Problema Boot lento W10 64bit

frrrlip

Power Member
Boa tarde a todos

Recentemente fiz upgrade ao meu pc mas o pc demora cerca de 40 a 50 segundos a iniciar, o boot ficou mais lento com um hardware melhor que o que tinha anteriormente.
O sistema Operativo instalado é o Windows 10 buisiness 64bit

HardWare novo:

Processador AMD Ryzen 2700 a 3.4Ghz
Motherboard Gigabyte AB350-D3H (BIOS versão F31)
Memoria 2x8gb ddr4 HyperX Predator 3000mhz CL15
Disco 2x SSD Toshiba TR-200 em raid0
Gráfica EVGA Nvidia GTX 970 4Gb
Fonte de Alimentação Nox Apex 800w
Cooler processador Zalman CNPS 9900 LED

HardWare antigo:

Processador AMD Phenom II X4 940 3.4ghz
Motherboard Gigabyte GA-MA790GP-DS4H
Memoria 6Gb Corsair Dominator 800mhz (2x1gb + 2x2gb)
Disco SSD OCZ Agility 3
Gráfica EVGA Nvidia GTX 970 4Gb
Fonte de Alimentação Nox Apex 800w
Cooler processador Zalman CNPS 9900 LED
S.O. Windows 8.1 Professional 64bit

Agradeço sugestões de ajuda!
Obrigado!
 
Boa tarde a todos

Recentemente fiz upgrade ao meu pc mas o pc demora cerca de 40 a 50 segundos a iniciar, o boot ficou mais lento com um hardware melhor que o que tinha anteriormente.
O sistema Operativo instalado é o Windows 10 buisiness 64bit

HardWare novo:

Processador AMD Ryzen 2700 a 3.4Ghz
Motherboard Gigabyte AB350-D3H (BIOS versão F31)
Memoria 2x8gb ddr4 HyperX Predator 3000mhz CL15
Disco 2x SSD Toshiba TR-200 em raid0
Gráfica EVGA Nvidia GTX 970 4Gb
Fonte de Alimentação Nox Apex 800w
Cooler processador Zalman CNPS 9900 LED

HardWare antigo:

Processador AMD Phenom II X4 940 3.4ghz
Motherboard Gigabyte GA-MA790GP-DS4H
Memoria 6Gb Corsair Dominator 800mhz (2x1gb + 2x2gb)
Disco SSD OCZ Agility 3
Gráfica EVGA Nvidia GTX 970 4Gb
Fonte de Alimentação Nox Apex 800w
Cooler processador Zalman CNPS 9900 LED
S.O. Windows 8.1 Professional 64bit

Agradeço sugestões de ajuda!
Obrigado!

Boas
Tens assim tanta necessidade de teres uma Raid de 2 SSDs?
Mas antes testa primeiro uma coisa: As memórias. tira primeiroo um dos módulos de memória e arranca o pc e vê o que sucede. Se continuar com o mesmo problema coloca o que tiraste e tira o outro módulo e volta a testar o arranque.

Se o problema após esses testes continuar desfaz essa raid de SSDs e instala o windows 10 para um dos SSDs e testa isso.

O problema até pode ser originado por essa raid e um dos SSDs se após instalares o Windows 10 para um dos SSDs o teu pc já estiver normal no arranque tens que ir ler o SMART dos 2 SSDs a ver se encontrar algo que esteja errado.
 
A fonte de alimentação apesar da má fama da marca não é a causa do problema.
Esses SSDs que estão em Raid 0 é que deverão ser a causa do problema do arranquue ser tão lento.

Apesar das opções do hardware escolhido o pc devia arrancar muito depressa, ainda por cima com um SSD, até um PC mais velhote com um SSD até levantava voo a arrancar para o desktop do Windows 10.

Acho que para as escolhas que ele fez no hardware novo mais valia ter optado apenas por um SSD e ter mantido o hardware antigo porque acho que ele nem quer o PC para jogar pelo Windows 10 que tem instalado.
 
Retirar o tais e usar um para sistema e outro para o resto pode ser um começo. Confirmar a temperatura deles porque sofrem com isso tal como os CPUs.
 
Tenho esse processador mas a minha board é uma MSI B450-A Pro há cerca de um ano e digo-te que só com a bios de novembro da board é que a coisa melhorou um pouco. Há vários relatos de lentidão nestes processadores em cold boot principalmente na gama 2xxx.

Há relatos também que pode ter a ver com a velocidade da memória, se não as colocares a 3200MHz mas sim a uma frequência mais baixa, funciona melhor... enfim nunca percebi bem o que poderia ser e desisti de perceber. Meto em modo sleep e não me chateio mais com isso.
 
Tenho esse processador mas a minha board é uma MSI B450-A Pro há cerca de um ano e digo-te que só com a bios de novembro da board é que a coisa melhorou um pouco. Há vários relatos de lentidão nestes processadores em cold boot principalmente na gama 2xxx.

Há relatos também que pode ter a ver com a velocidade da memória, se não as colocares a 3200MHz mas sim a uma frequência mais baixa, funciona melhor... enfim nunca percebi bem o que poderia ser e desisti de perceber. Meto em modo sleep e não me chateio mais com isso.

Boas;

Também tenho um Ryzen 5 3600, a MB é uma MSI Gaming Plus Max, e mesmo assim na minha opinião o boot continua muito lento, isto depois de actualizar a bios.

Aprendi a lição MSI, acho que nunca mais.

Com o PC antigo que tinha, o boot era mais rápido do que com este novo, e tinha o win 7 instalado na maquina antiga.

Enfim....

Fiquem bem.
 
Obrigado a todos pelas dicas! Os ssd's eram iguais! Toshiba TR-200. Atualizei a BIOS e passei a usar apenas um SSD. I problema ficou resolvido. Voltei a usar também o Windows 8.1 ,e muito sinceramente acho que funciona bem melhor do que com o Windows 10, só fiz algumas actualizações para não me dar erro do processador (processador não compatível (8 núcleos)) à parte disso agora está bem rápido!
 
Última edição:
Back
Topo