Bomba Eheim a fazer ruido estranho e irritante :(

aesgan

Power Member
Boas,

ja tenho Wc ha mais de 1 ano e tenho uma bomba EHEIM 1048 ligada a 1 circuito WC com um radiador pequeno, 2 reservatorios e 1 bloco CPU.

Tenho um Q6600 ja agr e tenho normalmente temperaturas da ordem de 29ºC em cada core.

Desde a algum tempo comecei a notar uma lentidao cada vez maior do sistema... a bomba começou a fazer um ruido irritante como se houvesse qq coisa a raspar (o iman?), parece o barulho de bolhas de ar, n sei bem.

A verdade é que desliguei o PC e os conectores da bomba estavam MM QUENTES. Tive a ver bem e a ventoinha que estava a mandar ar para o radiador (que ta escondido) deixou de rodar!

Mais tarde descobri que ha 1 dos conectores da mobo para ventoinhas (uma evga 680i) que inicia a ventoinha no inicio do boot mas depois para-a! Resultado: liguei noutro sitio, meti mais 1 fan para o caso da primeira falhar, e iniciei o pc!

Ja ta fresquinho outravez mas continua a fazer o tal RUIDO DE ARRASTAMENTO QUE IRRITA IMENSOOOOOOOOOOOO :|

Alguem me sabe dizer o que fazer? :\ tou aqui tou a tirar o WC todo e a meter 1 fan qq no cpu para n me chatear mais... fogo...
 
tambem pensei que fosse ar nos tubos mas o barulho APENAS vem da bomba, e ja tive a ver que SIM ha umas bolhinhas minimas mas como tenho 2 reservatorios a quantidade de bolhas de ar é mt pequena mm!
 
ok filmei 1 bocado com a camara do nokia, que no escuro é 1 valente porcaria, mas da para ouvir nitidamente no fim o ruido a que me refiro.

o filme tem 2.7mb e ta em mp4, alojado no meu ftp, se puderem sacar e examinar agradecia:
LINK AQUI

cumps
 
o que é mais estranho é que AS VEZES n faz este barulho! por exemplo agora desde k liguei o pc n fez barulho nenhum :P

cumps
 
é a mesma logica das ventoinhas e doutros quaisqueres componentes com partes moveis, tanto pode fazer chiadeira como nao
segue o conselho do Patuga

o ar nos tubos nao faz chiada, é um som diferente
 
Boas! Eu tinha uma 1046, acho que estava exactamente com o mesmo problema..

Solução? gastei 5€ e troquei o rotor da bomba
Ficou 5*! Abraço!
 
Eu acho que tenho ar em um dos radiadores embora nao fassa barulho. Que tenho de fazer para tirar o ar?
cump

deixa o circuito a trabalhar sem a tampa do reservatorio durante algum tempo, tipo 1 hora para teres a certeza

por acaso acho que ouço ruido de bolhas assim que ligo o pc, mas passado 1 ou 2 min desaparece
é praticamente inaudivel, tenho de encostar a cabeça aos radiadores

esse tutorial que deixaram aí parece-me ser para silenciar a bomba, em condiçoes normais
nao me parece uma reparação
como já disseram o rotor é barato, mais vale comprar um
 
Última edição:
aiai agr tar a tirar o sistema todo.... pfff que trabalheira lol.... com o medo que tenho (ja lixei 1 grafica por causa de 1 bloco de wc....) levo mase isto a loja onde comprei o material e digo para trocar td e meter ar..... :| assim fico com as baias da frente livres novamente :D
 
o problema é quase sempre do mesmo e resolvido com teflon.
as 1048 mais tarde ou mais cedo com uso de 24/7 vinham a ter esse problema.

aqui tb aconteceu e resolveu o teflon.
 
Back
Topo