Boot drive - problema estranho

bruno_r

Membro
Olá!

Será que alguém me consegue ajudar a perceber o seguinte problema..

Hoje aconteceu uma coisa estranha.. ao inicio da tarde liguei o meu pc e estive a fazer o que queria e depois desliguei normalmente. Acontece que agora, quando o voltei a ligar, apareceu o erro:

"Windows failed to start.. recent hardware or software change..
Insert windows installation disk and restart and click repair etc..
0xc000000f
Boot selection failed because a required device is inaccessible"

Fui à bios (del) ver as opções de boot e deixou de aparece o ssd (onde está o os.)
Assim do nada.. porque ainda este fds (altura em que formatei) estava lá tudo direito e como disse tem funcionado até hoje.
Mas o estranho é que se, em vez de ir à bios através da tecla del, for directamente às opções de boot através da tecla f11, está lá o ssd e seleccionando, o windows arranca direitinho.

Não consigo perceber o porquê disto..

Depois de estar no windows, decidi reiniciar o pc para ver se agora arrancava tudo normalmente.. até ficou preso no screen "restarting" e tive de desligar através do power button.
E mais uma vez.. não usando a tecla f11, deu novamente o erro.

Estou mesmo às aranhas com isto. Se alguém me ajudar a perceber isto, agradecia!
 
Faz o seguinte, algo que é recomendado pela minha marca de SSDs nestes casos marca Cruclal não sei se pode resultar no teu caso mas nada perdes em tentar, liga o pc e deixa estar tudo assim sem fazeres nada durante 20 minutos e depois deste tempo desliga e espera 20-30 segundos e volta a ligar e espera mais 20 minutos sem fazeres nada e volta a desligar e esperar mais 20-30 segundos e vê se depois disto já tens acesso ao SSD.

NOTA: desligar durante 20-30 segundos é mesmo cortar a corrente toda ao pc. Se é portátil tira a bateria e desliga pelo botão de power do portátil. Se é desktop a tua fonte de alimentaç~´ao tem um botão nas traseiras, após pressionar o power desliga totalmente da corrente durante esses tais 20-30 segundos.

Se não tem esse tal botão na fonte de alimentação tira o cabo da corrente após desligares pelo botão de power.

Depois diz se isto te resolve o problema.
 
Obrigado SuperLuis pela sugestão!! Vou fazer isso para ver se resolve.
Um problema estranho só podia ter uma solução estranha xD.

E portanto, é deixar o pc ligado no erro correcto?
 
Deixas o pc ligado no ponto aonde vai ficar.
isto é uma solução avançada pela Cruclal parece que os SSDs por vezes tem esse tipo de problemas.

Mas se vai resolver ou não já é outra história, um dos updates de firmware nos Cruclal foi precisamente para recuperar o SSD em caso de ocorrência deste problema.

Se não te resolver pouco mais te resta fazer senão mandares o SSD para a garantia.

Pelo que vi no fórum da Cruclal isto é para o SSD recuperar os ciclos de power, em caso de perca desses ciclos o SSD não é reconhecido pela Bios.
 
Só hoje tive oportunidade para dar o feedback.

Segui essa sugestão e continua a não reconhecer na bios. Continuo a ter de ir pela via F11.
Também dei uma olhada pelos forums da Crucial (o meu também é) e vejo lá problemas semelhantes, ou seja, da bios deixar de detectar o ssd e por isso não conseguirem com que faça boot. Mas nenhum diz que indo pela tecla F11 que aparece.. é estranho.. mas pelo menos posso dizer que estou numa situação melhor xD.

Aquilo que depois vou tentar fazer será tentar fazer um reset à bios, muito embora nunca lhe tenha mexido para que haja alguma alteração das opções de default.

Obrigado na mesma SuperLuis! E já agora, bom ano!!
 
Podes verificar o SMART do SSD usando o software CrystalMarkDiskUnfo?
Download aqui se não tens: https://crystalmark.info/software/CrystalDiskInfo/index-e.html

Tens que colocar nas opções o valor Bruto em decimal porque ele vem por defeito em Hexadecimal. Se não percebes do SMART posta o printscreen da janela.

Um update da Bios dos Meus 2X cruclal MX300 foi para resolver esse problema.

Podes ver se tens a firmware mais actual do teu SSD e se não tiveres faz o update.
 
Eu cheguei a actualizar já há 2 ou 3 anos e penso que já tenho a firmware mais actual, embora seja um bocado antiga. Mas de acordo com a crucial, este ssd já é um legacy product :(

Quanto ao programa, o que é que tenho de ter em atenção?

VkCaQCa.jpg
 
Não vejo ai nada no SMART que seja algo fora do comum para os anos que o SSD já tem.

Nada ai explica porque é que ele não é detectado no Bios.
 
Mesmo estranho.. a ver se este fim de semana mudo as ligações para ver o que acontece porque de facto o ssd só não é reconhecido na bios directamente.

A minha board é a tomahawk b350 e está actualizada. Estranho é que na cena de "board explorer" onde mostra as ligações todas, incluindo hardware, nessa porta Sata diz "empty" já as outras mostram os hdd e dvd.. mas mesmo assim dá para arrancar através de F11.

Vou então ver as ligações e depois posto resultados só para dar algum feedback.
 
Isto não é problema nas ligações á board.
o campo no SMART que indica problemas de ligações entre a board e o SSD, ou outro tipo de discos, é o Ultra DMA CRC errors rate ora esse campo no valor bruto está a zero logo não tens falhas ai.

Eu tive dois WCs que estiveram ligados a uma porta Sata 2 da Board, um de cada vez, e tinha problemas com eles, ora o pc estava estranho e encraavava no arranque e ora os discos tinham problemas no Windows: um tinha 35 Ultra DMA errors rate e o outro 17..... Mudei de porta sata 2 e pronto: ficou tudo bem.

Mas não é o teu caso mas podes sempre tentar que não custa nada.
 
Back
Topo