Bombas de água em WC

Hellraiser

Power Member
Hell Ow ppl!

Fala-se, e já se falou muito, em boas bombas de água, daquelas que fazem 600l/h até às de 1200l/h, mas que custam os olhos da cara...

E as bombas de 300l/h ~ 400l/h, bastante mais baratas??? Que "degradação" no arrefecimento é que será de esperar com uma bomba menos "boa"????

Vamos lá, partilhem os vossos pontos de vista.

Tnx!
 
Bom, segundo o k sei, se tiveres vários WB em série e/ou esses WB com design maze, o teu fluxo de água no sistema é reduzido pa quase 0. Já tenho ouvido falar de bombas de 1000l/h a darem só 700~800l/h. Por isso faz as contas...
 
Originally posted by Meqif
Bom, segundo o k sei, se tiveres vários WB em série e/ou esses WB com design maze, o teu fluxo de água no sistema é reduzido pa quase 0. Já tenho ouvido falar de bombas de 1000l/h a darem só 700~800l/h. Por isso faz as contas...


700/800 é quanto uma bomba de 1000 passa a dar assim que se lhe mete um tubo ou qq coisa do género, os 1000 das especificações são em condições mega óptimas que nunca se confirmam na prática.
A minha 1200l/h por exemplo está a pouco mais de 200l/h (medi mesmo) e 'só' tem um Maze2 a dar-lhe cabo da cabeça.

As reduções de fluxo nas bombas podem ser mesmo enormes, apesar de normalmente só serem grandes :)



Quanto qual é o valor de X que chega para um sistema de WC, há um artigo no overclockers.com sobre isso, a ver se o encontro.
 
Está aqui:
http://overclockers.com/articles481/

Como se vê, no caso dos radiadores varia de modelo para modelo. (está em galões por minuto)
dissvsflow.gif



Mas convém ler o artigo porque como lá se diz nem tudo é radiador, depois há o waterblock que ao contrário dos radiadores só ganha quando se aumenta o fluxo de água.
bptempvflow.gif





É preciso chegar a um compromisso mas como um bloco tem muito mais impacto na performance final do que um radiador (decente).....





Ps: Acho que é um dos melhores artigos escritos sobre watercooling para PCs.... de sempre.
 
Back
Topo