boot XP+Ubuntu

fRaNkofono

Power Member
Boas. há pouco tempo instalei o ubuntu no portatil da minha namorada, um portátil novo com o windows mce...por não conseguir usar o vmware para experimentar o ubuntu corri o live cd e instalei no disco...não me perguntem em k partição porque não faço ideia...como o ubuntu instalou o grub para o boot,o k acontece é k a minha namorada, k p ja n usa mt o ubuntu,cada vez k liga o pc p entrar no windows eskece-se de seleccionar e acaba por entrar ao fim dos 20s no ubuntu...ja m xateou a cabeça p ixo, e eu tb n gosto nda dakilo, é poxivel por em 1º lugar o windows, para se não mexer em nda entrar no windows em vez do ubuntu ao fim dos 20seg?
Caso seja possivel,e relativamente simples alterar a posição alguem m pode explicar?não quero fazer asneiras e mandar a instalação do windows ao ar...
se não for possivel gostava que me explicassem a melhor forma,e mais segura de desinstalar o ubuntu,já que agora já consigo por o ubuntu no vmware o k é + seguro para um novato do linux,s fizer asneira só estrago a makina virtual, nao a material...s é k m precebem,ela ainda m mata!

por enquanto não posso dar mto uso ao ubuntu, n tenho net nakele pc e sem net, ja precebi que o linux n dá em nada...ja consegui, no meu pc em casa por o ubuntu a rolar


Espero k alguem m poxa ajudar e peço desculpa s fui um pco confuso
 
o windows é a ultima entrada,la aparece muita coisa,só sei k para o ubuntu é o 1º e p o xp é o ultimo,mas entre eles existem vários,do windows e ubuntu...tipo load safe ou coisas do género

não tenho o ubuntu aki,mas posso alterar a ordem no tal fixeiro?n corro o risco d n fazer boot?
 
Alterar files à pata tem sempre riscos :P

Deves ter em 1º qq coisa tipo:

title Ubuntu 6.10 + qq coisa
kernel (hd0,5)/boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=/dev/hda6 ro quiet splash
initrd (hd0,5)/boot/initrd.img-2.6.17-10-generic

deve bastar pegar na parte correspondente do Windows e passar para primeiro na lista :wvsore:

Já fiz isso em máquinas com várias distros mas nunca com Windows.

Começa por alterar o default para o número correspondente ao Windows (começa em 0) e vê se isso resolve.
 
tipo...conto o numero de fixeiros de boot ate xegar ao windows a começar no zero e dp altero para default"X"


obrigado pela ajuda Korben_Dallas amanha espero trazer avanços...Bons

tou a habituar-me ao linux e a curtir bue

ja agora,sabes-m dizer s consigo fazer o mythtv trabalhar dentro do vmware no windows? e os ambientes 3d? é possivel fazer esse tipo de coisas?

tento seguir tutoriais,mas a verdade é k n sei bem o k tou a fazer, insiro um comando sem preceber pke,e p vezes tenho receio em entrar nesses filmes...li p ai k convem ter outra conta no ubuntu,para experiencias, s algo correr mal,n estraga a instalação...é mm verdade ou precebi mal?

desculpa la Korben_Dallas ser tão xato...
 
tipo...conto o numero de fixeiros de boot ate xegar ao windows a começar no zero e dp altero para default"X"


obrigado pela ajuda Korben_Dallas amanha espero trazer avanços...Bons

tou a habituar-me ao linux e a curtir bue

ja agora,sabes-m dizer s consigo fazer o mythtv trabalhar dentro do vmware no windows? e os ambientes 3d? é possivel fazer esse tipo de coisas?

tento seguir tutoriais,mas a verdade é k n sei bem o k tou a fazer, insiro um comando sem preceber pke,e p vezes tenho receio em entrar nesses filmes...li p ai k convem ter outra conta no ubuntu,para experiencias, s algo correr mal,n estraga a instalação...é mm verdade ou precebi mal?

desculpa la Korben_Dallas ser tão xato...
Se tens o VMware Server, não vais conseguir trabalhar em 3D, porque não tem aceleração gráfica!
Penso que existe uma versão beta do VMware, o VMware Fusion que suporta aceleração 3D.

Quanto à questão do GRUB, é só alterar a linha Default 0 para Default 3. Caso não seleccione a entrada do Windows XP, alteras para Default 4.
 
Última edição:
eu axo k n tenho o server,axo k é o workstation instalado no windows,e tenho uma vmx d ubuntu, é possivel correr lá o beryl ou algo do género?

posso então fazer tentativas até o xp ficar em 1º lugar da lista?
 
Penso que não! Porque o VMware não vai reconhecer a placa gráfica.

O XP não vai ficar em 1º lugar, aquilo que vai acontecer é ser a entrada do XP a ser seleccionada automaticamente.
 
é o k eu suspeitava...o fusion k m falast tb n tem nda a ver c o k eu kero pois n?n reconhece o hardware do meu pc,so da makina virtual...

obrigado pela ajuda,aluminium23 desenvolvimentos kto ao boot só amanha...espero k resulte
 
eu axo k n tenho o server,axo k é o workstation instalado no windows,e tenho uma vmx d ubuntu, é possivel correr lá o beryl ou algo do género?

posso então fazer tentativas até o xp ficar em 1º lugar da lista?

O XP n vai ficar em primeiro lugar ele simplesmente considera o default como o OS q tá no lugar X da lista.

O Ubuntu mete no menu.lst um Normal + recovery mode + memtest86 por isso o Windows deve ser o Default = 3 :wvsore:
 
O XP n vai ficar em primeiro lugar ele simplesmente considera o default como o OS q tá no lugar X da lista.

O Ubuntu mete no menu.lst um Normal + recovery mode + memtest86 por isso o Windows deve ser o Default = 3 :wvsore:

então ker dzr k fica tudo como está... se passando os 20seg o k está seleccionado é o k arranca,e suponho k o k fica sp seleccionado é o 1º...ou o k acontece dp d mudar o default é k selecciona o xp,o ultimo da lista, e n o 1º?
é isso k acntece?

kto ao vmware vou-m informar melhor

tks :)
 
então ker dzr k fica tudo como está... se passando os 20seg o k está seleccionado é o k arranca,e suponho k o k fica sp seleccionado é o 1º...ou o k acontece dp d mudar o default é k selecciona o xp,o ultimo da lista, e n o 1º?
é isso k acntece?

Exacto, ele selecciona o XP, que é o ultimo da lista.
 
obrigado pela ajuda,se resultar,melhor...ja n pciso d desinstalar o ubuntu,o k é bom...ja tou 1pco farto do xp, e cada vez + entusiasmado c o linux...c a partilha de conhecimentos dentro da comunidade...obrigado por partilharem :p

:x2:
 
boas ppl

ontem tentei editar o ficheiro menu.lst mas n consegui porque não me era permitida a escrita...alguem me explica como ter permissao para alterar as permissões?
 
boas ppl

ontem tentei editar o ficheiro menu.lst mas n consegui porque não me era permitida a escrita...alguem me explica como ter permissao para alterar as permissões?
Estás a alterar o ficheiro pela consola ou pelas janelas, "à la Windows"?
Se for pela consola, tens de entrar como root. Escreves:

Código:
$ su
$ "password de root"

Cumps
 
Última edição:
e a la windows? é cm sei trabalhar...ainda
so s m explicares como fazer na consola p abrir o ficheiro

cumps
Ao dizer "à la windows" não estou a criticar, só estou a dizer que é mais fácil trabalhar pela consola! :)

Então fazes o seguinte:

Abres a consola e escreves:
Código:
su
"escreves a password de root"

Para abrir o ficheiro menu.lst escreves na consola:
Código:
vim /boot/grub/menu.lst

ao abrires o ficheiro carregas na tecla I para inserir o texto.

depois de alterares o ficheiro, escreves :x que é para guardar e sair. E por fim reinicias.

Cumps
 
aluminium23 isso não vai funcionar porque o Ubuntu não trás o vim e a conta de root vem "desactivada".

O melhor é fazeres

Código:
gksudo gedit /boot/grub/menu.lst

para editares o ficheiro em ambiente gráfico, ou então

Código:
sudo nano /boot/grub/menu.lst

nos dois casos a password que te pede é a do teu utilizador (a que usas para fazer login).
 
Back
Topo