Boot através de Pen USB não funciona

migascool123

Power Member
Boas,

Estava a tentar colocar uma distro de Linux (Lubuntu) num PC bastante antigo (a BIOS é de 2003) através de uma Pen USB, mas acontece que a BIOS não arranca através da Pen.

A minha dúvida é se de facto a BIOS é compatível com BOOT através de USB, pois apesar de a BIOS ser bastante antiga aparecem opções USB no Boot Menu.

Deixo em anexo algumas imagens relativas á BIOS

https://ibb.co/16gG86n
https://ibb.co/SJB5Mgb
https://ibb.co/mFrCFW9
https://ibb.co/ByRD73f

Obrigado
 
Obrigado @Asustek27 ! Dado que sou um pouco inexperiente nesta área, o que me está a sugerir que faça é colocar esse ficheiro ZIP num CD, através de um programa (p. ex. Escher?) e fazer o boot do pc através desse CD, correto?
Obrigado desde já pela ajuda
 
Experimenta as opções USB. Se não funcionarem, tenta colocar a pen noutras portas.
Para criar o live USB, podes usar o Rufus.
Se o Lubuntu não der, tenta outra distro, como Slax (x86).
 
Obrigado pela ajuda @asof , usei o Escher para criar a pen bootavel , (penso que seja o mesmo que o live USB). A minha dúvida é mesmo se a BIOS é compatível com o Boot por USB, ou se tenho de fazer mesmo por CD. Se sim, desconheço quais são os procedimentos para colocar a iso bootavel no CD.
 
A resposta anterior era nesse sentido: em teoria, a board permite o boot por USB, convém é experimentar as opções.
Por CD/DVD, é só utilizar um programa que grave ISO para um desses formatos (Imgburn, etc).
 
Obrigado @Asustek27 ! Dado que sou um pouco inexperiente nesta área, o que me está a sugerir que faça é colocar esse ficheiro ZIP num CD, através de um programa (p. ex. Escher?) e fazer o boot do pc através desse CD, correto?
Obrigado desde já pela ajuda
De nada. Em 1º lugar tens de extrair o ZIP, gravar o ficheiro ISO "plpbt" num CD (Com o Nero ou CDBurnerXP) e fazer boot através desse CD quando gravado. Alguma dúvida diz que tento ajudar com mais pormenor.
 
Entretanto estava aqui a mexer nas configurações da BIOS e ao invés do tradicional erro de “Disk Boot Failure” recebi outro erro “invalid partition table” .
Alguém sabe do que se trata e como se pode resolver?
Obrigado
 
Esses erros geralmente aparecem devido a incompatibilidades com o LiveUSB da distro utilizada ou com as opções utilizadas ao gravar a ISO na pen.
Nesse aspeto, o Rufus dá-te várias opções e, como referi, pode ser útil testar com outra distro (ou outra versão do Lubuntu x86).
 
Obrigado @asof , vou fazer isso então. Recomendas-me outra distro que corra num pc com 512mb de ram? Este erro quer dizer então que a BIOS é compatível com o Boot por USB, certo? No rufus, tenho de aplicar alguma configuração especial, p ex. a formatação da pen?
 
Recomendas-me outra distro que corra num pc com 512mb de ram? Este erro quer dizer então que a BIOS é compatível com o Boot por USB, certo? No rufus, tenho de aplicar alguma configuração especial, p ex. a formatação da pen?

O Slax.
À partida sim, mas também pode estar limitada a sistemas mais simples, como o DOS.
Na versão mais recente, a maior parte das opções é escolhida automaticamente; nas versões antigas, havia algumas que podiam (ou não) ser úteis.
 
O Slax.
À partida sim, mas também pode estar limitada a sistemas mais simples, como o DOS.
Na versão mais recente, a maior parte das opções é escolhida automaticamente; nas versões antigas, havia algumas que podiam (ou não) ser úteis.

O PC já teve instalado o W XP, por isso penso que não esteja limitada. Vou tentar fazer como disse o @MaNoFtHeGrAsS e escolher o sistema de partições MBR
 
Mas foi instalado via USB/LiveUSB?

Adenda: Por experiência, não contaria que o PC ficasse mais rápido com o Lubuntu, em comparação com o XP.
 
Mas foi instalado via USB/LiveUSB?

Adenda: Por experiência, não contaria que o PC ficasse mais rápido com o Lubuntu, em comparação com o XP.

Não sei como foi instalado, mas provavelmente com um CD.
Sim, eu estou a contar com isso. O PC estava encostado á muitos anos e o Windows está com um erro/vírus. O PC só será usado de vez em quando portanto não me importo que esteja um pouco lento.
 
Boas, só para dar aqui um Update ao tópico. Já criei a pen bootable, com o que o @MaNoFtHeGrAsS disse, escolhi tb ISO, em vez de FreeDOS (não sei se fiz bem), coloquei para ativar o modo de compatibilidade com bios antigas e qd o Rufus “me perguntou” se queria usar ISO ou DD, escolhi ISO.
Hoje, quando abri a pen no PC para reinstalar o lubuntu, ele detetou a pen mas não a conseguiu abrir, vi logo que os dados estavam corrompidos.... entretanto criei uma nova partição e ficou resolvido. Com isto que aconteceu, acabei por me lembrar que quando criei a pen botavel com o Escher, após a criação, não conseguia abrir a pen, dizia que tinha de ser formatado primeiro, na altura achei normal, já que era uma pen bootable, mas agora qd criei com o Rufus, consigo entrar na pen e ver as pastas (obviamente não alterei nada). Não sei se isto pode ser sinal de alguma coisa, se é normal acontecer... como disse anteriormente sou novo nisto....
Infelizmente só vou poder experimentar a pen daqui a 15 dias por razões logísticas, mas qd tentar faço algum Update aqui no tópico
Obrigado a todos pela ajuda!
 
Boas, só para dar aqui um Update ao tópico. Já criei a pen bootable, com o que o @MaNoFtHeGrAsS disse, escolhi tb ISO, em vez de FreeDOS (não sei se fiz bem), coloquei para ativar o modo de compatibilidade com bios antigas e qd o Rufus “me perguntou” se queria usar ISO ou DD, escolhi ISO.
Hoje, quando abri a pen no PC para reinstalar o lubuntu, ele detetou a pen mas não a conseguiu abrir, vi logo que os dados estavam corrompidos.... entretanto criei uma nova partição e ficou resolvido. Com isto que aconteceu, acabei por me lembrar que quando criei a pen botavel com o Escher, após a criação, não conseguia abrir a pen, dizia que tinha de ser formatado primeiro, na altura achei normal, já que era uma pen bootable, mas agora qd criei com o Rufus, consigo entrar na pen e ver as pastas (obviamente não alterei nada). Não sei se isto pode ser sinal de alguma coisa, se é normal acontecer... como disse anteriormente sou novo nisto....
Infelizmente só vou poder experimentar a pen daqui a 15 dias por razões logísticas, mas qd tentar faço algum Update aqui no tópico
Obrigado a todos pela ajuda!
O erro começou pelo FreeDOS.
Isso é para ser utilizado como um boot para a linha de comandos, para por exemplo, flashares uma gráfica. E muito mais.
Em princípio estás safo desta vez ;)
 
O erro começou pelo FreeDOS.
Isso é para ser utilizado como um boot para a linha de comandos, para por exemplo, flashares uma gráfica. E muito mais.
Em princípio estás safo desta vez ;)
Boas,
Já tive oportunidade de testar o Lubuntu no PC e já há alguma evolução, mas ainda não está a 100%! O meu problema agora é que no menu onde aparece install Lubuntu, check memory, check disk, etc... qd carrego no install Lubuntu o ecrã congela e não faz nada! Só consigo entrar na opção check memory e testá-la, as outras congelam todas!
Alguém tem ideia do que se pode estar a passar?
Obrigado
 
Back
Topo