Boicote do Linux em lojas portuguesas pode levar a queixa na Comissão Europeia

Status
Fechado a novas mensagens.
E enquanto isto durar tenho que levar e pagar por um SO que não uso, ou então vou ter que comprar portáteis que não gosto.
Há outra coisa que não foi aqui falada. Os fabricantes de portáteis têm acordos com a M$ e compram as licenças de Windows bem baratinho, e depois as mesmas são vendidas (junto com o portátil/pc) mais caras, com esses mesmos fabricantes a ganharem mais alguns trocos só por servirem M$.... E dúvido muito que eles queiram abrir mão disso.
A licença da M$ permite que seja recusada e haja um reembolso. Mas isso não acontece. Alguém aqui vai gastar montes de nota nos tribunais contra as multinacionais? Comemos e calamos.
 
Os meus dois cêntimos sobre esta trapalhada toda:

1) Acho que o autor do artigo original é demasiado extremista, a roçar a esquerda radical politica, como tal na minha humilde opinião este Senhor faz pior imagem do software livre que qualquer campanha de Marketing da Microsoft;
2) A questão principal deveria ser a abolição das licenças (seja ela qual for) imposta na compra de novo Hardware. Por exemplo o meu portátil A queimou a gráfica e tinha uma licença de Windows 7, eu compro um portátil B, deveria poder utilizar a mesma licença nessa máquina; Jamais qualquer instituição deverá forçar os vendors a incluirem X ou Y alternativa, no dia que isto acontecer, é o dia em que o sistema politico vigente deve ser derrubado;
3) Não existe suporte para Linux por uma razão muito simples, como alguns utilizadores já aqui constataram, não estão dispostos a gastar 1 único centimo em software livre, logo quem partilha de tal ideia não tem o minimo direito de exigir qualquer tipo de suporte, ponto final! Suporte custa bastante dinheiro, normalmente numa empresa saúdável, o suporte pode oscilar entre os 5 e so 10% do valor das receitas brutas.
4) Só come e cala quem quiser... Alguém vos obrigou a comprar o hardware? Compraram sobre coação ? Obrigado.

Em resumo, mais uma noticia a apontar para a auto-promoção a servir-se da ignorância __COLECTIVA__ das massas sem qualquer fundamente e contra todos os valores de qualquer estado de direito, sobretudo quando falamos de __liberdade__ de escolha :)
 
3) Não existe suporte para Linux por uma razão muito simples, como alguns utilizadores já aqui constataram, não estão dispostos a gastar 1 único centimo em software livre, logo quem partilha de tal ideia não tem o minimo direito de exigir qualquer tipo de suporte, ponto final! Suporte custa bastante dinheiro, normalmente numa empresa saúdável, o suporte pode oscilar entre os 5 e so 10% do valor das receitas brutas.
4) Só come e cala quem quiser... Alguém vos obrigou a comprar o hardware? Compraram sobre coação ? Obrigado.

3. nem por software livre ou proprietario, é crakar e prontos
4. Quem não quiser uma licença windows, nao pode ter portateis? Ou tem que ficar na idade da pedra com hardware obsoleto?
 
4. Quem não quiser uma licença windows, nao pode ter portateis? Ou tem que ficar na idade da pedra com hardware obsoleto?

Daí a importância de que a legislação seja mais dura no que respeita ao cliente ter a opção de abater o custo da licença no portátil e não a solução apresentada no artigo que é completamente despromovida de qualquer bom senso.
 
4) Só come e cala quem quiser... Alguém vos obrigou a comprar o hardware? Compraram sobre coação ? Obrigado.
Pois.... Então vou deixar de ter portáteis e passar a usar só Desktops. Posso sempre andar com uma UPS às costas e ter uns 10 minutos de autonomia. Ou comprar um gerador daqueles a gasolina....
Ou então comprar um Clevo topo de gama e ultra caro com hardware que não preciso para nada..... Estas alternativas são um espectáculo. Ou deixar de usar computadores.
Eu quero usar portáteis que gosto. Se tivessemos um sistema judicial decente seria fácil reaver o "investimento" na dita licença caso as marcas não o quisessem fazer. Mas as coisas não funcionam como deveriam. Se diz que posso recusar e ter um reembolso, que assim o seja. Usa querm quer e quem não quer não usa.
 
Pois.... Então vou deixar de ter portáteis e passar a usar só Desktops. Posso sempre andar com uma UPS às costas e ter uns 10 minutos de autonomia. Ou comprar um gerador daqueles a gasolina....

O valor da licença comercial do Windows em pré-instalados segundo alegações em 'small claims court' é de $10 US. Gastas mais só de abrir um processo no Ministério Público; Claro que tens outros pontos por atacar, tudo depende se queres ou não investir na 'causa'. Na maior parte dos casos é para perder dinheiro.

Ou então comprar um Clevo topo de gama e ultra caro com hardware que não preciso para nada..... Estas alternativas são um espectáculo. Ou deixar de usar computadores.

São mais rapidamente justificáveis que alegar que os vendors agora são obrigados a suportar sistemas que não querem; Desculpa, mas com toda a sinceridade admites que alguém entre no teu negócio e que te diga como deves gerir e onde tens que apostar? Isto é um caso de bom senso, não de ironia disparatada.

Eu quero usar portáteis que gosto. Se tivessemos um sistema judicial decente seria fácil reaver o "investimento" na dita licença caso as marcas não o quisessem fazer. Mas as coisas não funcionam como deveriam. Se diz que posso recusar e ter um reembolso, que assim o seja. Usa querm quer e quem não quer não usa.

Então usas o portátil que gostas, se é comercializado de determinada maneira, aceitas ou então não compras... Nem tú nem o governo ou qualquer outra autoridade tem legitimidade num estado de direito para exigir a uma cadeia de retalho que venda equipamentos com determinada configuração... O problema destas gerações pós 25 de Abril é terem deturpado completamente os conceitos de Liberdade e Democracia.

Na melhor das hipoteses os únicos com quem podes mandar vir é com os fabricantes, e nesse caso a melhor forma que tens de manter uma posição de força é boicotares os fabricantes e não as cadeias de retalho...

Curiosidade: Alguém sabe o que é uma cadeia de retalho? Pensem bem no tema e se depois acharem que ainda existe alguma legitimidade para fazer tais alegações, mudem-se para a China ou para a Coreia do Sul que possivelmente são sitios onde o Estado efectivamente tem esse tipo de poder.
 
Pois.... Então vou deixar de ter portáteis e passar a usar só Desktops. Posso sempre andar com uma UPS às costas e ter uns 10 minutos de autonomia. Ou comprar um gerador daqueles a gasolina....
Ou então comprar um Clevo topo de gama e ultra caro com hardware que não preciso para nada..... Estas alternativas são um espectáculo. Ou deixar de usar computadores.
Eu quero usar portáteis que gosto. Se tivessemos um sistema judicial decente seria fácil reaver o "investimento" na dita licença caso as marcas não o quisessem fazer. Mas as coisas não funcionam como deveriam. Se diz que posso recusar e ter um reembolso, que assim o seja. Usa querm quer e quem não quer não usa.

Por falar nisso... Uma licença de Windows 7 Home comprada na Inforlândia para o meu desktop portátil foi 27€'s. Estamos a falar de rios de dinheiro...
 
Se diz que posso recusar e ter um reembolso, que assim o seja. Usa querm quer e quem não quer não usa.
Não estou a falar de Linux aqui. Estou a falar da possibilidade de poder recusar a licença do Windows mas tal não ser viável. Dava-te razão caso o Windows não permitisse a recusa e devolução do valor em causa, por mais baixo que seja. Estou a suportar uma empresa que não quero.
Caso fosses tu nesta situação ias para tribunal com isto? Ou então ias boicotar as marcas e ficavas sem poder comprar computador? É igual em todo o lado (e a M$ sempre a amealhar).

EDIT:
Acabei de ver um fornecedor nacional de informática (ainda tenho os logins da antiga loja)
Windows 7 Home Premium OEM = 77€ + IVA (preço de custo)
Windows 7 Home Premium RETAIL = 135€ + IVA (preço de custo)

Esse negócio da Inforlândia cheira a esturro ;)
 
Última edição:
Esse negócio da Inforlândia cheira a esturro ;)

Não é nada esturro, foi uma campanha que fizeram para quem tinha comprado PCs nos ultimos 6 meses que vinham com o XP. As minhas licenças de Red Hat ficam mais baratas que o Windows...

Em tribunal em 2003 a Toshiba defendeu-se que o preço de custo da licença do Windows XP para pre-instalados era de 10$US, é o que interessa... É impossivel o 7 ter vindo com uma inflação de 770% :)

http://www.linuxjournal.com/article/7040
 
Última edição:
O Estado portuguẽs gasta centenas de milhões de euros todos os anos a renovar licenças de Windows nos diversos computadores espalhados por tribunais, ministérios, escolas, hospitais, empresas públicas, institutos públicos, etc. E não sód e Windows mas também de Offices etc. Era tão simples meter Linux Zorin e Open Office ou Libre Office e poupar milhões. Por isso meus caros como é óbvio o ideal seria comprar o computador sem sistema operativo. Cada um que instale o que quiser e é isso que temos de batalhar. Depois virá o computador com Linux. Mas primeiro, há que ter nas lojas computadores sem Windows instalado. Acabar com este monopólio. No meu caso o Windows dura uns 5 minutos no máximo antes de desaparecer por completo dos meus computadores novos....
 
Em tribunal em 2003 a Toshiba defendeu-se que o preço de custo da licença do Windows XP para pre-instalados era de 10$US, é o que interessa... É impossivel o 7 ter vindo com uma inflação de 770%
Nas grandes marcas têm acordos com a M$ e conseguem preços muito mais baixos que as lojas.
Mas uma loja normal de informática que vá vender um Windows OEM juntamente com uma máquina, por ex um pc às peças, compra o SO aos fornecedores mais ou menos ao preço que disse acima. Se houver mais malta por aqui com acesso aos fornecedores nacionais, rapidamente confirma o que eu disse ;)
Mas a questão não é esta. A M$ é uma multinacional que arrecada milhões, ou biliões, com estas licenças aos fabricantes. E é isso que eu gostava de poder deixar de suportar. Não vejo mal nenhum em o Windows vir pré-instalado, mas que haja facilidade no reembolso da licença para quem não quer isso.
Até podia custar 1€, se a M$ na EULA diz que pode haver reembolso, que haja sem custos e complicações para o utilizador final.
 
O Estado portuguẽs gasta centenas de milhões de euros todos os anos a renovar licenças de Windows nos diversos computadores espalhados por tribunais, ministérios, escolas, hospitais, empresas públicas, institutos públicos, etc. E não sód e Windows mas também de Offices etc. Era tão simples meter Linux Zorin e Open Office ou Libre Office e poupar milhões.
Era simples? Tens noção dos impactos que isso tem nos processos, serviços e nas pessoas? Ja tentaram fazer algo do genero no ministério da justiça...e conclusão, correu mal por diversas razões. Hoje é MS outra vez em força.

A maior parte dos tradicionais funcionários públicos são completamente resistentes à mudança, seja para o que for. Basta que um simples botão não esteja no sitio de ontem se queres ver.

E depois há outra. Nas escolas empresas como a sony, avid, adobe, entre outras, muitas vezes até praticamente dão o material, equipamento e SW só para habituarem os futuros profissionais a lidar com as coisas da marca.
 
Última edição:
Vou dar um exemplo. O Linux Zorin é extremamente parecido com o Windows 7 . Alias, no Linux Zorin podemos optar por ficar com o "look" à Windows 7, Windows 2000, Mac Osx, Win Xp ou Gnome. As pessoas habituavam-se concerteza. E mais a mais as pessoas são empregadas e se o ministro assim quisesse assim seria feito. Acho lamentável dinheiro dos nossos impostos ser gasto em licenças da Microsoft
 
Vou dar um exemplo. O Linux Zorin é extremamente parecido com o Windows 7 . Alias, no Linux Zorin podemos optar por ficar com o "look" à Windows 7, Windows 2000, Mac Osx, Win Xp ou Gnome. As pessoas habituavam-se concerteza. E mais a mais as pessoas são empregadas e se o ministro assim quisesse assim seria feito. Acho lamentável dinheiro dos nossos impostos ser gasto em licenças da Microsoft
Na russia já andam na transição há uns tempos.
 
Vou dar um exemplo. O Linux Zorin é extremamente parecido com o Windows 7 . Alias, no Linux Zorin podemos optar por ficar com o "look" à Windows 7, Windows 2000, Mac Osx, Win Xp ou Gnome. As pessoas habituavam-se concerteza. E mais a mais as pessoas são empregadas e se o ministro assim quisesse assim seria feito. Acho lamentável dinheiro dos nossos impostos ser gasto em licenças da Microsoft
Se fosse gasto em licenças Red Hat já ficavas mais feliz? Eu vejo repetidamente neste forum que a maioria das pessoas não tem noção do custo que e passar de um OS para outro em termos empresarias, especialmente quando significa migrar para um OS que as pessoas não estão habituadas a usar.

E até hoje não encontrei no software livre algo se equiparasse à suite Office da Microsoft.
 
Pois, mas a diferença nesse caso é que não existe concorrência comercial para o Windows. Não existem empresas a quererem fornecer SO's Linux e a serem esmagadas pela posição da Microsoft. Pura e simplesmente Linux para PCs é algo feito por comunidades e não empresas. Os SOs Linux comerciais são direccionados para empresas e aí têm quota de mercado.

Red Hat, Canonical, Novel não são empresas? Também fornecem suporte, ninguém está é disponível para pagar porque assumem que se o SO é à pala de uma maneira ou de outra, então tudo o resto obrigatoriamente tem que ser à pala.
 
Vou dar um exemplo. O Linux Zorin é extremamente parecido com o Windows 7 . Alias, no Linux Zorin podemos optar por ficar com o "look" à Windows 7, Windows 2000, Mac Osx, Win Xp ou Gnome. As pessoas habituavam-se concerteza. E mais a mais as pessoas são empregadas e se o ministro assim quisesse assim seria feito. Acho lamentável dinheiro dos nossos impostos ser gasto em licenças da Microsoft

Existem muitas razões para não mudar para Linux. Incluindo software específico usado por diferentes ministérios e desenvolvido para Windows.
Além do mais, também é necessário suporte técnico em muitas alturas.
Agora substituir por exemplo o Microsoft Office pelo Open Office/Libre Office é perfeitamente possível para a esmagadora maioria de utilizadores pois este último é extremamente semelhante ao Office 2003.
 
Eu gostava era de saber que porcaria de suporte tecnico tanto se fala aqui em windows e é dado e pago a peso de ouro pelo governo, se na realidade nada funciona.
Á quatro meses fui tirar o passaporte, recolheram os dados conferiram, reconferiram, o pc empancou ou a funcionária não sabia o que andava a fazer, a funcionária esteve meia hora ao telefone com o suposto suporte tecnico, só sai de lá hora e meia após entrar, mesmo assim o suposto tecnico não resolveu nada, guardei a senha e tive de voltar lá de novo no dia seguinte.
É o caos total, quem precisa de pagar por algo que funciona mal, e muitas vezes nem funciona?
Por estas e tantas outras experiências vividas em gabinetes e repartições, que tambem defendo, a ter de se pagar que se exija um retorno dessas empresas que são pagas para resolver os problemas e não receberem apenas por coçar os tomatoes.....

Use-se linux, o que se poupava em licenças podia-se usar em suporte tecnico, pior do que no windows não devia ser, a desculpa de que se usa programas especificos de windows e bla bla bla.. existem alternativas.
Quanto aos funcionários, estão mal habituados, são fechados, restritos na aquisição de conhecimento, aprenderam com windows usam como desculpa esse argumento ridiculo, coitadinhos não podem aprender outros sistemas.
Eu tambem não uso windows mas sei usar o sistema, mas tenho de pagar a falta de conhecimento e pior o desinteresse em adquirir novos conhecimentos por parte de certos sectores.
 
E até hoje não encontrei no software livre algo se equiparasse à suite Office da Microsoft.

As maiores petroliferas dos EUA fizeram a transição para Google Docs que é um serviço cada vez com mais expressão no mundo empresarial, é o futuro... As Office Suites tradicionais têm os dias contados :)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo