Bomba de calor ou esquentador

DropV

Power Member
Boas,

Neste momento somos 2 numa casa pequena ( 55 metros quadrados) com certificado C e vamos mudar-nos para uma casa maior (123 metros quadrados) com certificado E.
Ambas as casas são apartamentos em que a primeira está num primeiro andar e a segunda num 4 andar.
A questão é atualmente a casa para onde vamos tem um termoacumulador de 80L mas pelo que andamos a pesquisar vai consumir muita energia. E por isso temos duas hipoteses:
Ou colocamos gas canalizado e aquecemos a agua com um esquentador
Ou colocamos uma bomba de calor. Mas será a bomba um investimento com retorno? Dado que é mais caro inicialmente, exige manutenção de 2 em 2 anos e apenas tem 2 ou 3 anos de garantia..
 
Aproveita o fundo ambiental, e quando abrir candidaturas investe na bomba de calor.
Quanto a garantias, a maior parte das marcas já dá 5 anos de garantia no depósito.
 
Se a casa não tem gás, é chato estar a colocar. Poe depois um temporizador para ligar só qdo preciso e experimenta primeiro
Acho que teve ou pelo menos está preparada para ter gas canalizado. Só nao sei quanto custa irem lá certificar a instalação e "abrirem a torneira"
 
desculpem o off topic mas se alguém estiver a aguardar o resultado das candidaturas poderá ajudar.
Não sei se alguem se encontra na mesma situação, a minha candidatura esta +/- no nr 75000, e neste mês de Junho já recebi 3 emails a dizer: "o seu processo ainda se encontra em analise financeira, estando por validar as certidoes de não divida, pelo que poderá ser notificado antes do processamento do incentivo", bla bla bla.

Mais alguém? será que falta algum documento? ou simplesmente ainda esta em analise?
 
Já recebi esses 3 email também e um colega aqui do lado recebeu igual. Esta difícil desbloquear o dinheiro, conheço quem tenha metido varias candidaturas e já recebido mas foram anteriores à minha.
 
Mas quem se candidatou , comprou os produtos antes e depois submeter a candidatura?
Posso fazer agora um investimento em julho e candidatar em janeiro?
 
Mas quem se candidatou , comprou os produtos antes e depois submeter a candidatura?
Posso fazer agora um investimento em julho e candidatar em janeiro?

Instalou e depois submete a candidatura, Pode receber o dinheiro ou não. Eu meti há um ano atrás e ainda estou à espera do dinheiro, mas só consegui validar uma candidatura à terceira tentativa, por erros burocráticos meus.
No entanto esta iniciativa já não está disponível mas não sei se há outras semelhantes de momento.
 
O fundo de garantia só dá para uma alteração? Por exemplo se quiser colocar recuperador de calor e mudar as janelas, não dá?
 
Instalou e depois submete a candidatura, Pode receber o dinheiro ou não. Eu meti há um ano atrás e ainda estou à espera do dinheiro, mas só consegui validar uma candidatura à terceira tentativa, por erros burocráticos meus.
No entanto esta iniciativa já não está disponível mas não sei se há outras semelhantes de momento.

Bem agora o fundo está um pouco demorado.

Da bomba de calor que instalei em Outubro do ano passado recebi em Março. Das janelas novas submeti em Março e nada feito até agora.

Até tenho recebido um email com alguma regularidade a dizer que estão atrasados a pagar :lol:
 
Mas quem se candidatou , comprou os produtos antes e depois submeter a candidatura?
Posso fazer agora um investimento em julho e candidatar em janeiro?
Se a casa já lá tem um termoacumulador elétrico, qual é a pressa? O sistema não é assim tão ineficiente que tenhas que ir a fugir trocar :lol: Por exemplo, o sistema em termos de eficiência, é mais eficiente que qualquer esquentador a gás! É mais caro ao fim do mês apenas porque a eletricidade é mais cara que o gás :bigrinbo:
 
O fundo de garantia só dá para uma alteração? Por exemplo se quiser colocar recuperador de calor e mudar as janelas, não dá?

O meu cunhado fez para ai 4 candidaturas de ares condicionados diferentes e dos painéis solares, provavelmente ate tem de ser separado, o sistema não deve aceitar candidaturas de coisas diferentes ao mesmo tempo, se fossem iguais talvez desse para juntar, mas ar condicionado e janela o sistema informático não deve permitir. Mas porque perguntas? Estão fechadas as candidaturas, se estiveres a contar com fundos novos podes ficar enrascado.

Atenção que as janelas não da para edifícios muito recentes, pelo menos foi o que li nas condições.

orientações gerais
 
O meu cunhado fez para ai 4 candidaturas de ares condicionados diferentes e dos painéis solares, provavelmente ate tem de ser separado, o sistema não deve aceitar candidaturas de coisas diferentes ao mesmo tempo, se fossem iguais talvez desse para juntar, mas ar condicionado e janela o sistema informático não deve permitir. Mas porque perguntas? Estão fechadas as candidaturas, se estiveres a contar com fundos novos podes ficar enrascado.

Atenção que as janelas não da para edifícios muito recentes, pelo menos foi o que li nas condições.

orientações gerais

Segundo me disseram, não é nada vinculativo, mas neste momento tenho duas informações:
1) As novas candidaturas abrem quando os vales eficiência sejam tratados.
2) Abre em setembro

Vale o que vale.

Mas vou mudar-me e estava a pensar investir num recuperador de calor e substituir as janelas que ainda são das antiga com um vidro em alumínio. E estava a questionar se depois poderia ir buscar ajuda destes dois valores.
O meu edifico é de 1993, por isso deverá ser possível mudar. Pior será convencer o condomínio . Acho que se mantiver a faixada deve ser tranquilo.
 
Última edição:
Back
Topo