Bodhy Liunux 1.2.1 - Critica

ruca1973

Power Member
Há uns tempos atrás lembro-me de ter criticado negativamente esta distro norte-americana sem a ter experimentado. Tinha uma ideia errada sobre ela. Entretanto instalei a última versão que saiu no dia 10 de Outubro (que vem corrigir alguns pequenos bugs da versão 1.2) e em pouco tempo modifiquei totalmente a minha opinião sobre este Bodhy Linux.

A seguir deixo a minha critica sobre esta distro que espero que seja útil para quem ainda não a conhece.



Bodhy Linux 1.2 ao pormenor




Bodhy Linux é uma distro leve baseada nos repositórios do Ubuntu. Eu ao longo destes últimos meses fartei-me de experimentar imensas distros Linux baseadas em Ubuntu, Debian, Fedora, Red Hat mas tb distros Linux mais leves como a Puppy Linux ou a Macpup (que se baseia na Puppy Linux). Não quero estar a exagerar nos números mas já mais de 4 dezenas de distros passaram pelo meu portátil nos últimos 4 meses (quase 5 meses).

bodhi-linux-9820-1.jpg



A pergunta que se pode colocar é a seguinte: não será Bodhy Linux apenas mais uma entre muitas distros baseadas no Ububtu que se podem encontrar na Internet? Na minha opinião não. É um bocadinho mais que isso.

Explico de seguida: começo pelo aspecto espectacular desta distro que nos remete para 7 temas todos eles muito bem conseguidos. Outro pormenor delicioso e que ainda não encontrei em nenhuma outra distro (das que experimentei) é nós podermos escolher a forma como será a aparência do nosso desktop, estando disponível entre outras opções o look laptop e tablet.

Bodhi_4.png



A gestão de janelas é nos dada pelo sempre "eye-candy" Enlightenment 17, um gestor de janelas mais leve do que o GNOME e o KDE mas ao mesmo tempo muito vistoso a nível de aspecto e de efeitos. Os autores do Bodhy Linux quiseram criar uma distro que ao contrário de vir carregada de software, como muitas outras baseadas em Ubuntu e não só, viesse mais limpa e onde o utilizador pudesse ser a ele a instalar todo o software que necessite conforme o seu perfil e as suas necessidades.
Para isso os próprios criadores do Bodhy Linux criaram um repositório próprio com vários pacotes de software, de várias categorias, pronto para download. Fizeram uma recolha de algum do software mais utilizado em Linux.
Mas para além disso, e como o Bodhy Linux se baseia no Ubuntu (mais propriamente na versão 10.04 LTS) existe acesso aos repositórios da Canonical através do conhecido Synaptic Manager.


bodhi0.1.5black.png



Bodhy Linux é assim uma distro bem leve, que segundo os seus autores apenas necessita de 128 megas de RAM no mínimo para funcionar. Indicada para pcs e portáteis já com alguns anos mas igualmente para pcs novos, Bodhy Linux apareceu há pouco mais de 1 ano. E em tão pouco tempo despertou o interesse suficiente para já ter chegado ao 19º lugar no site Distrowatch. Para se ter uma ideia da magnitude de tal feito, o mesmo site dá como actualmente activas mais de 300 distros.

REVIEW


Bodhy Linux é uma distro norte-americana e é sem dúvida uma das mais bonitas e funcionais distros que eu já experimentei. Aliás, acho que as imagens e o vídeo falam por si.
Aconselho-a a todos aqueles que gostam de uma distro mais leve e que gostam de ser eles a escolher o software que pretendem utilizar. Essas foram e são as linhas gerais que levaram ao aparecimento da distro Bodhy Linux, ser leve, rápida, funcional e ser o próprio utilizador a ter total domínio sobre aquilo que pretende da distro. Muitas dessas distros já vêm carregadas de programas o que as tornam um pouco mais pesadas. E como existem ainda bastantes utilizadores que não apreciam a gestão de janelas UNITY (nem o GNOME), mas reconhecem a importância dos excelentes repositórios da Canonical, Bodhy Linux pode ser uma excelente opção.



Selection_041-500x376.png


Site Oficial


Nota: Vem pré-instalado com o web browser Midori 0.4

Saiu no dia 10 de Outubro o update 1.2.1 que vem corrigir alguns pequenos bugs da versão 1.2

E só por curiosidade os tempos de boot e de fecho do S.O. tb são muito rápidos. Dá gosto ver um S.O. abrir e fechar em alguns segundos. A fechar acho que nem chegam a ser 5 segundos.

Testado num portátil TOSHIBA Dual-Core 1,8 Mhz com 1 GB de RAM sem qualquer tipo de problemas a registar.



 
Back
Topo