Boas Prática Pagamento [Auction Website]

_DarkLink_

Power Member
Boas pessoal,

Estou neste momento a implementar basicamente o que virá a ser uma loja online mas virada para o contexto de leilão.

Já me informei dos vários Payment Gateways existentes e etc, apesar de ainda não estar dentro do assunto a nível de implementação surgiu-me uma dúvida.

Então é assim, quando um utilizador faz uma oferta por um produto esse dinheiro tem que ficar logo "lockado" entendem? ou seja, caso o vendedor o escolha a ele (ou simplesmente seja a pessoa com highest bid), o dinheiro tem de ser automaticamente retirado da conta dele, entendem?

A questão é a seguinte, qual a boa prática para efectuar este? como deixar uma transacção em estado stand-by e despoletar o débito no cartão só após certa acção ser realizada no site?

O que eu pensei, na minha lógica de programador (apesar de não ser muito seguro..) seria o seguinte:
- Mal é feita a oferta pelo produto (a dita bid) o utilizador coloca os dados do cartão, e esses dados seriam guardados da forma mais segura possível numa tabela de uma base de dados.
- Quando o vendedor fechasse o leilão desse produto, era despoletado o débito no cartão do utilizador respectivo (recorrendo um select dessa tabela.. e posteriormente apagar essa linha de lá).

Muito provavelmente isto não é feito desta forma nos dias de hoje e eu gostaria de saber qual a melhor prática para efectuar isto?
Será que os Payment Gateway (p.ex. o braintree) fornecem esta funcionalidade?

Estou ainda a aprender como funciona este sector e a vossa ajuda, uma vez que muitos de vós já têm experiência, seria fundamental!
Já me contentava com umas pequenas dicas!

Muito obrigado pessoal!
 
Viva,

Não, guardar dados não.. até porque usando um gateway nem tens essa opção (se usares toda a parte deles e não só a transferencia)
Tens algumas alternativas:
- Sistema de 'creditos'
- Tirar logo o dinheiro da conta e dar refund se ele não conseguir a compra.
(tens outras soluções mas assim de repente estas duas parecem me as mais fáceis, sem inventar muito)
 
Boas @Nada primeiro de tudo muito obrigado pela tua resposta! Comecei a ficar preocupado, ninguém respondia eheh :P

O sistema de refund eu também já pensei, mas o problema sabes qual é? é que os refunds são sempre pagos, pelo menos foi a ideia com que fiquei.. e montar um sistema de auction baseado (basicamente sempre) em refunds, porque nos leilões apenas a uma pessoa não lhe é feita o refund (quem fica com o produto), não é muito bom =/

O sistema de créditos parece-me muito bem! não tinha pensado ! :D

Sabem de um gateway que faça os refunds grátis ou assim? ou outras opções interessantes?
Muito obrigado!
 
Pois, não me tinha passado pela cabeça a questão do custo do refund :/
É ver se algum tem isso de graça.. se encontrar algo aviso
 
Não dá para fazer uma "pré-autorização" no cartão e só tirar o dinheiro quando o utilizador ganha o leilão?
Por exemplo o mês passado estive num hotel em que me fizeram uma pré-autorização no cartão de 200€ como caução ou para cobrir despesas no hotel: como não fiz nenhuma despesa, o valor não foi retirado. No entanto se tivesse feito, eles teriam descontado o valor equivalente: afinal de contas já estava dado como autorizado no cartão.
 
Pois! Basicamente era isso que eu precisava @mauro1855 sim! Qual o termo correto para procurar sobre isto? Não tenho um bom background nesta área, o que se torna complicado fazer uma pesquisa adequada...
Se entretanto encontrarem algo digam ;)
Muito obrigado a ambos!
 
Penso que existe um método de pagamento chamado Stripe e sim, usando a API deles podes fazer um pedido de dinheiro sem fazeres o Charge efetivo :)
Boa sorte!
 
Back
Topo