1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  1. shello

    shello Moderador
    Staff Member

    Boas gente!
    Eu não sei se tenho estatuto pa postar aqui no vosso cantinho (:D).
    Bem, eu vinha propor aqui ao pessoal uma coisa: visto nós do [email protected] termos traduzido o artigo do projecto na Wikipedia para português, e que tal se os BOINCadores se juntassem à festa e traduzissem o vosso? Assim, o artigo [email protected] não ficava sozinho na categoria de Computação Distribuida :D E já que no nosso artigo se fala de BOINC, ia uma ligaçãozinha po vosso ;)
    Pronto... Era só isto... Eu só estou a sugerir isto, mai nada :D É apenas uma ideia!
    Se não se interessarem, dêm um xuto na thread que ficamos bem uns com os outros! :D

    Abraços deste foldador,
    shello
     
  2. Koncaman

    Koncaman Utilizador Saloio

    eu posso tentar traduzir alguma coisa... mas eu geralmente meto sempre alguma coisa da minha autoria la pelo meio...
    ja agora, qual é o texto em questão?

    pa, isto é de quem quizer :D é bom que hajam sinergias entre as duas teams, até porque quando sair o [email protected] boinc edition, as duas teams ficarão ainda mais proximas...
     
  3. shello

    shello Moderador
    Staff Member

    Pois é verdade... É mesmo o artigo todo :D
    exprimenta dar um salto ao nosso canto do folding para veres como fizemos (se é que ainda não viste).
    Eu posso ajudar a rever no que souber :)

    Abraços!
     
  4. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Pois isso começou a me invadir a mente :D Vou observar melhor o vosso trabalho para tirar idéias... Embora eu seja um "pseudo-nabo" em inglês, principalmente traduzir coisas :lol: Embora como existem muita gente na team aqui, cada um podia pgar um pedaço e mãos a obra ;)

    Obrigado pelo toque shello ;)

    Para já se calhar era um artigo para o BOINC e depois "sub artigos" para os vários projectos, de início os principais (seti, climate, einstein, LHC, predictor) e é claro o folding (que iamos apontar para o vosso artigo)

    EDIT, existe TONELADA'S DE INFO do BOINC e tal no wikipédia EN!!!

    BOINC: http://en.wikipedia.org/wiki/Boinc
    SETI: http://en.wikipedia.org/wiki/SETI

    projectos activos:
    [email protected]: http:[email protected]
    Climate: http://en.wikipedia.org/wiki/Climateprediction.net
    Predictor: http:[email protected]
    Einstein: http:[email protected]
    LHC: http:[email protected]

    Projectos em desenvolvimento

    BURP: http://en.wikipedia.org/wiki/BURP
    [email protected]: http:[email protected] -> olha ca a referencia ;)

    Futuros projectos

    PlanetQuest: http://en.wikipedia.org/wiki/PlanetQuest

    Os outros (Roseta, pirates, primegrid) não tem texto em EN...
     
    Última edição: 20 de Outubro de 2005
  5. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    The '''Berkeley Open Infrastructure for Network Computing''' ('''BOINC''') is a <!--questionable link-->[[distributed computing]] [[infrastructure]], originally developed out of the [[[email protected]]] project, but intended to be useful to fields beyond [[SETI]]. This software platform is open in that it is [[free software|free]] and [[open source software]] released under the [[GNU Lesser Public License]]. Currently BOINC is being developed by a team based at the [[University of California, Berkeley]] led by [[David P. Anderson|David Anderson]], the [[project]] director of [email protected] - a project which uses this software.

    [email protected] is one of the better known projects that utilizes the BOINC distributed platform. The success of [email protected]&mdash;which after its launch in [[1999]] quickly became the most powerful computing network ever assembled&mdash;made it clear that distributed computing could be used for many other computing-intensive [[scientific]] projects. The intent of BOINC is to make it possible for researchers in areas as diverse as [[molecular biology]], [[climatology]], and [[astrophysics]] to tap into the enormous but under-utilized [[calculation|calculating]] power of [[personal computer]]s world-wide.
    In essence BOINC is [[software]] that can use the unused [[Central processing unit|CPU]] cycles on a [[computer]], to analyse scientific data&mdash;what you don't use of your computer, it uses.

    ===Estrutura dos Servidores===
    The major parts include the backend server, which can be run on one or many machines to allow BOINC to be easily scalable to projects of any size. BOINC servers run on Linux based computers and use [[Apache HTTP Server|Apache]], [
    PHP:
    ], and [[MySQL]] as a basis for its web and [[database]] systems.  BOINC is simply the structure for distributing work and does no useful scientific work itself.  Scientific computations are run on user computers and results are analyzed after they are validated and transferred from BOINC into a scientific database.
     
    Última edição: 5 de Dezembro de 2005
  6. Ledo

    Ledo [email protected] Member

    Eu tenho bons conhecimentos de inglês por isso posso ajudar a traduzir!
    Basta indicarem-me os textos!

    Posso traduzir o que está em cima! A tradução é para colocar aqui?
     
    Última edição: 20 de Outubro de 2005
  7. shello

    shello Moderador
    Staff Member

    Ledo, se o dest0yer estiver a seguir como fizemos para o folding, sim :)
    Abraços!
     
  8. Ledo

    Ledo [email protected] Member

    Para já foi o que tive tempo para traduzir!

    O que está a bold e sublinhado foi as alterações ao que o destr0yer fez, para ver se concordam!

    O que está a bold não consegui colocar a designação correcta e é para corrigir!

    O que está traduzido leiam e corrijam o que entederem!
     
  9. Ledo

    Ledo [email protected] Member

    ==BOINC estrutura e características==


    O BOINC é uma estrutura livre para suportar projectos de computação distribuida. A maioria dos projectos que correm no Boinc não têm fins lucrativos e dependem com enorme preponderância, se não completamente, na doação voluntária de ciclos de CPU (idle) por parte de utilizadores anónimos. No entanto, isto não quer dizer que o BOINC não pode ser usado com fins lucratrivos. O BOINC consiste num servidor e num programa que comunicam entre si, para distribuição, processamento e retorno das unidades de trabalho processadas!

    ===Estrutura dos Servidores===
    A maior parte inclui um backend servidor, que pode ser constituído por uma ou mais máquinas, para permitir ao BOINC ajustar-se a projectos de qualquer dimensão! Os servidores do BOINC correm em Linux e utilizam Apache HTTP, PHP, MySQL como base do sistema para a internet e base de dados!
    BOINC é simplesmente a estrutura para a distribuição de unidades de processamento e não realiza qualquer análise científica!
    A análise científica é feita pelos computadores dos voluntários e os resultados são analisados, após terem sido validados e transferidos pelo BOINC, para a base de dados científica.

    Os servidores do BOINC também disponibilizam funcionalidades avançadas incluindo "redundância homologa" (enviar unidades de trabalho para computadores baseados na mesma plataforma, "unidades de trabalho faseadas" (envio de informação ao servidor do progresso do processamento em fases pré-determinadas, antes do processamento completo da unidade de trabalho e "agendamento local" (envio de unidades de trabalho a computadores que já tenham os ficheiros necessários para a computação e o envio de unidades de trabalho a pedido).

    Mais uma parte traduzida!
     
  10. Ledo

    Ledo [email protected] Member

    Continuação:

    ===Estrutura dos Clientes===

    Na parte do cliente, o BOINC, encontra-se estruturado em várias aplicações separadas. Estas intercomunicam-se utilizando a função RPC (chamada remota de procedimento) do BOINC. Os componentes destas aplicações são:

    Boinc (Boinc.exe), o núcleo do cliente, que é um processo que se encarrega das comunicações entre o cliente e o servidor. Também faz o descarregamento das aplicações científicas, disponibiliza um mecanismo de registo unificado; assegura que os binários das aplicações científicas estão actualizadas e agenda os recursos do CPU entra as diferentes aplicações científicas (no caso de se ter várias instaladas).
    Apesar do núcleo do cliente ser capaz de descarregar as aplicações científicas mais actualizadas, não é capaz de se actualizar: Os autores do BOINC acham que se assim fosse poderia criar um risco de segurança inaceitável. No sistema UNIX o núcleo do cliente geralmente corre como um daemon ou ocasionalmente como um processo crontab; no Windows tanto pode correr como um programa normal ou como serviço. Dependendo como o cliente Boinc foi instalado, pode correr sempre que um PC for ligado e em plano de fundo como um serviço, quando o protector de tela for activado ou iniciar quando um utilizador inicia a sessão e terminar quando este fecha a sessão.

    A bold está os termos que não consegui arranjar os correspondentes correctos em Português!

    Edit: feita alteração de acordo com a sugestão do destr0yer que se encontra no post a seguir
    Edit: correcção da tradução
     
    Última edição: 1 de Dezembro de 2005
  11. Ledo

    Ledo [email protected] Member

    Continuação:

    A parte do programa que gere e trata das unidades de trabalho fornecido pelo núcleo do cliente, simplifica bastante a programação das aplicações científicas.
    O Boinc pode conter uma ou várias aplicações científicas que constituem o núcleo da computação científica.. Existe uma aplicação científica específica para cada projecto de computação distribuída que usam a plataforma BOINC. As aplicações científicas utilizam o BOINC Daemon para descarregar e envio de unidades de trabalho e para troca de dados estatísticos com o servidor.
    O boinkmgr.exe é um GUI (interacção gráfica com o utilizador) que comunica com o núcleo da aplicação através de RPC. Por defeito o núcleo do cliente só permite ligações a partir do mesmo computador, mas pode ser configurado para permitir ligações a partir de outros computadores (opcionalmente utilizando uma senha para autenticação); este mecanismo permite a uma pessoa gerir vários computadores, a partir de uma única estação de trabalho. O GUI é escrito sob a forma de inter-plataformas utilizando o WxWidgets como ferramenta de desenvolvimento, providenciando a mesma experiência ao utilizador nas diferentes plataformas. Os utilizadores podem ligar-se ao núcleo do cliente do BOINC, instruí-lo a instalar novas aplicações científicas, monitorizar o progresso do processamento das unidades de trabalho e ver as mensagens do relatório de fucionamento do BOINC.
    The BOINC screensaver...

    Mais uma parate traduzida!
     
  12. Ledo

    Ledo [email protected] Member

    Continuação:

    O Boinc disponibiliza a opção de se poder utilizar a visualização gráfica do trabalho que está a ser realizado pelas diferentas aplicações científicas como protecção de tela; estes gráficos podem ser visualizados em qualquer altura sem precisar de correr o screensaver. As protecções de tela do BOINC são programadas utilizando BOINC gráficos API, Open GL e o kit de desenvolvimento Open GL, GLUT.
    Tipicamente as protecções de tela do BOINC utilizam gráficos animados que mostram o trabalho a ser processado. Algumas aplicações científicas não disponibilizam protecções de tela, nem nenhuma visualização gráfica do que está a ser processado! Nestes casos a proteccção de tela é substituída pelo logotipo do BOINC - um B que se movimenta de forma aleatória no ecran.

    destr0yer: acabei a tradução da parte original; a parte vermelha que acrescentaste antes, é a que se segue. Acho que já dá para colocares na wikipedia, tens que fazer colagem dos excertos e colocar a versão final aqui toda junta para apreciação do pessoal (correcções e afins)!
     
  13. shello

    shello Moderador
    Staff Member

    Hela! Esta gente anda a trabalhar :D:D:D:D ;)
    Quando puserem na wikipedia o artigo do BOINC, mandem-me uma PM com o link ara eu por na pagina do [email protected] :)

    Abraços, e keep very Good Work!
     
  14. BlindMan

    BlindMan Power Member

    É preciso ajuda em traduções? Avisem se precisarem
     
  15. Ledo

    Ledo [email protected] Member

    Em relação a este post, a parte a vermelho acima do que está a branco, é o que falta traduzir, mais os links que estão nessa página! Vai pondo a tradução aqui, para o pessoal fazer sugestões ou alterações ao que traduziste!
    Lê também, se quiseres, o que traduzi e propõe alterações se for caso disso!
     
  16. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    *** checkpoint ***

    OK, o que falta traduzir está no meu post acima, o resto está guardado no meu PC ;)

    PS: acham boa idéia ir apagando os posts "desnecessários" e da parte que o LEDO já traduziu e eu juntei ao "texto principal" ? De modo a organizar isto
     
    Última edição: 5 de Dezembro de 2005

Partilhar esta Página