1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Boot Loader Vista,XP,Sabayon linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por h2o, 25 de Setembro de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 2948)

1. h2o

h2o Power Member

No meu portatil eu:

1ºInstalei o xp

2ºInstalei o Vista

fiquei com dual boot, ate aqui tudo bem...

3ºFormatei o disco do vista e aí intalei o sabayon(linux)

Fiquei com dual boot do sabayon que me remete para sabayon ou outros sistemas operativos se selecionar esta opcao vou para o boot do vista/xp:zzz:...como faço para ter apenas um boot loader com os 2 sistemas operativos presentes?

2. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Apagas o MBR

Instalas o Grub ou Lilo ou o que quiseres

3. h2o

h2o Power Member

Posso apagar o mbr e instalar o grub ou o lilo com um live cds qualquer?tem de ter algum programa em especial?

4. volcanlx

volcanlx Power Member

se instalares o linux e depois os Windows, o Grub deve actualizar automáticamente a lista de SO disponíveis.
    O contrário também dá, instalar os Windows e o Linux com o Grub depois, o grub do Ubuntu, Caixa Mágica e do Mandriva que foi os que já usei funcionaram bem neste segundo método. tal como deviam ter funcionado como fizeste, mas como tinha o gestor de arranque do Windows o grub adaptou-se e ou usavas o grub ou saltavas do grub para o gestor de arranque do windows, daí talvez ser melhor começares com o Linux para ficares com o grub como único gestor de arranque.
    Atenção: eu só testei o método windows + linux, não testei o Linux + windows, mas teoricamente funciona.
    Edição: Quando instalas o grub ele pergunta se queres instalar automático ou manual em algumas/todas das distribuições, escolhe automático e ele verifica se tens mais SO instalados...e mete-os na lista.
    Quanto ao lilo, não falei nele porque nunca o usei por isso não sei dizer se funciona melhor que o grub ou não

Última edição: 29 de Setembro de 2007
  5. VuDu

VuDu Power Member

Quie que estás para aí a dizer? Formatar tudo só para meter o grub na mbr? lol
    Qual é afinal o problema? Se o grub te apresenta hipotese de arrancar os outros SO's qual é o problema?

6. luikki

luikki Power Member

edistas o grub e removes a entrada relativa ao vista...
    é isso que queres, não é?

7. h2o

h2o Power Member

Sim mas o grub so tem 2 entradas uma que me atira para a selecçao de SO do vista(ja apaguei vista ficou o seu boot loader portanto)ou seja tenho 2 boot loaders um do vista outro posterior do linux!
    Nao vou formatar o disco para fazer isso..
    tentei editar o grub mas ficou na mesma, acho que tenho de alguma forma de eliminar o boot loader do vista, mas como faze-lo????apagar o mbr como disse o LnxSlck? como o faço?nenhum dos meus live cds minipee, hirenboots e companhias funciona por causa do portatil ser recente(discos sata)

Última edição: 2 de Outubro de 2007
  8. Warp

Warp Power Member

hmm, parece-me que o bcd do windows ainda contem listado o vista e XP, sendo o boot controlado pelo boot loader do vista neh?
    saca o EasyBCD deve ajudar-te nesse misterio

9. h2o

h2o Power Member

O BCD diz que precisa de ser instalado no vista,senão não arranca o windows

Partilhar esta Página