Bootracer 4.0

Esses valores não são possiveis com esse tipo de hardware(disco)

Tens em cima um teste feito com um HDD Hibrido (Seagate 320GB Momentus XT) que são dos mais rápidos dentro dos discos mecanicos e ve lá a diferença que vai para os valores que tu afirmas conseguir no teu disco, esses valores estão demasiado próximos da velocidade de um SSD e não há disco mecanico capaz de se aproximar desses valores.
 
Cá estão os resultados

1º teste com o PC configurado para o meu uso diário

c5tVt.png


Ainda consegui melhor resultado do que ontem


2º teste com o PC para o máximo desempenho possivel

ZIxIU.png


Hoje fez mais 1 segundo do que ontem :S

Winjer
O meu OS é o W7 Profissional 32bits. Na msconfig para o uso diário apenas mexi no Startup, selecionando apenas a steam, software do mouse e o anti-virus. Para o máximo desempenho desativei todos os Serviços e Startup, apenas como disse, para ter o máximo desempenho ;)

 
Samsung RC530
Intel i7 2670QM
8GB DDR 3 1333Mhz
Seagate Momentus 5400rpm (SpinPoint M8) 500GB
bootc.jpg


-edit-
Atenção o tempo de espera para logon foi porque eu não estava á beira do pc :P

-edit2-
Olhem a diferença :O
boot2s.jpg


desactivei isto com o Tuneup utilities:
Intel(R) Management Engine Components
Diskeeper (desfragmentador que tinha instalado lol)
 
Última edição:
I7 [email protected]
4x2Gb's - DDR3 1600MHZ HYPERX
Western Digital 500GB SATA II 64MB RE4 - WD5003ABY (234Gb em uso)
Uso normal (demora mais tempo no desktop devido ao nº app's que tenho a iniciar) mesmo assim acho que não se porta mal.

 
Interessante o programa.
Pentium 4 2.4GHz 512KB Cache, 533 FSB, Socket 478
2GB DDR-400 @133-2-2-2-5
Samsung SP4004H ATA - 40GB - simplesmente o disco mais barulhento do mundo!


BootRacer P4-2400.png
 
Hoje instalei o Windows 8 Pro, testei o PC com o Bootracer e tenho a confirmar os resultados do icecosta.
O arranque do Win8 é muito mais lento do que o do Win7. Não sei explicar o porquê, pois até corri o teste várias vezes, tendo sempre o mesmo resultado.
O boot to logon é mais rápido por 1 segundo, mas o time to desktop é praticamente o dobro.

14l0f47.png
 
Ainda pensei que fosse algum problema com a minha instalação mas pelos vistos confirma-se, a parte que acho curioso é que na maior parte das reviews sobre o windows 8 todas dizem que é mais rápido que o windows 7 no arranque.
 
Poderá ser da forma de contagem do Bootracer. Creio que o programa conta até todos os programas e processos de arranque terminarem, mesmo que isso signifique que o Windows já carregou e o desktop está acessível.
 
Ainda pensei que fosse algum problema com a minha instalação mas pelos vistos confirma-se, a parte que acho curioso é que na maior parte das reviews sobre o windows 8 todas dizem que é mais rápido que o windows 7 no arranque.

E é.

Não experimentei mas deduzo que seja necessário correr o programa e em seguida Reiniciar o PC em vez de Encerrar.

O Reiniciar do Windows 8 tem a mesma semântica que o do Windows 7, já o Encerrar não. Esse tal famoso arranque mais rápido do Windows 8 só acontece se tiveres encerrado anteriormente.

Eu não levo mais do que 4 segundos desde que aparece o logo do Windows 8 até estar no desktop. Isto se estiver a ligar o PC, se reiniciar leva mais.
 
Última edição:
Não, este programa não tem em conta o encerrar, mas apenas o iniciar do Windows. A própria contagem começa com o arranque do Windows e não com a Bios.

Eu costumava usar este programa para medir o tempo para reiniciar do Windows 7, mas não funciona no Windows 8, pois este não inicia para o desktop, mas sim para o Metro.

Não me admirava que o tempo de arranque que muitos sites reportam fosse uma aldrabisse da MS. Provavelmente tem a sequência de arranque alterada, atrasando o arranque de vários processos para depois do arranque do metro/desktop. Assim, quem está a contar o tempo, termina quando já aparece o Metro, mas o windows ainda está a arrancar com vários processos. O bootracer deve verificar o fim de todos estes processos de arranque do windows e por isso não é enganado na contagem.
 
Última edição:
Não, este programa não tem em conta o encerrar, mas apenas o iniciar do Windows. A própria contagem começa com o arranque do Windows e não com a Bios.

Eu costumava usar este programa para medir o tempo para reiniciar do Windows 7, mas não funciona no Windows 8, pois este não inicia para o desktop, mas sim para o Metro.

Não me admirava que o tempo de arranque que muitos sites reportam fosse uma aldrabisse da MS. Provavelmente tem a sequência de arranque alterada, atrasando o arranque de vários processos para depois do arranque do metro/desktop. Assim, quem está a contar o tempo, termina quando já aparece o Metro, mas o windows ainda está a arrancar com vários processos. O bootracer deve verificar o fim de todos estes processos de arranque do windows e por isso não é enganado na contagem.

Acho que não entendeste o que eu disse.

Eu não falei sobre se isso conta ou não o tempo que leva a encerrar ... nem faz sentido que conte com isso.

No Windows 7:
- Reiniciar : é um full shutdown seguido de um inicio
- Encerrar : é um full shutdown

No Windows 8:
- Reiniciar : é um full shutdown seguido de um inicio
- Encerrar: kernel e drivers(se não me engano) são hibernados, tudo o resto segue o tratamento de um full shutdown

O famoso arranque rápido do Windows 8 só acontece com o Encerrar e posterior power-on da máquina.

Se vocês estão a correr o programa e logo a seguir reiniciar(é como tradicionalmente funcionam estes programas que medem o tempo de boot) o Windows 8, é normal que não seja diferente(talvez até mais lento) que o Windows 7.

Para verem o tempo do arranque rápido do Windows 8, têm que correr o programa e encerrar em vez de reiniciar. Foi isto que disse, que talvez não seja possível fazerem isto devido à forma como funciona o Encerrar do Windows 8.

Não é aldrabice nenhuma o arranque rápido do Windows 8, todos os dias eu o vejo(o meu netbook, a contar com a BIOS deve levar menos de 10s a chegar ao desktop). No entanto se reiniciar já não o vejo, a razão está no resumo que fiz em cima.
 
Última edição:
Acho que não entendeste o que eu disse.

Eu não falei sobre se isso conta ou não o tempo que leva a encerrar ... nem faz sentido que conte com isso.

No Windows 7:
- Reiniciar : é um full shutdown seguido de um inicio
- Encerrar : é um full shutdown

No Windows 8:
- Reiniciar : é um full shutdown seguido de um inicio
- Encerrar: kernel e drivers(se não me engano) são hibernados, tudo o resto segue o tratamento de um full shutdown

O famoso arranque rápido do Windows 8 só acontece com o Encerrar e posterior power-on da máquina.

Se vocês estão a correr o programa e logo a seguir reiniciar(é como tradicionalmente funcionam estes programas que medem o tempo de boot) o Windows 8, é normal que não seja diferente(talvez até mais lento) que o Windows 7.

Para verem o tempo do arranque rápido do Windows 8, têm que correr o programa e encerrar em vez de reiniciar. Foi isto que disse, que talvez não seja possível fazerem isto devido à forma como funciona o Encerrar do Windows 8.

Não é aldrabice nenhuma o arranque rápido do Windows 8, todos os dias eu o vejo(o meu netbook, a contar com a BIOS deve levar menos de 10s a chegar ao desktop). No entanto se reiniciar já não o vejo, a razão está no resumo que fiz em cima.

Independentemente de reiniciar a maquina ou de desligar e voltar a ligar com o windows 8 não consegui nehum arranque mais rapido que com o 7
 
Icecosta, por acaso não desligas o ficheiro de hibernação para poupar espaço?

Andei a fazer mais uns testes e descobri uma grande diferença que vai de encontro com o que o woodyy diz.
Este é o resultado, após encerrar o PC e voltar a ligar manualmente, mas com o ficheiro de hibernação ligado:
5kje37.png


Este é o resultado, após encerrar o PC e voltar a ligar manualmente, mas com o ficheiro de hibernação desligado:
i27xo1.png


Ou seja, no caso do ficheiro de hybernação estar ligado, o PC limita-se a fazer um login. Enquanto que sem o ficheiro de hibernação, carrega completamente o Windows.
Ou seja, o Windows8 não é mais rápido do que o 7. O que acontece é que quando encerras no Win8 é o mesmo que entrares em hibernação no Win7.
É uma estratégia esperta para melhorar o arranque do windows, mas não significa que o Win8 seja mais rápido em si. Aliás, a MS até podia fazer o mesmo no Win7 com o mesmo resultado.

Pessoalmente, prefiro poupar 4 GB de espaço no SSD do que poupar 10 segundos num arranque a frio, que faço uma ou duas vezes por dia.
 
Back
Topo