Boot lento

Moutinho8

Power Member
Boas.

Sou novo no Linux tenho o Ubuntu 16.04.2 LTS só que leva algum tempo a iniciar pouco mais do que 2 minutos, o pc tem um i3 e 4GB de Ram, não acho que seja normal por isso venho pedir ajuda.
 
Dois minutos, ou mais, não é normal...

1) Para tentar procurar por possíveis mensagens de erro durante o arranque,

Após ligar o computador, após o apito inicial e assim que surgir a imagem da BIOS, fique a carregar numa das teclas "Shift" até aparecer o menu de arranque (do GRUB) do Ubuntu. E, assim que aparecer tal menu, carregue na tecla "e", com a opção "Ubuntu" escolhida, para editar temporariamente as opções de arranque (e apenas para esse arranque).

Numa das primeiras linhas que aparecem, substitua "$linux_gfx_mode" por "text" (esta opção é capaz de ser desnecessária, mas não se perde nada em fazê-lo). E, depois disso - e mais importante - remova as opções "quiet", "splash" e "$vt_handoff", da linha que começa por "linux" (que é uma das linhas que estão quase no fim).

Depois de fazer estas alterações, carregue em "Ctrl+x", para iniciar o GNU/Linux.

(fonte: https://wiki.ubuntu.com/DebuggingKernelBoot)

Vai ver uma série de mensagens, que começarão quase todas por "[ OK ]". E, se houver algum erro, deverá aparecer algo em contrário.

Sendo que, se algum procedimento, em particular, estiver a tornar o arranque (muito) lento, deverá conseguir ver o que se passa, por as mensagens pararem de passar todas muito rápido e pararem na mais recente - que deverá ser onde está o problema, Mas, se não...

2) Depois do arranque, pode usar (num terminal) o comando "journalctl -b0 --system _COMM=systemd" para ver algumas das mensagens do registo do seu último arranque - e prestar atenção às marcas das horas, para ver o que está então a demorar tanto tempo.

(fonte: http://askubuntu.com/questions/763638/no-more-boot-logging-since-16-04)

Mas, relativamente a estes últimos comandos, não lhe sei dizer mais nada - por serem estes comandos novos, que nunca usei, e que são uma novidade que foi introduzida nesta versão mais recente do Ubuntu.

Essencialmente,

O que você tem de fazer (para descobrir onde está o problema), é fazer o Ubuntu mostrar as mensagens no arranque (processo que se manteve praticamente o mesmo) e/ou usar comandos que lhe mostrem as mensagens que ficaram gravadas no registo do seu último arranque (processo que foi alterado para a nova versão 16.04 do Ubuntu e sobre o qual poderá pesquisar na Internet).
 
No 1) não tenho quaisquer mensagens de erro nem tenho alguma que seja demasiado lenta. Elas correm todas em menos de 1 minuto, será o normal?
O problema surge depois das mensagens em que o ecrã fica preto durante +- 1 minuto até iniciar completamente.

No 2) também parece não haver problemas todas as mensagens mostradas estão entre 10 segundos.
 
Se no processo de arranque não há mensagens de erro, e este é executado em menos de 1 minuto, suponho que esteja tudo a correr bem no decorrer deste.

E, se o ecrã fica escuro por cerca de 1 minuto depois do arranque, então talvez o problema esteja com algum programa que é executado depois do arranque(?).

Não sendo um grande entendido no assunto, a minha primeira suspeita é que possa ser algo com o controlador da placa gráfica(?)...

E, se a minha suspeita estiver correcta, talvez experimentando outras versões do controlador o problema seja resolvido(?).

(Com as minhas placas NVIDIA, há as vezes, umas versões funcionavam bem e outras não...)

Mas, procurando por "ubuntu boot takes too long",

Encontrei duas referências a pessoas com o mesmo problema - e estas resolveram-no: ou actualizando a BIOS; ou alterando a configuração da que têm instalada:

https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2271660
http://askubuntu.com/questions/38620/my-system-takes-too-long-to-boot-is-there-a-fix

(Por isso, talvez seja um qualquer problema com a BIOS(?)...)

Também, encontrei uma referência a um comando que lista (de forma decrescente) os processos que demoram mais tempo a serem executados no arranque: "systemd-analyze blame" (aqui: http://askubuntu.com/questions/760694/really-slow-boot-on-16-04). Talvez com esse comando consiga identificar o problema.

Se não conseguir nada, o melhor será pesquisar na Internet com termos parecidos aos que eu usei - "ubuntu boot takes too long" - para tentar identificar o problema. Pois, também estou um bocado "à nora" e nunca tive um problema destes. Mas, talvez a questão da BIOS seja a causa mais provável...
 
Back
Topo