novato nestas coisas, o melhor é dizeres quanto pensas gastar, depois o pessoal indica-te o melhor computador dentro desse preço e depois compras numa loja de produtos informáticos, como por exemplo, a *****.
 
"O disco rigido é uma peça onde vais poder gravar tudo o que quiseres. Mas antes disso convém instalares um sistema operativo, como por exemplo, o Windows XP."

"Depois tens as memórias RAM, são barrinhas que têem várias capacidades, podem ir de 128mb a 1gb e precisas disto para o computador funcionar. Quanta mais memória, melhor."

Isto era tudo o que eu sabia sobre o computador.Obrigadíssimo pa acho que ja sei como funciona tudo,so que ainda nao tenho idade nem experiencia para fazer isso.eu daqui a uns meses perguntovos mais acerca disso ok?Obrigado.

P.S.:Podes dizer-me um valor aproximado de tudo isso de boa qualidade(para ir juntando dinheiro para daqui a uns meses)?
 
"O disco rigido é uma peça onde vais poder gravar tudo o que quiseres. Mas antes disso convém instalares um sistema operativo, como por exemplo, o Windows XP."

"Depois tens as memórias RAM, são barrinhas que têem várias capacidades, podem ir de 128mb a 1gb e precisas disto para o computador funcionar. Quanta mais memória, melhor."

Isto era tudo o que eu sabia sobre o computador.Obrigadíssimo pa acho que ja sei como funciona tudo,so que ainda nao tenho idade nem experiencia para fazer isso.eu daqui a uns meses perguntovos mais acerca disso ok?Obrigado.

P.S.:Podes dizer-me um valor aproximado de tudo isso de boa qualidade(para ir juntando dinheiro para daqui a uns meses)?

com 700 euros ja montas um pc bastante razoavel, ou ate menos dinheiro. agora depende do uso que lhe vais dar, se for um pc para jogos exigentes fica mais caro. para primeiro pc acho que 700 euros é um valor bastante bom :)
 
Tambem montei o meu 1º pc por volta da tua idade.

O que me ajudou mais foi 1º ter comprado um livro sobre hardware, 2º compar a exame informatica/bit/pcguia e ver os tuturials e produtos que iam saindo e por fim abrindo o pc que tinha (um p3 ou assim) e ver como os componentes estavam montados.

Depois de saberes é tipo lego.

cumps
 
Isto era tudo o que eu sabia sobre o computador.Obrigadíssimo pa acho que ja sei como funciona tudo,so que ainda nao tenho idade nem experiencia para fazer isso.eu daqui a uns meses perguntovos mais acerca disso ok?Obrigado.

Nao tens idade??
sabes que idade tenho?? 15 anos, com 13 sabia tanto como tu.

Nao digo montares um pc, (pois com a iddade eu tb sei que é dificil ter dinheiro), eu aprendi muito a minha custa, e sabes como??

PC's velhos (ke funcionem de perferencia, nem ke seja so o arranque de um sistema operativo).

Arranjas tipo um pc ***** (pentium 2 3 etc...), e metes-te a olhar!
tentas perceber o que é que está ligado a onde, o que é que se assemelha a um disco rigido, o que sao as rams etc...

depois devagarinho e com calma e atençao vais desmontando umas peças...
Voltas a montar e ves se continua a funcionar.
Despois desmontas outras peças e fazes o mesmo sempre assim, e vais subindo a parada.

Vais ver que a certa altura ja consegues desmontar e montar tudo, e perceber qual é o papel que cada coisa faz.

Isso ja é uma boa ajuda.

Depois vais lendo ai umas coisinhas no forum e vai-te actualizando com as novas tecnologias etc...

Ganhas muita capacidade tecnica assim, garanto-te (pelo menos comigo foi assim).

Aventura-te e vais ver como aprendes...

Boa sorte, e diz qualquer coisa

EDIT: e muito do que o technon disse tambem da jeito (pcguias e essas coisas...)
 
"Tambem montei o meu 1º pc por volta da tua idade.

O que me ajudou mais foi 1º ter comprado um livro sobre hardware, 2º compar a exame informatica/bit/pcguia e ver os tuturials e produtos que iam saindo e por fim abrindo o pc que tinha (um p3 ou assim) e ver como os componentes estavam montados.

Depois de saberes é tipo lego."

Muito obrigado pessoal!Ha e technon de facto a minha mae compra essas revistas porque ela e ligada a gestao.pcguia e exame especialmente.nunca ligo muito a isso mas vou tentar ler e perceber melhor!
HFM27 obrigado pelos conselhos tambem mas sinceramente 700 euros nao da com a minha idade.se no Natal e nos meus anos(AMBOS EM DEZEMBRO) pedir dinheiro a toda a minha familia fico no maximo com 500 euros e so tenho 20 na carteira de momento.E, os meus pais ficariam contentissimos se conseguisse montar um computador mas a verdade e que com tudo isso (imaginem so se isso tudo so custasse 20 euros)eu comprava mas nao conseguia montar .Aí os meus pais chateavam-se comigo e batiam-me pelo meu dinheiro gasto.Como e 700 euros e obvio que se eu falhar eles me fazem isto.
Nao posso ter a certeza de que consigo monta-lo.
 
boas henrique, sempre vieste aki ver isto

montei o meu primeiro pc com 15anos i foi mt como o hfm27 disse, peguei no meu barton, i metime a olhar la pra dentro, ate k um dia desmontei.o i montei.o todo sozinho :joker:. Ate cheguei a tirar fotos para saber como as coisas tavam ligadas xD

cumpz,

p.s. henrique n tns um pc velhote por ai em casa

edit: da uma olhadela http://br.youtube.com/watch?v=jaWpBQbviNE
 
Última edição:
MAS QUE PORCARIA!Ha 2 anos eu e o meu pai e o meu irmao deitamos um computador velho para o lixo mas desmontamos primeiro e vimos como e que aquilo funciona mas eu so tive a ideia de montar um computador este ano e nao apontei nada sobre o funcionamento disto tudo,por isso por tudo o que voces digam,eu nao me posso aventurar assim a maluca.Acho que preciso de alguem que perceba muito de computadores como voces e me desmonte um computador a minha frente e que falemos sobre isto tudo e eu perceba e so depois disso posso comprar tudo e montar o computador(tmabem e preciso o dinheiro nao e)porque se eu desmontar este computador que e da familia inteira e e todo cormaço e depois nao conseguir montar tou lixado...percebem?
 
Olá Henrique...
Para começar deixa-me dar-te uma sugestão. Sei que és novo neste mundo por isso é o nosso dever orientar-te, portanto:

Quando criares um tópico tenta por algo no Titulo que indique o conteudo, e depois na mensagem é que podes por por exemplo a frase que meteste no titulo "Boas! É muito Bom Entrar No Forum.".
Um titulo apropriado neste caso seria algo do género "Como montar um computador?". :)
Espero que gostes de andar por cá.

Quanto ao montares um computador, o preço pode ir de cerca de 400€/500€ que já consegues um computador bomzinho ;)
Para aprenderes tens por exemplo um tutorial de um especial da PCGuia com imagens e as respectivas explicações neste site:
http://www.pcguia.xl.pt/pcg/0305/especial/100.shtml

E como esse site existem outros, basta procurar no www.google.com por exemplo por "como montar computador"

Espero ter ajudado :kfold:
 
MAS QUE PORCARIA!Ha 2 anos eu e o meu pai e o meu irmao deitamos um computador velho para o lixo mas desmontamos primeiro e vimos como e que aquilo funciona mas eu so tive a ideia de montar um computador este ano e nao apontei nada sobre o funcionamento disto tudo,por isso por tudo o que voces digam,eu nao me posso aventurar assim a maluca.Acho que preciso de alguem que perceba muito de computadores como voces e me desmonte um computador a minha frente e que falemos sobre isto tudo e eu perceba e so depois disso posso comprar tudo e montar o computador(tmabem e preciso o dinheiro nao e)porque se eu desmontar este computador que e da familia inteira e e todo cormaço e depois nao conseguir montar tou lixado...percebem?

Exacto, tens que ver 1º, mas acredita que ver não chega vais ter mesmo que começar a mexer em qq coisa. Isto da informática é muito giro mas dá muitas dores de cabeça.. problemas que ás vezes aparecem nem um gajo sabe como.

Benvindo à TechZone! :)
 
depois o pessoal indica-te o melhor computador dentro desse preço e depois compras numa loja de produtos informáticos, como por exemplo, a *****.

A descrição foi bem boa ate chegares aqui a estas 1 palavras: *****.
Recomendas logo das lojas que mais caro vende. Mas se fosse a Vobis era bem pior.:lol:
 
OK pessoal,obrigado a todos, se quiserem continuar a enviar consehlos sobre este assunto eu agredeço imenso.Net Holer obrigado por isso desculpem la nao ter feiot este topico com o nome essencial mas tambem me queria apresentar no entanto tens razao, para a proxima faço como tu disseste.quanto ao site que me deste vou ja ver as coisas e os seus preços.
HÁ!Só mais uma coisa... voces disseram que nao basta ver, é preciso mexer.Mas computadores velhos e dispostos a deitar para oi lixo so temos um antigo portátil do meu pai (de ha 10 anos)(apenas 28 mg RAM!lol)as coisas la por dentro do portatil sao iguiais as de um computador normal?É que assim eu podia desmontar esse...
Aqui fica a minha dúvida,
Boas Tardes a Todos.
 
basicamente num portatil é tudo muito mais pequeno e sobretudo está tudo muito arrumadinho e encostado umas coisas às outras. Alem disso se vires a caixa de um PC "normal", há muito espaço livre, num portatil não há espaço nenhum
 
Back
Topo