Bons discos para montar um sistema Raid-0

LionGreen

1st Folding then Sex
Boas ppl estou a ponderar neste momento comprar 2 discos para montar um sistema Raid-0 para dar mais um pequeno boost no meu sistema.
Estava a pensar num sistema de dois discos de 120Gb, mas estou indeciso entre as diversas marcas...
Estava a pensar entre os WESTERN DIGITAL, Maxtor, Seagate ou Samsung.
No entanto sei que a Maxtor lançou uns novos discos com 16Mb de cache, mas são discos enormes (300Gb).
Também tenho duvidas quanto á sua instalação, pois nunca montei nenhum disco SATA, nem tão pouco configurar um sistema em Raid-0.
Sei que pelo menos vou ter que arranjar uns adaptadores para a alimentação dos bichos e também de cabos SATA
Chutem ai sugestões :009:
 
Maxtor SATA NQC 200gb tem 8mb cache, >250GB 16mb cache
Ligações não tem nada que saber. ligar os cabos SATA e alimentação (se a tua fonte não tiver terminais sata, compra adaptador) e depois na bios activar o sata (se já não tiver activo) depois no arranque isso pede para carregares numa tecla para definir array e siga, é só seguir instruções do ecran :)
 
vai para os WD (foi a minha opção - check sig)

samsung se queres segurança dos dados não recomendo mesmo nada
os seagate tb já me deixaram ficar mal (uns bad sectors, se bem que o disco ainda é vivo)
maxtor são bons mas depende muito dos modelos (o que uso em IDE é um de 40GB, se bem que já precisa de "reforma")
os WD regra geral são 5* se bem que eu prefiro os SE (não tenho dinheiro para os raptor e em termos de capacidade não "rendem muito")
 
Última edição:
Também estaria mais inclinado para os WD, pois tenho ouvido bastante bom feedback deles ;)
Os Maxtor também seria uma boa escolha, mas as versões com 16Mb são muito grandes :007:
Agora deixa lá ver se tenho é espaço na caixa :-D lolol

Se montar um sistema assim irei ter um melhoramento significativo de performance, ou não é assim tão notório?
 
Última edição:
Eu pessoalmente tenho discos WD de 120 GB (já são um pouco velhos) em raid por software no linux e posso dizer que são de 5*.

Queimaram 2 uma vez no entanto não foi por defeito dos discos mas sim devido a uma board ASUS com um controlador IDE defeituoso que mos queimou, no entanto mesmo não sendo problema técnico dos discos a WD trocou-me os discos sem dizer nada em contrário quando eu esperava pagá-los.

Só tenho a dizer boas coisas deles.
 
Toda a gente sabe que os WD são provávelmente os melhores discos do mercado.
Agora o barulho tb é proporcional.
Se isso n é problema, vai por uns WD (realmente tb é pena os maxtor de 16 mb cache serem tão grandes .... e caros :S).
 
XiMa disse:
eu devo ir para 2x Hitachi 80GB ou 2x Seagate 80GB NCQ


quando houver dinheiro :005:

Heyas all...

Eu a ver se 6º feira vou buscar 2 seagates 80 GB NCQ (7200.7) por 60€ cada.

E depois é chegar a casa, desmontar o computador...limpá-lo todo...e montar tudo outra vez...ou seja é um dia para desmontar-limpar-montar... arrgghhh

Se podesse gastar mais dinheiro ia buscar 2 de 160GB ou 2 de 200GB da Maxtor(garantia vitalícia certo??) mas como o dinheiro é pouco não posso gastar 50-60 contos em discos sem mais nem menos...

Em relação ao espaço...depende...160GB hoje em dia até não é muito...para mim sobra e chego acho eu...(tenho 120GB actualmente..e costuma estar sempre tudo cheio...mula ao poder!!) daqui a 2 ou 3 anos...160GB já não é nada... Para mim por enquanto chega...se for preciso daqui a um ano compro mais um disco...

Hasta all... [[]]

PS: Estão a 60€ na *****...
 
Última edição:
HDDs com garantia vitálicia?? Era bom era :D era a ruína total dos fabricantes pq um disco não dura toda a vida :D
A maxtor são 3 ,excepto a linha maxline e scsi que são 5 anos
...
http://www.maxtor.com/portal/site/M...Services/Warranty Periods#bare_drive_warranty
A seagate são 5 anos.
outras marcas? sei lá.
Sei que o RMA da samsung é um pincel autêntico..... pq não aceitam rma's globais e tens que contactar o importador do país (ou a loja), e bem sabemos a lentidão que são os nossos queridos importadores :004:
 
Última edição:
Bom acho que já me decidi e vou mesmo para os WD :007: só que esses meninos estão esgotados em quase todo o lado :005: pelo menos nas lojas onde eu costumo ir.
Senão vou para Seagate :D
É deixar chegar o fim do mes :001: e a ver se consigo por tudo na caixa :joker:
 
Será que os novos discos com NCQ ficarão a par dos Raptors?

Eu tenho a ideia que o NCQ não chega para elevar ao nivel dos Raptors, mas como não vi informações concretas ando com essa duvida. Se alguem souber responder agradecia :)

Abraços
 
LionGreen disse:
Bom acho que já me decidi e vou mesmo para os WD :007: só que esses meninos estão esgotados em quase todo o lado :005: pelo menos nas lojas onde eu costumo ir.
Senão vou para Seagate :D
É deixar chegar o fim do mes :001: e a ver se consigo por tudo na caixa :joker:


vai à *****, têm quase sempre
 
Peterwolf disse:
Será que os novos discos com NCQ ficarão a par dos Raptors?

Eu tenho a ideia que o NCQ não chega para elevar ao nivel dos Raptors, mas como não vi informações concretas ando com essa duvida. Se alguem souber responder agradecia :)

Abraços

Heyas all...

Pelo que eu li o NCQ rende mais para discos bastante fragmentados, o NCQ não parece ser assim tão grande espingarda...

Native Command Queuing explained
Since support for Native Command Queuing (NCQ) distinguishes the Barracuda 7200.7 NCQ from its predecessor, it's worth taking a moment to examine what NCQ is and where it might improve performance. Hard drives read and write bits to a spinning platter, but the drive head spends most of its time idling as it waits for the platter to spin to the appropriate position for a given read or write operation. This delay is referred to as a drive's rotational latency. For typical 7,200-RPM desktop drives, rotational latencies are over four milliseconds. That's less than the blink of an eye, but in the lightning-quick confines of a computer system, it's a virtual eternity.

The most obvious way to reduce rotational latency would be to spin a drive's platters faster. If the platter is spinning faster, the drive head will spend less time waiting, and performance should improve. SCSI drives that spin at 10,000 and 15,000-RPM typically boast three and two millisecond rotational latencies, so spindle speed certainly makes a difference. However, getting platters to spin at higher speeds is ultimately a brute force solution to the rotational latency problem. Getting platters to reliably spin at 10K and 15K-RPM isn't a mechanically trivial task, either.

Rather than relying on faster spindle speeds to reduce rotational latency, Native Command Queuing aims to minimize the performance impact of a hard drive's mechanical latency by intelligently re-ordering I/O requests. Normally, a hard drive blindly executes I/O requests in the order that they are received. NCQ allows a drive to gather multiple I/O requests and reschedule them based on their proximity to the drive head's position.

ncq-diagram.gif


n the above example, a normal hard drive would take two rotations to execute I/O requests one through four in order. With NCQ intelligently optimizing the request order, the drive can execute all four requests in only one rotation, saving precious milliseconds.

Of course, the above example is a best case scenario for Native Command Queuing. NCQ can only improve performance when I/O requests reference different physical locations on a disk, so it can't do much for streaming drive loads unless a drive is heavily fragmented. Native Command Queuing is perhaps best suited for multitasking and multi-user environments with more random I/O profiles. In fact, command queuing is so effective in multi-user environments that SCSI drives have been using it for ages.

In here

De qq das maneiras eu vou comprar os NCQ...tb pela diferença de um euro...

Hasta all [[]]
 
xtr3me disse:
Toda a gente sabe que os WD são provávelmente os melhores discos do mercado.
Agora o barulho tb é proporcional.
Se isso n é problema, vai por uns WD (realmente tb é pena os maxtor de 16 mb cache serem tão grandes .... e caros :S)


Olha que isso não é verdade eu tenho 4 discos WD e tenho tb 1 Seagate e 1 Maxtor e posso dizer uma coisa, o que mais baralho faz é Seagate, depois Maxtor e a seguir WD.

O Seagate é inacreditável parece quase uma ventoinha a funcionar. O Maxtor encontra-se muito perto dos WD no entanto houve-se a claramente qual é qual.
 
as novas séries dos WD (todos pretos) são MUITO silencioso, praticamente comparando-se com os seagate PATA. O unico barulho que fazem é o tradicional "clank" quando se desligam.
 
Penso que já me decidi e vou mesmo para os WD ;)
Mas tenho aqui uma outra duvida....caso eu ponha a configuração para raid-0, é possivel eu desactivar o raid e voltar a por os discos a trabalhar como duas unidades separadas? Ou quando se configura o raid o processo é irreversivel?
peepwallA.gif
 
Back
Topo