Bom cooler !

Boas. Também precisava de ajuda.

Um bom cooler até 40 euros no máximo, que não ocupe muito espaço na caixa. É para uma Asrock Z68 Pro3 (socket 1155) para o meu i7 2600k para mais tarde ajudar (nas temps) quando fizer overclock.

Vi falar bastante bem deste cooler http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=11588&session=2b4329509920c806fe61c7f90a39c19c aqui no fórum, que fica no limite do orçamento, mas também vi gente a queixar-se de que é um cooler que tira espaço considerável na caixa... :(

Gostaria de saber, em opção a este, o que é que posso optar? Se este não for assim tão mau em termos do espaço, como dizem, até estava capaz de o adquirir.

A minha caixa é uma NZTX Apollo. :)
 
Thermalright True Spirit 140

Obrigado. :)

É assim eu não queria gastar dinheiro a levar o PC a uma loja só para me montarem o cooler, gostava de ser eu a montá-lo, mas é uma coisa que não tenho experiência nenhuma, nunca troquei de cooler e ainda por cima aplicar a pasta térmica e isso tudo tenho medo de fazer porcaria e lixar alguma peça... :( Sei trocar e montar todos os outros componentes do PC e os cuidados a ter e isso, mas com processadores nunca na vida me meti com eles...

Epa pela lógica deve ser mais ou menos isto:

Tirar os componentes delicados à volta (memórias e isso). É mesmo necessário tirar a MB da caixa como dizem?

- Tirar o cooler antigo (desencaixar da motherboard com a ajuda de uma chave, rodar os pinos do cooler para o sentido que estiver indicado)

E agora a minha dúvida é a seguinte:

- É necessário tirar os restos de pasta térmica (li que convém tirar os restos da antiga pasta térmica e até alguma gordura que possa existir na parte do processador, penso que com um pano humedecido em álcool) certo?

- Depois, meter a pasta térmica nova (quanto baste, pois também não convém meter "uma tonelada" de pasta e depois ficar muito espessa e sair para os lados), espalhá-la bem de maneira a que fique uniforme e lisa (já li aqui algures no fórum que uma boa dica é espalhá-la com a extremidade de um cartão). Outra dica que também vi é, após colocar a pasta térmica, encostar o cooler ao CPU para ver se toda a superfície do CPU fica coberta com a pasta. Se não ficar, acrescentar mais um pouco de pasta (quanto baste também) na zona onde falta.

- Encaixar o cooler novo e certificar-me de que todos os 4 pinos estão bem presos.

Mesmo assim... Há sempre aquele receio de fazer algo errado e depois ficar sem PC de vez. :(
 
Última edição:
Sim, é preciso tirar a MB da caixa, pois tens de colocar uma base de apoio na parte detrás da motherboard.

Sim, tens de retirar os restos de pasta térmica e limpar o melhor possível com alcool. Isto é essencial para teres boas temperaturas.
Depois coloca uma camada fina de pasta térmica nova, o minimo possível sem se conseguir ver a base do CPU. A função da pasta térmica é preencher os buracos minúsculos entre o contacto do CPU e do cooler e não para servir de cola.

Apertar os pinos bem é importante, mas não ao ponto de forçar e partir. Mas mais importante é que o aperto seja feito de forma igual, para não haver desníveis de pressão entre o cooler e CPU.

Não te preocupes se sair mal. O CPU não queima se o cooler ficar mal colocado. Os CPUS atuais têm sistemas de segurança que desligam o CPU imediatamente caso as temperaturas estejam elevadas.
Se fizeres mal, o pior que acontece é teres de desmontar tudo e voltar a montar.
 
Sim, é preciso tirar a MB da caixa, pois tens de colocar uma base de apoio na parte detrás da motherboard.

Sim, tens de retirar os restos de pasta térmica e limpar o melhor possível com alcool. Isto é essencial para teres boas temperaturas.
Depois coloca uma camada fina de pasta térmica nova, o minimo possível sem se conseguir ver a base do CPU. A função da pasta térmica é preencher os buracos minúsculos entre o contacto do CPU e do cooler e não para servir de cola.

Apertar os pinos bem é importante, mas não ao ponto de forçar e partir. Mas mais importante é que o aperto seja feito de forma igual, para não haver desníveis de pressão entre o cooler e CPU.

Não te preocupes se sair mal. O CPU não queima se o cooler ficar mal colocado. Os CPUS atuais têm sistemas de segurança que desligam o CPU imediatamente caso as temperaturas estejam elevadas.
Se fizeres mal, o pior que acontece é teres de desmontar tudo e voltar a montar.

Muito obrigado pela ajuda Winjer :) segunda-feira vou buscar o cooler e a pasta térmica. Como pude perceber isto não tem nada que saber, é necessário é ter os devidos cuidados.

Até devo de tirar umas fotos para depois mostrar como correu.

Mais uma vez obrigado.
 
Muito obrigado pela ajuda Winjer :) segunda-feira vou buscar o cooler e a pasta térmica. Como pude perceber isto não tem nada que saber, é necessário é ter os devidos cuidados.

Até devo de tirar umas fotos para depois mostrar como correu.

Mais uma vez obrigado.

Bem, terminei há umas horas a montagem do cooler. Correu tudo bem, coloquei pasta térmica Arctic Cooling MX-4 e ficou tudo bem montado, excepto uns problemas que eu tive. Passo a colocar as fotos, que tirei antes e depois da montagem e a descrever os problemas que tive e tenho para que me possam ajudar a resolvê-los. Leiam todas as descrições pois descrevo pormenorizadamente cada situação.

A placa gráfica ainda não chegou hoje (ASUS GTX660 Ti) portanto é normal que não vejam nenhuma na configuração. :)

Antes da montagem:

ixxg7r.jpg


5ckdax.jpg


2i95j03.jpg


As memórias, devido ao grande tamanho do cooler que montei (Thermalright True Spirit 140) tiveram que ser mudadas de slot para manter o dual channel, como podem ver abaixo. O cooler impediu-me de colocá-las nos slots azuis.

O ciclo de ar não foi alterado e também está apresentado abaixo. Foi tudo bem pensado e arrumei da melhor forma que consegui os cabos todos. :)

2na2ozo.jpg


24b2hi1.jpg


vskvpi.jpg


2ugf3fb.jpg


No final de tudo, ao fechar a caixa, eh... quer dizer, não conseguia fechá-la. :wow: Isto porque a lateral tem um slot com uma ventoinha que tive que remover, até o filtro da mesma não pode lá estar, desculpem a expressão mas foi mesmo uma grande "caga" após eu tirar tudo, conseguir finalmente fechar a caixa. E mesmo assim fico com uma margem de apenas 2 a 3 mm.

Fotos da lateral e do filtro, que por mais fino que seja, não pode estar no sítio onde estava.

241v69l.jpg


10rpoo8.jpg


2jbsith.jpg


2rh8rdi.jpg


sy9e77.jpg


2ymx5dd.jpg


2v1otgi.jpg


f3fkwo.jpg


Foto do PC a trabalhar já. Espero que gostem. :)

p4yti.jpg


35hh9uq.jpg



Agora, os meus problemas são os seguintes:

1 - Como não tenho nada na lateral da caixa, nem sequer um filtro da ventoinha consigo meter, vai estar sempre a entrar pó especialmente quando eu colocar a placa gráfica pois vão ser mais 2 ventoinhas a puxar. O que posso fazer para tapar esta entrada ou remedar a situação? A placa gráfica deve chegar amanhã portanto vou voltar a abrir o PC para metê-la e gostava que me ajudassem com uma solução que eu pudesse aplicar.

2 - Durante a montagem do cooler tive alguma, embora que muito pouca, oscilação no mesmo, ou seja a pasta térmica espalhou-se talvez um pouco mais para os lados. Mas não ficou a deitar por fora, pois verifiquei tudo até ao mais pequeno detalhe antes de ligar o PC. Liguei-o e está a trabalhar sem quaisquer problemas, e decidi abrir o HWMonitor e o CPU-Z para monitorizar como corria a coisa nas primeiras horas depois de estar ligado. Obtive os seguintes valores, mostrados no print abaixo. Fiz um reset aos mínimos e máximos logo quando liguei o programa, portanto os valores mínimos e máximos que podem observar na imagem são aqueles que foram registados nas primeiras duas horas de funcionamento do PC em idle. Óbvio as pequenas diferenças entre os dois softwares.

t9wmty.png


Gostaria que os mais entendidos na matéria me dissessem se todos estes valores estão dentro do normal e se também é normal uns cores terem temperaturas mais elevadas do que outros (não estarem todos à mesma temp.).

4 - Gostaria também que se alguém soubesse me dissesse o que é o sensor AUXTIN que está sempre com valores na ordem dos 50ºC. :(

5 - No CPU-Z é normal o Core Speed às vezes estar sempre a alterar-se entre os 1600Mhz (aprox.) e os 3600Mhz (aprox.) tendo esta última em conta, já que a frequência do CPU de origem é de 3.4Ghz? Como não percebo muito disto ainda, talvez até seja uma pergunta parva esta.



De qualquer forma tudo está a trabalhar bem, estou muito satisfeito com o cooler em termos de ruído, o PC agora nem se ouve :D está mesmo um mimo.

Cumps. :)
 
Respondendo a tudo, está tudo como é suposto funcionar e estás com boas temperaturas, também tenho esse cooler no meu 3770K e até agora impecável.
 
Respondendo a tudo, está tudo como é suposto funcionar e estás com boas temperaturas, também tenho esse cooler no meu 3770K e até agora impecável.

Obrigado :) só estou é na dúvida (falando agora das outras dúvidas que ainda me restam) qual será aquele sensor que está com 50 e tal ºC logo quando ligo o PC e se o facto dos valores do core speed (mhz) no CPU-Z se alterarem tanto tantas vezes como eu referi. Sou novo ainda nesta parte das voltagens e isso, portanto não estranhem a pergunta. :)
 
O sensor AUXTIN deve ser mais um bug do programa (não faço a mínima ideia a que se refere) quanto ao cpu é normal variar o clock e a voltagem e tem a ver com o Intel Speedstep o qual permite essa mesma variação para poupar no consumo e reduzir a temperatura nas altura que não está a ser usado.
 
O sensor AUXTIN deve ser mais um bug do programa (não faço a mínima ideia a que se refere) quanto ao cpu é normal variar o clock e a voltagem e tem a ver com o Intel Speedstep o qual permite essa mesma variação para poupar no consumo e reduzir a temperatura nas altura que não está a ser usado.

Sim é mesmo um bug do software. Estive a procurar na net e foi isso mesmo que encontrei. Existe mais algum software para ver temps e voltagens, gratuito, e com resultados e dados fiáveis?

Não estou a dizer que vou deixar o Hardware Monitor só por causa disto, mas às vezes tenho as minhas dúvidas quanto aos valores apresentados.
 
Última edição:
Back
Topo