Bomba de Calor

jncevcosta

Power Member
Boa tarde,

Ando a pedir orçamentos para a instalação de uma bomba de calor com 1 ou 2 serpentinas e para já recomendam-me duas marcas: vulcano e wertec.

Alguém tem alguma opinião acerca destas duas marcas ?

No que toca a características elas são equivalentes mas a segunda é bem mais barata que a primeira. Contudo estou um pouco de pé atrás porque nunca tinha ouvido falar dessa marca.
 
Boa tarde,

Ando a pedir orçamentos para a instalação de uma bomba de calor com 1 ou 2 serpentinas e para já recomendam-me duas marcas: vulcano e wertec.

Alguém tem alguma opinião acerca destas duas marcas ?

No que toca a características elas são equivalentes mas a segunda é bem mais barata que a primeira. Contudo estou um pouco de pé atrás porque nunca tinha ouvido falar dessa marca.
Bomba de calor para?

AQS? Aquecimento central?
 
Eu meti na minha casa uma bomba de calor daikin ech2o com depósito de 300 litros.

A minha é constituída por depósito de 300L, dois painéis solares e uma bomba de calor.

De referir, este depósito tem os 300l de água em banho Maria, e essa água não é consumida.

A água fria circula nesse banho Maria e é aquecida.
 
Eu meti na minha casa uma bomba de calor daikin ech2o com depósito de 300 litros.

A minha é constituída por depósito de 300L, dois painéis solares e uma bomba de calor.

De referir, este depósito tem os 300l de água em banho Maria, e essa água não é consumida.

A água fria circula nesse banho Maria e é aquecida.
Quanto custou?

Na wertec pedimos orçamento com duas serpentinas para ligar um painel solar para o verão e o fogão de lenha para o inverno.

A vulcano so tem de uma serpentina que será para ligar so o fogão de lenha.
 
A da vulcano de 300l com uma serpentina fica por 2200 euros.

A outra estamos a espera de orçamento mas o senhor disse que será semelhante o valor.

Com instalação incluída? Essa Wetec nunca ouvi falar, já tive vários orçamentos e essa marca nunca foi referida.


Eu meti na minha casa uma bomba de calor daikin ech2o com depósito de 300 litros.

A minha é constituída por depósito de 300L, dois painéis solares e uma bomba de calor.

De referir, este depósito tem os 300l de água em banho Maria, e essa água não é consumida.

A água fria circula nesse banho Maria e é aquecida.

Ter a atenção que essa bomba de calor não tem 300 litros reais.
 
Uma sugestão diferente, um termoacumulador dos mais baratos com a capacidade que necessitas 3 ou 4 ou 5 kw de paineis fotovoltaicos um inversor e um derivador. Com tudo isto tens energia para a casa e ainda aqueces a agua com a produção que sobra.
 
Uma sugestão diferente, um termoacumulador dos mais baratos com a capacidade que necessitas 3 ou 4 ou 5 kw de paineis fotovoltaicos um inversor e um derivador. Com tudo isto tens energia para a casa e ainda aqueces a agua com a produção que sobra.
Isso não é opção. Os meus sogros não estão virados para isso. Já tentei.

Vai ser mesmo só bomba de calor para aqs para utilizar em conjunto com o fogão de lenha. E se possivel uma segunda serpentina para painel solar mas não é obrigatório este último.
 
@tualoucura sim eu sei, o depósito salvo salvo erro tem 290L.

Salvo erro preço final com IVA ficou em 6800€. Acho que foi um valor um bocado alto.
Só o depósito com a bomba de calor seria 2245 + mao de obra +iva

Este depósito não aceita outro sistema de apoio sem ser bomba de calor ou painel solar.
 
@tualoucura sim eu sei, o depósito salvo salvo erro tem 290L.

Salvo erro preço final com IVA ficou em 6800€. Acho que foi um valor um bocado alto.

Tem menos até que isso, mas teria de verificar melhor as informações que tinha na altura, pois foi por causa disso e do preço algo salgado que desisti da compra.
Posso perguntar quando é que foi feita essa instalação e o que consistia essa instalação?
Isso é um preço totalmente absurdo para essa bomba de calor, pois eu recebi um orçamento de 3100 euros para essa bomba de calor.
 
Tem menos até que isso, mas teria de verificar melhor as informações que tinha na altura, pois foi por causa disso e do preço algo salgado que desisti da compra.
Posso perguntar quando é que foi feita essa instalação e o que consistia essa instalação?
Isso é um preço totalmente absurdo para essa bomba de calor, pois eu recebi um orçamento de 3100 euros para essa bomba de calor.
O valor que eu disse foi bomba de calor (que inclui o depósito) + paineis solares + mao de obra + acessórios.

E o preço que me fizeram foi o do ano passado sem actualização da tabela.
 
Com o condensador colocado lá fora ou tudo em um?

É que se não for separado a divisão onde for colocada a bomba vai ficar fria. No verão é um vantagem, mas no inverno nem por isso
Tudo em um com tubagens para o exterior e vai ficar na adega.

Embora o senhor já nos disse que se quisermos no verão desapertar o tubo do frio para arrefecer a adega que podemos sem problema :D
 
Andei a pesquisar o tema (bomba de calor) e fico com algumas dúvidas. Uma delas é da necessidade de apoio à bomba no Inverno (nosso Inverno) de uma caldeira ou similar. O refrigerante não tem um ponto de ebulição de -48ºC? Outra é capacidade de inversão (que é o bonús de uma bomba de calor!?) de uma bomba ar»água durante o Verão (arrefecer piso "radiante")

Mas pela amostragem de valores, vai ser o termoacumulador clássico de aquecimento e com a diferença vêm fotovoltaicos
 
Como funcionam as bombas de calor e quais os custos?
Poderei mudar-me para um apartamento com bomba de calor, pelo que parece para além do aquecimento da água, acho que a bomba de calor também está ligada aos ares condicionados do apartamento. O imóvel está preparado para a instalação de painéis solares, mas a instalação é facultativa.

Sou leigo nesta matéria, terei de me preocupar com a conta da fatura da eletricidade?
A bomba de calor para o aquecimento de água gasta tanto como o Termoacumulador (cilindro)?
Se realmente os ares condicionados estiverem ligados à bomba consomem mais ou menos que os inverters?
Com bomba de calor a tarifa Bi-horária faz sentido? Somos 2 pessoas, o horário de banhos corresponde às horas fora de vazio.

Neste momento tenho gás natural apenas para a caldeira, gasto cerca de 20m3/mês no inverno apenas nos banhos (a caldeira tem cerca de 20 anos, dá-me a impressão que é um bocado "bêbeda").

Elucidem-me por favor, sou um leigo nesta matéria.
 
Se realmente os ares condicionados estiverem ligados à bomba consomem mais ou menos que os inverters?
Os "ares condicionados" que tens são apenas (quase de certeza) ventilo-convectores que funcionam com água quente/fria, que é aquecida e arrefecida pela bomba de calor em si.
São tipicamente bem eficientes, mas se dizes que tinhas uma caldeira a gás bem gulosa, és capaz de notar é que a casa fica mais confortável pelo mesmo custo :-)
 
Back
Topo