Bomba d'água a estragar-me o disco?

psergio

Power Member
Boas,

Montei em Novembro passado um sistema de watercooling, com uma bomba Eheim 1048. Tenho um disco Seagate Barracuda IV a cerca de 6 ou 7cm de distancia, comprado algures em Abril ou Maio.
Acontece que desde Dezembro comecei a ter bad sectors. Nao me lembro se antes de ter o WC montado se ja' tinha um, mas penso que nao, e agora tenho mais ainda, chegando nas 2 particoes aos 486Kb (em 40Gb) o q nao e' nada normal. Segundo o mapa do Scandisk, os clusters marados estao todos juntos, o q pode indicar q o problema nao seja radiacao magnetica da bomba e seria sim um problema com o revestimento magnetico dos discos internos. Mas mesmo assim e' estranho.
A bomba esta' montada dentro da caixa.

Gostava de saber se alguem tem ou teve o mesmo problema e se existe forma de isolar magneticamente a bomba. Existem aquelas colunas isoladas magneticamente. Nao tenho nenhuma, mas...como e' q aquilo funciona? Seria possivel canibalizar umas colunas dessas?

Brigado!
 
olha jovem deve ser do disco porque tive um igual comprado +/- na altura do teu e agora em dezembro tb komessou a fikar kom bad sectors. tive logo de trokar.
fika so uma ideia.:'(
 
Sério? Hummm... é q sabes, ao mudar o disco de sitio, para mais longe da bomba, a coisa estabilizou e nao mais tive problemas (fora os sectores estragados q ja' tinha, claro). Ou foi coincidencia...ou o meu problema e' diferente. Mas pelos vistos bate certo.

Acho q o q posso fazer e' qd ja' nao tiver nada de importante no disco, voltar a mete-lo no sitio anterior e verificar se recomecam os problemas.

Seja como for, em breve vou leva-lo pra troca...

Obrigado pela informação!
 
Bem, comprei um Seagate e nao IBM para nao ter problemas destes e agora acontece-me isto... mas há assim tantos Seagates com problemas?!
 
Epá n elimines totalmente a possibiliade de ter sido a bomba... pk repara k se a aproximares do monitor ele muda de cor... (tal como aconteceu cmg) tive de por a caixa afastada do monitor... e longe dos diskos pk é bem capaz de intreferir com eles, podes sempre isolar a bomba com papel de aluminio ! Akele do comer...

Espero ter ajudado, fika []
 
epa o meu seagate tb ja ta a dar problemas!!! >( >( >( e comprei a makina em dezembro n tem 2 meses!!! mas ja vou la bater a portita da loja com a garantia em cima!!! kero 1 novo canudo :D
 
Isto tá bonito, sim senhor... Daqui a nada os Seagates dão tantos problemas como os IBMs há aqui uns tempos (ou ainda dão?)

Mas o que é certo é q desde que mudei o disco de sítio, não tive mais problemas. Mas pode ser coincidência.

Comprar IBM está fora de questão: são mt barulhentos. Vou trocar por outro Seagate igual, senão um de 60Gb ou de 80Gb, o q houver.

Simplesmente ainda nao tive pachorra de andar a fazer gaiolas de metal pra enfiar a bomba dentro e voltar depois a meter o disco no sitio antigo para ver se os problemas voltam.
 
A sério? Podes dar-me o modelo pra procurar no site da IBM as especificacoes dele?

Os meus 2 ultimos discos antes deste Seagate foram IBM (3.2Gb e 6.5Gb) e ambos tinham um ruido agudo mt pronunciado (já sem falar no ruido de acesso das cabeças).
Pelo contrário, o Seagate nao se ouve a rodar, e dificilmente o oiço a aceder aos dados. Agora com o water cooling consigo ouvir, pois é facil no silencio. Antes disso nao ;p
 
Back
Topo